Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 10/08/09


POLÍTICA & MURUPI 10/08/09 - Gente de Opinião 
Frase do dia: 

“É preciso deixar claro que ali não é a Academia Brasileira de Letras, para se tomar chá” – Senador Paulo Duque em momento “relax” do Conselho de Ética do Senado.


01-Quarteto fantástico
“Sarney não é um homem comum”, disse Lula agora na crise e é nela que se conhecem os amigos. Na tentativa de salvar Sarney, Lula entrou na briga distribuindo elogios à tropa de choque. Um democrata, esse novo Lula suprapartidário ou extrapartidário, que manda seu PT fazer como ele, calar-se sobre Sarney & Cia, em nome da candidatura Dilma. Mas, e se a Dilma não emplacar sua candidatura, o que fará Lula? Cala-se ou fala o que? Falará por si ou cobrará apoio aos aliados como o “trio de coronéis” além do seu partido? Cobrar militância ao PT depois de tê-lo enquadrado? Olha só o tamanho do bagunça. O “quarteto fantástico” – Lula, Sarney, Renan e Collor – que arriscou tudo para ganhar essa batalha, já começou a pagar um preço alto, o desgaste é grande e com risco até de perder a guerra.



02-Quando a vitória é derrota
Brigar com bêbado é mau negócio. Se ganhar, ganhou de bêbado, Se perder, pior. Lula tem maioria no Senado e mais, tem uma oposição domesticada. Faz o que quer como fez no Conselho de Ética ou na CPI da Petrobrás. Tem pesquisas mostrando minuto a minuto o pulso da sociedade. Lula é intuitivo, esperto e articulado. Não dá para entender a opção que fez pelo Sarney, rifando Tião Viana e seu PT para proteger o Sarney que tinha como objetivo traçado pela cabeça doente do Renan, blindar o filho Fernando, sua família e seu feudo, minados por investigações da PF. A vitória de Sarney não mudou o rumo da história mas, mostrou sua real biografia. Vitória de Pirro que pode arrastar até o Lula. Danou-se.

POLÍTICA & MURUPI 10/08/09 - Gente de Opinião

03-A monarquia do Maranhão
O título duque – do latim dux – abaixo de príncipe, valia no Brasil até o arquivamento em 1889 monarquia. Duque virou arquivista: amplo, geral e irrestrito. O que um duque arquiva, ainda que no Conselho de Ética, pode ser desarquivado, para desespero do Imperador Sarney – Primeiro e Último, que virou “coroné” sem perder a empáfia. O “coroné-imperadô” que anexou ao feudo o Amapá, entrou na guerra com uma tropa de choque escolhida a dedo sujo. Alagoas deu 2 marechais: Renan, o fiel, – a qualquer governo como filosofia – e a carranca do “caçador de marajás”. Minas deu o “cabelo grande, idéias curtas”. Sergipe deu o “jurista” Almeida e o Rio, um doce arquivista. É guerra! E o Império do contra, ataca!



04-L’Omertà
O Senado nunca teve tantas oportunidades para uma reengenharia político-administrativa, a começar pelos cabides de empregos, suplências, até controles efetivos, desde a origem do Orçamento até liberação de emendas. O problema é que não há interesse em mudança e isso é visível. Os senadores pisam uns nos rabos dos outros e cada um cuida do seu. Aí pinta uma crise e a chantagem corre solta. Se um abre a boca é tratado como desgarrado por ter traído a “omertà” e a “paura” se instala. “Vendetta” armada, qualquer membro da “famiglia” do boquirroto pode sofrer represálias. Mudanças? Só se dor de fora para dentro.



05- Vendetta
Artur Virgílio deve ir ao Conselho de Ética e pagar por seu crime. Mas não só ele. Existem inúmeros senadores que deveriam passar pelo crivo. Segundo Renan, o PMDB e não ele, representou contra o Artur Virgílio. Nada mais natural, não fora o motivo citado quando da apresentação da peça acusatória: vingança. Entre mafiosos quase tudo é permitido menos desobedecer o “capo” ou dedurar amigos. Isso lembra algo que ocorre no Senado? Virgílio cometeu os dois pecados e hoje é caçado para ser cassado. No Senado isso parece ser normal já que por regras não escritas se busca penalizar o criminoso, menos pelo crime que cometeu e mais por insurgir-se contra o “bom da boca” ou pior: abrir a boca.



06-Sem maiores explicações 
POLÍTICA & MURUPI 10/08/09 - Gente de OpiniãoCaiu o secretário adjunto da Secretaria de Justiça. Juro que não entendi mas, secretários, são demissíveis “ad nutum” e o governador Cassol que o pendurou no organograma deve ter razões para defenestrá-lo. Minha estranheza se deve ao fato de que o secretário vinha executando um trabalho com resultados acima média. Não se sabe do seu envolvimento em rolos, enfim... Tomaseti dava para o gasto. Problemas com presos saindo e voltando não são de hoje. Aquilo lásempre foi um queijo suíço. Sabemos disso nós e, claro, o titular Gilvan Ferro, que continua secretário e de confiança. Bem, demissões são apenas saídas, confiança é total ou nenhuma, e razões... bem, às vezes até a própria razão desconhece.



07-Efeito dominó
O nome é Lina. Aquela que arrumou p’ra cabeça ao expor publicamente a Petrobrás numa questão com a Receita Federal da qual era chefe. A oposição estava de olho nela bem como a “imprensa golpista”. Defenestrada, Lina abriu o verbo nesse fim de semana e disse que a ministra Dilma pediu-lhe agilidade na investigação da Receita contra os membros da família Sarney. Conversa com todos os ingredientes de missa encomendada, já que Lina e Dilma teriam – se é verdade que houve a reunião – incorrido no crime de prevaricação. Na roleta em que se transformou o Senado, eu passo. A banca leva essa fácil mas não deve sobrar para Lina ou Dilma mas, as primeiras peças do dominó estão caindo. Que perigo!


08-Um pouco mais do mesmo 
POLÍTICA & MURUPI 10/08/09 - Gente de OpiniãoA oposição queria a ex-chefe da Receita, Lina Vieira, depondo na CPI da Petrobrás para explicar como fazia a empresa para pagar menos imposto. A Petrobrás fazia o mesmo que outras empresas fazem, sem que isso ganhe manchetes de jornal. A entrevista desse final de semana põe gasolina no braseiro, já que envolve uma suposta e já desmentida reunião entre ela e Dilma Roussef, na qual a ministra teria tentado agilizar uma investigação contra um filho do Sarney, cujo nome começa com Fer, termina com nando e que não pode ser citado pela “imprensa golpista”, essa raça de irresponsáveis que não respeitam biografias.



09-Arte imitada
A reação da sociedade à crise do Senado, captada por pesquisas para consumo interno estão levando o presidente Lula a adotar uma nova atitude. Como se retocasse um quadro que vai ganhando um desenho diverso do imaginado, saiu do “não é uma pessoa comum” para o “Sarney é um problema do Senado”, chega ao surpreendente “não dá para brigar com fatos”. Nesse fim de semana um auxiliar próximo de Lula credita a ele nova pincelada e a solução do impasse talvez passe pela saída de Sarney. Num outro quadro, agarrados ao mesmo tronco salvador PT, PSDB e DEM tentam chegar à margem enquanto num trecho de “Águas de Março” Tom Jobim se repete em minha mente: “É a lama...é a lama...”

POLÍTICA & MURUPI 10/08/09 - Gente de Opinião

10-Sem limites
Semana passada, Renan Calheiros num acesso de fúria pespegou no Tasso Jereissati um “coronel de *erda”, bem diferente do estiloso Fernando Collor que pespegou no Simon um incomum “parlapatão”. Questão de estilo vernacular, diriam os ilustrados. Nesta segunda, Collor mostrou que também sabe atolar o pé na jaca e, como faria um liderado de terceira categoria, adotou o mesmo palavreado chulo do líder ao se referir ao Jornalista Roberto Pompeu de Toledo: "Eu tenho obrado em sua cabeça nesses últimos dias, venho obrando, obrando, obrando em sua cabeça, para que alguma graxa possa melhorar seus neurônios. Para ele cair em si e trazer a verdade. Ele é mentiroso e salafrário, alguém que não merece título de jornalista". No Nordeste, obrar é sinônimo de defecar e graxa, de fezes. Vai faltar ventilador A graxa está saindo pela boca dos “nobres parlamentares”. Que graxa! 

Fonte: Léo ladeia - leoladeia@hotmail.com 
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv 
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)