Porto Velho (RO) domingo, 19 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 07/08


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do dia

"Mas isso é o renascimento do Garotinho".  – Lula assustado com a chapa de Michel Temer

 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-CIDADANIA – Trânsito:

O DPVAT diz tudo: danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre. É um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos com motor próprio e que usam vias de terra ou asfalto. A cobertura é só para danos pessoais, ou seja nada de roubo, colisão ou incêndio do veículo. O DPVAT é obrigatório e a obrigatoriedade do pagamento garante às vítimas de acidentes com veículos o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com essa responsabilidade. Amanhã trago mais sobre o assunto.

 

02-Moralidade necessária:

Do jeito que vão as coisas, ou se instala a moralidade ou se muda a ALE de lugar. É que salvo os dias de solenidade, estacionamento e corredores estavam sempre vazios e agora vivem cheios. Vá lá que algumas sessões importantes despertem o interesse, mas não é isso. O que existe é muito paletó querendo um cabide. Ontem alguém bradava no corredor: "que moral tem a ALE para mudar alguma coisa"? A resposta parece vir dos corredores cheios e do estacionamento lotado. Mas aí chega a notícia sobre nepotismo e a pergunta começa a fazer sentido. Tá danado.

 

03-Metendo parte do bedelho:

Legalista por natureza e contra o excesso de estado, por deformação de caráter, declaro-me pró Sintero, mas com um alerta aos filiados: Exijam explicações convincentes da diretoria. Um erro numa conta daquele tamanho é uma tragédia. Quanto a tal da CPI, sugiro aos deputados uma sobre o cartel dos frigoríficos, outra sobre os incentivos a empresas de Guajará, outra sobre a concessão do regime especial de tributação e outra sobre o transporte de bovinos e soja. Aí sim estariam trabalhando para moralizar a ALE, em lugar de arrumarem picuinhas com sindicatos. 

 

04-Metendo o resto do bedelho:

Muitos deputados são pecuaristas e sentem na pele o problema causado pela rede de frigoríficos que opera no estado. Um transportador sem CNPJ está levando o gado vivo daqui para o Mato Grosso, onde o preço é maior. O esquema é fácil de pegar com ação conjunta da Sefaz e Idaron lá em Chupinguaia e Colniza. E só para cutucar mais um pouco, o débito do Fefa já foi quitado? A grana é grande, deputados. Grana do pecuarista, em poder do frigorífico para combater a febre aftosa. Está errado.  E a CPI da legislatura passada, acabou em pizza ou virou picanha?

 

05-Fim da farra:

Depois de conhecer o Brasil pelas asas da FAB, o lixo humano conhecido por Beira Mar e seus congêneres já podem apodrecer numa prisão. A Câmara dos Deputados deve aprovar hoje, o projeto de lei que permite a realização de interrogatórios e audiências por videoconferência, em tempo real. Além de reduzir custos, a mudança eliminará riscos de fugas ou resgates durante o transporte do lixo ao fórum. Sobra o custo da estadia e da ração alimentar, o que ainda é muito. Uma pena que haja a obrigatoriedade de se preservar o lixo. Demora muito até virar adubo.  

 

06-Jogo pesado:

De olho em 2010 o PT fez uma jogada de alto risco. Ao entregar o Ministério da Integração ao PMDB de Geddel, colocou o agitado Ciro Gomes circunscrito ao seu partido e à Câmara dos Deputados, mas a operação fritura deve continuar para bloquear seu acesso a Lula. Por outro lado, apoiando Temer para presidir o PMDB riscou do mapa o Jobim sempre próximo de Lula. Ao lado do Temer só o desgastado Garotinho tem asas para tentar uma candidatura presidencial. Mas a turma do PT não para. Agora é o ministério para a Marta Suplicy. Qualquer um serve.

 

07-O novo grilo falante:

O apoio de Blairo Maggi, governador do Mato Grosso e único líder ruralista a apoiar o presidente Lula nas eleições de 2006, torna público um movimento até agora restrito aos bastidores. Maggi tornou-se um conselheiro de Lula no setor produtivo. Encontrou-se meia dúzia de vezes com o presidente e hospedou-o em sua fazenda, em Sapezal. "É complicado indicar nomes. Tem muitas cobranças, muita responsabilidade", diz Maggi. Ainda assim, como líder ruralista, reservou-se o papel de "fiador" do novo ministro. O ministro tampão Guedes do PMDB é o homem do Maggi.

 

08-Fim da batalha, mas não da guerra:

É bem provável que salvo uma ou outra peça, o novo ministério do Lula já esteja formado e pronto para ser anunciado logo após a convenção do PMDB. Será a hora de lamber as feridas e juntar os cacos e devolver a dignidade do Aldo, apagar a fragilidade exposta de Marta Suplicy, cultuar o passado de dois ícones Renan e Sarney, esquecer o Jobim e assumir o trabalho. Outras lutas começam agora. Lula não abriu mão da caneta e enfeixou ainda mais poder nas mãos ao não permitir eu a campanha eleitoral saísse do seu controle. 

 

09-O estilo Temer:

Temer primeiro assoprou: pediu a Lula que espere para fazer a reforma ministerial depois da convenção do PMDB, para que tenha tempo de “pacificar o partido” e depois mordeu: disse que a bancada na Câmara continua querendo “equilíbrio político” com a do Senado. Os senadores controlam dois ministérios, o das Comunicações e o de Minas e Energia. Portanto, os deputados também desejam duas pastas. Mas pacificar o partido não será fácil: Ontem os senadores foram à sala do Raupp e decidiram que não entrar na chapa de Temer e não comparecer à convenção.

 

10-Renan em dia de Aldo Rebelo:

Foi tensa a conversa do senador Renan Calheiros com Lula ao telefone, ontem. O presidente retornou às 7h30 da manhã uma ligação de Renan feita pouco antes da meia noite. Renan disse a Lula que Nelson Jobim desistira de disputar a presidência do PMDB e rasgou na lata: "Nós que apoiamos o senhor em momentos difíceis, estamos nos sentindo liberados a partir de agora". Razão da ira? 19 dos 20 senadores do PMDB já haviam anunciado apoio a Nelson Jobim. Todo Renan tem seu dia de Aldo. Essa foi bem nas costas. Abaixo da terceira costela lado direito.

 

leoladeia@hotmail.com

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

  FRASE DE HOJE: "O juiz não pode perder a capacidade de julgar, para condenar ou absolver".– Ministro Teori Zavascki. 01-Driblando a crise Os mercadi

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

 FRASE DE HOJE: "Está em jogo é populismo. O tipo de discurso que chega agora dos Estados Unidos encoraja o populismo e até o extremismo".– François H

Coluna do Leo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia

  FRASE DE HOJE: "A Lava-Jato tem gerado expectativas e uma onda de  consequências. O Tribunal está desafiado a dar uma solução que  ultrapasse qualqu

Não basta dizer que é vereador. É preciso ler, se envolver no processo, dominar o tema e atentar para o que assina - Por Léo Ladeia

Não basta dizer que é vereador. É preciso ler, se envolver no processo, dominar o tema e atentar para o que assina - Por Léo Ladeia

Coluna do Leo Ladeia FRASE DE HOJE: "Se cuidem, porque se eu voltar para ser candidato a presidente da República é para fazer mais do que fizemos"– Lu