Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 10/05/11


Frase do Dia:

Política & Murupi 10/05/11  - Gente de Opinião

“O povo entende o governo e os pedidos são poucos e justos. Me constrange muito não poder atender a todos.” – Confúcio Moura blogando, blogando e blogando...

01-Queda de braço I

Política & Murupi 10/05/11  - Gente de OpiniãoAos poucos o governador Confúcio Moura vai impondo seu estilo e aos poucos a sociedade em geral e a imprensa em particular vão-se acostumando com o seu jeitão. Ausente alguns dias, repassei no domingo alguns fatos e notícias e fechei fazendo uma visita ao seu blog e lá está o seu estilo pronto e acabado: “... o meu governo segue um ritmo natural. Quando se pega muita coisa difícil no inicio, aceito como um prenúncio que dias melhores virão e não tardarão a chegar. O resguardo da campanha eleitoral deve passar logo. Quem saiu se acomoda como pode e sabe. Quem está no governo só tem um compromisso – o de governar bem.” Pois é...  

02-Queda de braço II

Gente de OpiniãoAs mulheres de PMs e uma das suas associações resolveu encarar o governador, o governo e a justiça e de novo, quartéis fechados e o povão assustado. Assustado, pero no mucho. Desgraça pouca é tiquim e a gente aprendeu nesses pouco mais de cem dias que o governo vai encarar o problema do mesmo jeito. Os ensinamentos de Epíteto, cuja obra é pouco conhecida, parecem presentes no estilo do governador Confúcio. “Todos os assuntos têm duas asas: por uma são manejáveis, pela outra não”, ensina o estóico Epíteto. Outro filósofo, o Hemetério de Jacobina, – menos conhecido e menos filósofo – revela: “Tem jeito não gente. Esse é duro de cintura”.   

03-Queda de braço III

Gente de OpiniãoSe o governo Confúcio se mostra duro no sentido de não encontrar espaço ideal para negociar – agora na greve da PM, ou antes na eleição da Mesa da ALE – revela porém o estilo laissez faire no cotidiano, o que vem criando pequenos e variados feudos em cada área de atividade, com cada partido ou secretário dando as cartas a seu bel prazer. Não por acaso, uma reforma do secretariado esteve prestes a ser executada quando o governo completou os seus cem dias. O aborto da operação troca-troca, depois da fritura de alguns secretários, é revelador da visão que não é esposada só por mim, mas por muita gente que está atuando dentro do governo.    

04-Queda de braço IV

Gente de OpiniãoCom o movimento de paralisação da PM – visivelmente ancorado na decisão de se prender um soldado manifestante – a situação ficou estreita para o governo e, além da tropa de choque formada pela COE e Força Nacional, a tropa política entrou na dança para evitar que o assunto fosse mais adiante, até com a possibilidade de enfrentamento. Se o governo poderia impedir a entrada de comida nos quartéis fechados, a tropa poderia impedir a livre circulação de carros, por exemplo, fechando a ponte que dá acesso à capital. E foi o que aconteceu. Já que falei de epíteto – o filósofo – lembro que o termo se usa para ornar frases ou engrandecer idéias. Não confundir com epitáfio - inscrição sepulcral – que às vezes pode decorrer do mau uso daquela.  

05-Queda de braço V

Gente de OpiniãoAcredito e mais, torço para que o senador Valdir Raupp, cuja presença foi decisiva na solução da crise da PM – acabou durante a madrugada com a assinatura de um TAC – encontre espaço e participe mais ativamente da administração do governador Confúcio Moura e por uma razão bem simples: o governo age como bombeiro, apagando focos de incêndio desde o primeiro dia e carece de negociadores políticos hábeis, algo que sobra ao Raupp. É do filósofo Confúcio esta frase: “A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.” Quem segue o homem com a lanterna nas costas, tem o seu caminho iluminado. 

06-Queda de braço VI

Gente de OpiniãoSemana de trabalho para a ALE fora de casa. Em Brasília acompanhando a votação do projeto da reforma do Código Florestal e depois em Vilhena. Ocorre que as coisas não andaram bem no estado e principalmente na Capital e o fim de semana, estavam os deputados na batalha da polícia x polícia. Alguns com a sobriedade que o caso exigia, outros tentando apagar fogo com gasolina. De uma forma geral porém, o governador já deve ter percebido que o sucesso do seu governo depende do entendimento com os Poderes Constituídos em especial com a ALE. Na hora que o “bicho pega”, é preciso amansar o bicho. Valter Araújo, Epifânia e Hermínio além de Raupp, Mauro Nazif e a vereadora Elis Regina trabalharam dobrado e sem horas extras. 

07-Queda de braço VII

Gente de OpiniãoEnquanto escrevia lembrei-me da frase do Confúcio Moura durante a campanha: “O próximo governador não pode ser qualquer um” (Clique AQUI, e assista entrevista da TV Candelária). Na sua primeira ação o governador escolheu a área da saúde e até acreditei que tudo seria diferente e logo. O tempo passou e, tão previsível quanto o estilo do governador, os pacientes voltaram às macas nos corredores e no chão do hospital problema. O lado irônico é que a previsibilidade a que me refiro se deve a algo tão imprevisível como a doença. Epíteto ensina nesses casos que “Um barco não deve navegar com uma só âncora, nem a vida com uma só esperança”. Aliás, se querem conhecer  mais do Epíteto, indico “A Arte de Viver” de Sharon Lebell, numa abordagem popular do seu pensamento estóico.

08-Queda de braço VIII

Gente de OpiniãoA crise da PM revelou um nome até então só conhecido nos meios policiais. O soldado Jesuino, ao encarar o sistema e ser preso ganhou o seu momento de fama, amplificado pela inabilidade do governo. Comenta-se nos bastidores que o soldado tem pretensões políticas e se prepara para disputar uma vaga de vereador na capital. Ganhou o discurso e a bandeira que precisava e o governo fez o resto. O único problema é que a polícia tem restrições a votar em alguém do meio. Que diga o Cabo Anjos dentre outros tantos que já se aventuraram. Polícia não vota em polícia por tradição, mas pode mudar se o Jesuíno demonstrar que tem mesmo liderança.

09-O estilo Raupp

Gente de OpiniãoChamado para participar das negociações com o comando da greve, o senador Raupp fez a sua parte e rapidamente, depois de se desincumbir da missão, voou para São Paulo onde já estava hoje pela manhã reunido com os papas da grande imprensa nacional – Folha, Época, Estadão – e de lá me disse que apesar dos boatos plantados por pessoas de dentro do próprio governo, ele não está e nem esteve rompido com o governador Confúcio e que pretende continuar, se for o desejo do governador, ajudando em tudo o que for possível para a sua governabilidade.     

10-A economia e o jeitinho brasileiro

A cultura inflacionária e o jeitinho brasileiro estão de mãos dadas brincando de acender fogo perto de bomba de gasolina. Com os preços disparando junto com os juros, o negócio é comer um pedacinho da poupança que o brasileiro havia deixado na caderneta. Um informe do Banco Central revela que a poupança nacional vem sendo fritada na mesma velocidade da inflação. Os saques feitos na poupança superaram os depósitos em abril em R$ 1,76 bilhão. É o maior saldo negativo registrado para o mês, desde 2008. Não é outra coisa, gente. A caderneta está tapando o buraco do orçamento familiar para cobrir os dez dias do mês que insiste em acabar por volta do dia 20. Estamos lindos na foto: o Luzinácio abre as burras para eleger sua pupila e o burro de carga paga a conta com a poupança. E pelo andar da mula veia, isso vai mais longe.

Gente de Opinião

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

     

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)