Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 06/03


POLÍTICA & MURUPI

 

Frase do dia

"Boa parte da queda da inflação brasileira se deve às estripulias cambiais apoiadas nas mais altas taxas de juros do mundo".- Delfim Neto comparando as suas estripulias com as atuais. 

Pauta Política de 01 a 10

 

01-CIDADANIA – Justiça:

Todo cidadão em situação de pobreza, tem direito a um advogado gratuito. Ao Defensor Público compete a defesa dos direitos subjetivos juridicamente tutelados, prestando a orientação jurídica, assistência judicial e extrajudicial gratuita em qualquer juízo ou instância, àquelas pessoas físicas, cuja falta de recursos não lhes permita arcar com as despesas processuais ou deixando-as em situação vulnerável em relação à parte contrária. Éstá na lei é direito. Use a Defensoria Pública. Quanto mais você usa melhor ela fica.

 

02-Puxando o lençol curto:

É hoje. Lula vai receber os 27 governadores na Granja do Torto. Na pauta a reforma tributária ou uma receita para fazer omelete sem quebrar ovos. Que é preciso cortar impostos todos sabem. Que é preciso redistribuir a arrecadação todos sabem. E aí mora o problema. Esmolando verbas a vida inteira, os governadores não acreditam que o governo federal gordo, voraz e ineficiente esteja disposto a abrir mão da receita que é gerada pelos estados e municípios. Onde isso pode chegar? Lula mostrando um cobertor curto e roto a 27 coitados tiritando de frio. A lugar nenhum.

 

03-Remendando o lençol:

É hoje. Os 27 governadores estarão no Torto mostrando a Lula caminhos mais retos. Vão mostrar o que todos sabem inclusive Lula eu finge não ver. A economia é gerada pela ação produtiva no campo, fábrica e serviços pelo Brasil. A parte maior dos impostos gerados e que beira os 40% asfixia a economia geral. A cobrança se faz quase toda pela União e os repasses homeopáticos inviabilizam investimentos em estados e municípios. Uma conversa interessante. Governadores matando cachorro a grito ouvindo Lula falar de PAC. Onde isso pode chegar? A lugar nenhum.  

 

04-Lençol esfarrapado:

Da reunião preparatória com 8 governadores ontem deduz-se que o governo federal tem pouco a oferecer. Tarso e Mantega deixaram claro que a margem de negociação é mínima. Dividir a CPMF, Cide ou PIS/Cofins com Estados, nem pensar. Sem grana, sem apoio. Sem apoio, sem PAC. Sem PAC, sem rumo. E sem rumo uma boa desculpa. Aos governadores cabe arranjar um outro lençol. Lula fez sua parte e se o PAC não der certo, governadores e o Congresso carregam a culpa. Errar é humano e persistir é burrice. Divino é ter alguém para carregar a culpa.

 

05-Dote nupcial:

Era assim. Para casar os pais da moça entregavam uma dinheirama ao futuro marido. Era o dote. Os tempos mudaram e a prática caiu em desuso, mas alguns como o governador Blairo Maggi por exemplo ainda usam. Depois do acordo no segundo turno das eleições quando recebeu um dote, hoje cai nos braços do novo partido, o PR, fruto do acasalamento do PL e do PRONA e também entrega um dote: 522 nomes dentre os quais 141 prefeitos. Por esses dias teremos as bodas de Ivo Cassol com o mesmo PR e não podemos fazer feio. De cara temos um senador. Para empatar só faltam 521 fichas. Tá facin, facin. "Não podemos se michá pros home"

 

06-Olho por olho, dente por dente:

A justiça concedeu o bloqueio de 20% do faturamento do bruto da Caerd, a partir de março e só porque a Caerd não pagou as contas de energia durante 8 anos. Até ai morreu Neves. O pior é que a Ceron paga o valor do imposto sobre a conta ao Estado de Rondônia eu vem a ser o sócio majoritário da Caerd. Será essa então a mágica da gestão compartilhada? Se for, proponho que se corte a água da Ceron, mesmo que esteja paga. Só de birra. Quem sabe um deputado invente a CPI da Caerd, e o IPEM resolva aferir todos os medidores da Ceron. Vou rir de montão. Se vou.

 

07-Olho trocado por chumbo não dói o dente:

A tchurma do PMDB ligada ao ex-ministro Nelson Jobim está uma arara com o presidente Lula. É que ontem Lula fez das suas. Chamou o Michel Temer e entregou o Ministério da Integração para o seu chegado Geddel Vieira Lima. Para Jobim o recado foi explícito: Lula lhe beijou o rosto e cravou o punhal nas costas. O ex-ministro Jobim se mostra pouco afeito às trairagens da política. Se vivesse mais a vida partidária ou lesse sobre Ulysses que dá nome à sua chapa entenderia. Conversar com o franciscano Pedro Simon também ajuda. Principalmente depois da punhalada.

 

08-Metendo o meu bedelho:

O sindicato é por natureza uma associação autônoma para defesa dos seus filiados. Constituir um sindicato é tarefa complicada e sua existência é regulamentada por leis específicas. Para manter-se em funcionamento os sindicatos são obrigados a uma série de normas e sempre tendo a assembléia de seus filiados como parâmetro. Irregularidades devem ser tratadas no seu âmbito e, como imaginar que não existam. Mas criar uma CPI sobre o Sintero deixa uma pergunta: O que levou deputados a se preocuparem com o rico dinheirinho do Sintero e dos seus associados?

 

09-A moda agora é o pacote:

O Pacote para Desenvolvimento da Educação, uma espécie de Programa de Aceleração do Crescimento para as Escolas, foi apresentado ontem ao presidente Lula pelo ministro Fernando Haddad. O custo estimado será de R$8 bilhões para quatro anos e o principal objetivo é fortalecer a educação básica. Tudo o que se fizer em educação é bem vindo, mas a educação não precisa de pacote. Precisa de revolução. Revolução se faz com idéias e motivação. Não vi isso no pacote

 

10-Mexendo em casa de caba:

A nova metodologia de cálculo do PIB do IBGE dará mais credibilidade e transparência às contas, e mais dor de cabeça para o governo sobre suas metas. O valor do PIB com novas empresas e novas informações do IR crescerá. O PIB maior altera a relação dívida/PIB, poupança e superávit primário menores e ai, bingo. Ou as metas mudam, ou o País terá de economizar mais para alcançar superávit de 4,25%. Se correr o bicho pega e se ficar, você já sabe.

 

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Império contra-ataca

O Império contra-ataca

Mais rápido que cusparada de Jean Willys do Psol, Sêo Gilmar ordenou à PF que metesse o pé no gabinete do deputado Júnior Mano, que é mais enrolado

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

“Felomenau”. Boulos et caterva pedem apoio do povo por mais impostos. PQP! “Não é mole não taxar os super-ricos pro avanço do povão” berram malucos

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)