Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 09/03/10


 
Frase do dia:
"Ter como pena máxima a aposentadoria é uma excrescência. Se a pessoa foi afastada da magistratura, também não tem condições morais e éticas para atuar na advocacia. Vamos incentivar as seccionais a verificar a idoneidade moral de juízes que buscarem a OAB para se habilitar." – Ophir Cavalcante, presidente da OAB.


01-De um lado bla-bla-bla I
"Houve um tempo em que éramos tratados como se fossemos lixo, como se fossemos vira-latas. Ainda vi esses dias o que é subserviência quando veio a Hillary Clinton. Vi algumas pessoas da imprensa dando tratamento para ela como se eles não fossem ninguém. É engraçado porque a imprensa queria saber se eu ia tratar de tal assunto com a Hillary. Eu disse não, quem vai tratar com ela é o Celso Amorim. Vou recebê-la numa deferência porque ele pediu. Mas a conversa é de ministro com ministro. Quando for o Obama, converso com ele." Isso aí é o nacionalista Lula. Efeito prático? Zero.
02-De um lado bla-bla-bla II
"A imprensa brasileira por hábito ou desvio de comportamento não gosta de falar de obra inaugurada. O que é bom, não presta, só serve desgraça". ...o que é muito caro de fazer é manter o hospital funcionado. É pagar médicos, garantir todo atendimento, garantir exames do laboratório, que a gente chama de custeio. ...o Temporão estava me dizendo que o custeio desse hospital é de R$ 80 milhões por ano, o dobro do que custou a construção". Isso aí é o pauteiro Lula depois que O Globo criticou a presença de Dilma, que inaugurou uma obra estadual no Rio de Janeiro. Efeito prático? Zero.
03-Do outro lado, mais bla-bla-bla
“Perdemos tempo com uma discussão bizantina sobre o tamanho do Estado ou sobre a superioridade das empresas estatais em relação às empresas privadas ou vice-versa... ...Não devem acobertar ganhos políticos escusos nem aumentar o controle partidário sobre a economia. ...escândalos de corrupção continuam desde o mensalão do PT. Há responsabilidades pessoais e políticas a serem cobradas e condenadas.... o sistema eleitoral e partidário está visivelmente desmoralizado. Isso aí é do desmemoriado pensador FHC esquecido do mensalão mineiro. Efeito prático? Zero.    
04-Suposições
A suposta descoberta de uma suposta conta no exterior, com suposto dinheiro público, supostamente desviado, começou a dar dor de cabeça para um suposto jornalista que, supostamente, divulgou o suposto fato. Certo é que o jornalista supostamente vai depor na PF e supostamente no Maranhão, terra tida como suposto feudo da família Sarney, à exceção de uma ilha independente chamada Jornal Pequeno dirigida supostamente por um jornalista chamado Lourival Bogéa, o suposto nome do ousado boca aberta.     
05-Falando em suposições...
A história do Bancoop supostamente será negada ad eternum e mais três dias mas, já fez o primeiro estrago. O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, do suposto esquema de desvio de recursos da Bancoop, supostamente fica sem a chave do cofre da campanha da Dilma e levou o partido a, supostamente, atacar o MP de São Paulo, que investiga o caso desde 2007. O promotor estaria supostamente de forma partidária com intenção de abalar a candidatura Dilma. Acho que é pura suposição. Suponho que em tese.
06-Escondidinho
Sinuca de bico com a decisão do TSE de proibir doações ocultas de campanha. PSDB e PT precisam deixar tudo como está, sem que o público saiba que manobram por ela. Os “limpeza pura”acham que o melhor é ser curto e grosso. O PP seria escalado para por a mão na (*)erda via projeto de lei sobre o tema ou – direto na jugular – um decreto legislativo anulando a resolução do TSE. É muita grana em jogo. Nas últimas eleições municipais, 36% das doações aos prefeitos eleitos nas capitais foram ocultas, feitas a partidos e sem identificação do candidato beneficiado. Será que Dorneles encara essa?      
07-Gastança ampla geral e irrestrita
O Senador Paim quer a retirada do fator previdenciário, para aumentar a aposentadoria do trabalhador em 40%. Dane-se a previdência. O governo paga para que servidor se aposente com salário integral e a previdência que se dane. O PSDB quer aumentar o bolsa-família. Dane-se o contribuinte, real financiador do benefício. No forno a licença maternidade de 6 meses. Dane-se o patrão. A lista grande não para de crescer. Que tal indenização para ex-militante político? O Brasil rico, não quebra e ainda tem o pré-sal.
08-Por falar em pré-sal...
Lula quer votação urgente do projeto que cria uma empresa pública para gestão dos contratos de partilha do pré-sal. O relator da proposta, Tasso Jereissati quer o inverso e vai requerer a suspensão da tramitação sob alegação de não ter condições de relatar sem um novo modelo de exploração aprovado. Detalhe: o PSDB é contra a criação de um novo modelo. "Não posso fazer um relatório em cima de um pressuposto legal que ainda não existe", diz Tasso. A idéia é sobrestar a matéria e aguardar a decisão do novo modelo. Um atraso para atrasar a Dilma? Pode ser. Mas Tasso chegou atrasado.
09-Estrago I
A postergação – seria medo, teimosia, indecisão? – de Serra em assumir a campanha para presidente está fazendo o maior estrago no frágil ninho tucano. Aécio já fala em reassumir sua candidatura em caso de desistência formal de Serra. Tasso Jeirassati ensaia se bandear para o lado de Ciro e Cid que são Dilma de carteirinha. A corrente serrista quer levar Serra aos estados para tirá-lo do foco paulista e nacional. O ninho se liquefaz e fala-se na ida de Serra aos EUA. Será estratégia para obter votos de Miami?      
10-Estrago II
Todos conhecem as ligações do tucano Aécio Neves com Ciro Gomes. Ciro diz não ter “desafeição” por Serra mas, seu discurso não é de afeição. Se Aécio se transformar no candidato do PSDB – tudo é possível – Ciro agregaria seus 11 % de intenções como vice. Ontem Ciro girou a metralhadora abrindo caminho para a aliança: a ascensão de Dilma na última pesquisa Datafolha "mais revela notoriedade que preferência". Sobre Serra disse crer que “não será candidato” e sobre alianças, foi direto: "Numa coalizão preferencial de PT com PMDB, a Dilma tem que explicar o Sarney e o Renan. O Serra tem que explicar o Quércia. Eu não tenho que explicar nada". Ciro é tinhoso...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)