Quarta-feira, 11 de abril de 2007 - 17h06
POLÍTICA & MURUPI
FRASE DO DIA
"Há muitos anos não tinha um presidente que fez metade do que estamos fazendo. Quisera Deus que o presidente antes de mim tivesse feito metade do que eu fiz, teríamos nos desenvolvido muito mais" Lula puxando a orelha de FHC e dando um pau no vernáculo.
De
01-CIDADANIA Ação Civil Pública
Possivelmente você já ouviu falar dela ou mesmo conhece algum figurão ou organismo que está enrolado na justiça por causa dela. A Ação Civil Pública é um instrumento tão importante de construção de cidadania que mesmo se o autor quiser desistir dela, o MP é obrigado a dar continuidade. A partir de amanhã estarei abordando esse assunto e ao final uma surpresa.
02-Bola branca e bola preta:
A avaliação do governo Lula subiu para 49,5%. É o terceiro melhor índice desde o início de seu primeiro mandato. Já o desempenho do presidente Lula foi considerado positivo por 63,7% dos entrevistados, a maior desde janeiro de 2003. Ou seja: o homem ta com a bola toda. Com o troféu bola murcha, com toda razão está o Congresso Nacional. Apenas 1,1% da população crê no Congresso. Eles mesmos, suas genitoras, e a família da finada Velhinha de Taubaté.
03-Nós na fita:
Os dados são da pesquisa CNT/Sensus, que traz alguns outros dados interessantes. A igreja é a instituição que inspira maior confiança - 37,2%. A segunda instituição mais confiável, Forças Armadas com 16,5% e a imprensa vem mais abaixo com 11,2%. A Justiça precisa rever seus conceitos - 9,5%, o governo federal não é novidade está lá embaixo com 5,0% e a polícia no último degrau - 3,4%. Mas quem precisa fazer um mea culpa somos nós da imprensa. Pouco mais de 10% da população acredita no nosso trabalho. E a voz do povo é a voz de Deus.
04-O povo fala sobre a violência:
Também aumentou a percepção da violência. Nove de cada dez entrevistados ou seja: 90,9% acreditam que a violência aumentou e 60% acham que a segurança pública piorou. Para 30% a responsabilidade pela segurança pública é do governo federal e 16,7% atribuem aos governos estaduais. Prefeituras ficam com 12,6% dos entrevistados. As causas são a pobreza e a miséria para 24,1%. Falhas na Justiça e o tráfico de drogas são percebidos com igual intensidade -19%. O recado está dado e para bom entendedor, meia palavra basta.
05-Boi de presépio:
Semana que vem alterações na Câmara de Deputados: duas sessões na terça-feira e se necessário, duas sessões na quinta. A alteração acontece na hora em que sai a pesquisa que diz que o povo brasileiro não confia no Congresso. Não confiamos porque eles não trabalham e já que é assim os caras de pau assumem: alguns reclamavam da pouca produtividade das sessões de segunda feira. E já que perguntar não ofende lá vai: Para que serve manter um congresso desprestigiado, corrupto e ineficiente? Só para dizer amém ao presidente?
06-Promessa é dívida ou só promessa?
O presidente Lula afirmou na abertura da 10ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ordenou sua base aliada a votar em separado o aumento em um ponto percentual do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O aumento está na PEC que trata da reforma tributária em tramitação na Câmara. Quando o presidente Lula disse que a reforma já não é mais a que interessa ao governo e depois de tanto tempo, fiquei de cara com o poeta Drumond. E agora José? Será só mais uma promessa? Haverá outra reforma? E se não houver?
07-CPI do Sintero:
Diz o ditado que CPI todos sabem como começa mas não como acaba. Essa do Sintero segue o ditado à risca. O Deputado Maurinho retirou a assinatura, o presidente diz não ser favorável, enfim uma casa de caba atiçada pelos deputados Miguel Sena e Alexandre Brito, não se sabe muito bem com que finalidade. Ora, com tanto bafafá, não seria a hora de se colocarem jogadores e cartas na mesa e explicar a regra do jogo? É que de fora todos os gatos parecem pardos e de dentro também. A quem interessa mesmo essa história?
08-Forfait no céu:
Vem aí a versão brazuca de guerra nas estrelas. Além da CPI na Câmara dos Deputados pode estar pintando mais uma no Senado. A razão oficial é identificar as conhecidas causas do apagão aéreo e propor soluções. Claro que tudo isso, levando um pouco de constrangimento ao presidente Lula. Claro que quanto mais tempo demorar, melhor. Claro que quanto pior, melhor. Claro que quanto mais confusão melhor.
09-Mijando na arvinha:
A PF Federal está em estado de greve, os agentes administrativos da instituição estão fazendo uma paralisação hoje, a grana não saiu e o governo tenta controlar os contraladores de vôo. No meio o Ministro Paulo Bernardo que deveria ter uma reunião com os sargentos rebelados e que já disse que não vai. Detesto dizer isso mas, Senhores passageiros, apertem os cintos. Vamos ter turbulência à frente, com possibilidade de apagão de novo.
10-Nas pegadas de Carlos Heitor Cony
Não é piada nem falta de respeito. Na Inglaterra, inauguraram um bordel em Preston, cidadezinha localizada no norte daquele país, no condado de Lancashire, situado na rua Cannon, local de concentração de bares e restaurantes e, agora, com pelo menos uma das chamadas casas de tolerância. Até aí, nada de novo. Esse tipo de tolerância é antigo e universal. A novidade foi o nome que deram ao estabelecimento: "Brasília". Até lá chegaram as façanhas de nossa capital. Um nome que aos poucos remete para um tipo de atividade específica. Cruel esse Cony. Muito cruel.
Política & Murupi - Lavoisier na campanha eleitoral
Para abalar campanha eleitoral nada como aceitar pitaco de candidato ou assessor ou de candidato que se acha marqueteiro. Não sei o que houve e pouc
Política & Murupi - VPN: esse tal de subterfúgio tecnológico
Nada como uma boa e saudável birra para nós aprendermos “gringuês”, a língua dos gringos. Vejam agora, na guerra STF x “X” a gente fica sabendo o qu
Política & Murupi - Programa eleitoral gratuito I
A palavra woke é uma gíria que nasceu nas universidades progressistas dos EUA e que se origina do verbo to wake ou em português, acordar. Contudo co
Política & Murupi - Vizinho complicado
Agora é oficial. As eleições de um certo vizinho ao norte da América do Sul foram assim, como dizer sem ofender, roubadas. Um departamento de justiç