Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 05/11/10


 POLÍTICA & MURUPI 05/11/10 - Gente de Opinião


 "O presidente pode ficar tranquilo porque não verá no Brasil uma oposição como a que o PT fez com relação ao presidente Fernando Henrique, propondo "Fora FHC", impeachment, afastamento do presidente, ou votando contra matérias tão relevantes para os brasileiros como a estabilidade da economia, o Plano Real, como a Lei de Responsabilidade Fiscal."  – De Aécio Neves para Lula. Direto e reto.

 
 

01-Operação desmonte

Governo que chega, governo que sai e os prestadores de serviços precisam se ajustar aos novos tempos. Ontem recebi a notícia de que uma grande empresa começa a fazer o caminho da roça. Sem horizonte no novo governo o negócio é buscar novos ares e pousar em outras plagas. Nada que não tenha ocorrido antes. Sai uma empresa, vem outra e a vida segue. O caso não é único e deve pintar em outras áreas. É que em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.

02-Rei morto, rei exposto

“Problemas de gestão administrativa provocaram a perda de R$27 milhões e outros R$122 milhões estão pendentes por causa de problemas como atraso na entrega de prestação de contas, execução de convênios que não condizem com o objetivo pactuado, falta de documentos, instauração de tomada de contas especiais, impugnação de prestação de contas e irregularidade na execução financeira”, detonou o senador Acir Gurcasz. Os dados estão no site www.transparencia.gov.brque qualquer cidadão pode acessar. É só o começo!

03-Secretário paranormal

A prefeitura de Porto Velho parece que se livrou da sua segunda maior caveira de burro. Aquela que se recusava a ser desenterrada sob as águas fétidas que separavam a Farquar do Bairro Nacional. Será que é obra de Raimundinho de Oxóssi? Vai que é outra obra de lambuja que o “catimbozeiro de Codó” fez aqui depois da previsão eleitoral. Se for verdade, “paínho” bem podia ser secretário de obras do governo. O pai de santo só não deu jeito na Vieira Cahula e diz: “É incôsto grande... Num tem marafu, vela, nem Zé Dirceu resorve mizifi! Humm”   

04-Monteiro Lobato

Nem tento imaginar o que o que vai pelas cabeças dos “conselheiros nacionais de educação”. Trabalho há de sobra mas, faltam idéias e propostas e, na falta delas...,”pau no Monteiro Lobato”. Como conselho é coisa que essa “tchurma” odéia, fico no aviso: Monteiro Lobato sozinho fez mais pela educação do Brasil que a soma de tudo que já foi ou será feito por todos os conselheiros juntos. Se o “Conselho se der ao trabalho de ler – difícil – mais, vai encontrar até na Bíblia trechos do que consideram politicamente incorreto ou racialmente inaceitável. 

05-Confúcio e a transição

O governador eleito Confúcio Moura revelou ao Diário da Amazônia, os nomes de alguns membros da sua equipe de transição. O coordenador é Francisco de Assis Oliveira que foi o seu coordenador de campanha. Três técnicos do TCE também comporão a equipe, além de José Albuquerque e Belgrano José Cavalcante. O trabalho começa já na segunda-feira, focada na situação atual dos convênios federais, análise do nível de endividamento, estudo das receitas e processos judiciais como pontos iniciais para conhecer a engrenagem, dando subsídios para por a máquina em funcionamento com novo piloto no cockpit.

06-Tô sem Lula e não abro

Ao fazer seu último discurso como presidente para a formatura de uma turma  do Instituto Rio Branco, o presidente Lula cujo contentamento extrapola limites corpóreos e psíquicos, se derramou em elogios à sua pupila Dilma Rousseff e o fato de o Brasil ter escolhido uma mulher para assumir o Palácio do Planalto. Lula disse que a eleição de Dilma, torturada durante a ditadura militar, permitiu à geração de 68 chegar "pela via democrática" ao posto mais alto do Executivo. E tão enfático ele foi que nem precisei pensar muito para tomar uma decisão: Nunca mais voto num homem para presidente. E muito menos no Lula. Chega!

07-Guerra flore$tal no Pará

O governo do Pará pôs curto pra cima do Ibama. “Aqui não pica-pau”, garante o governo da D.Júlia Carepa, que acusa o órgão de agir de forma truculenta. Para o Ibama, a governadora "blindou" empresas com fins eleitorais, fato tido como verdadeiro já desde sua eleição há 4 anos. Para o secretário estadual do Meio Ambiente, "os servidores do Ibama possuem acesso ao sistema estadual Sisflora no módulo auditoria. O que ocorre é que o sistema é estadual, a gestão florestal é estadual, por força da lei federal 11.258, e o que nós oportunizamos ao Ibama está na medida do que também nos é oferecido pelo sistema DOF do órgão federal". Meio ambiente que nada. O que importa para D. Júlia é a grana

!

08-Ventilador acionado

Danou-se. 40 anos depois, Dilma Roussef, torturada pela ditadura militar está no centro de um imbróglio que promete dar pano p’ra manga. Um certo Capitão Maurício reconhecido e citado por Dilma num inquérito de araque, num tribunal idem é seu algoz. Ocorre que a anistia – lei n° 6.683, assinada por Figueiredo em agosto de 79, sob a ditadura – absolveu torturadores e torturados, alguns hoje, donos de pensões milionárias. A lei existe mas o tema não é pacífico para 6 procuradores, que acionaram a justiça contra o torturador. Olha só o monte!  

09-Volver a los diecisiete

Há um clima de “revival” provavelmente nascido do embate eleitoral quando a Dilma e o Serra foram peões de uma partida de xadrez disputa por Lula e FHC. Como sabe o amantíssimo leitor, a única derrota de monta que Lula sofreu, foi a revogação da CPMF. Lula, de memória seletiva, culpa a oposição e esquece que a indigitada não tinha número suficiente para derrotá-lo no que quer que fosse. Foi gente sua também. Mas, como passar à história com quase 100% de aprovação com essa nódoa? Dezessete dos governadores eleitos querem dar um mimo a Lula, ressuscitar a tal a baixo custo: o povo paga e Lula está limpo. 

10-Chama a Abin

O clima de ciziânia na Polícia Federal é tanto que não que um “cabeça gorda” qualquer numa hora dessas pode até pedir à Abin para dar um jeito. Cláudio Humberto em sua coluna revela: “O presidente da Federação dos Policiais Federais, Marcos Vinício Wink, diz que nem de longe o diretor Luiz Fernando Correa pacificou a PF. “Ao contrário: dividiu novos e antigos, peritos e papiloscopistas, terceirizou setores importantes e virou a cara para os administrativos”.” Será que isso tem a ver com aparelhamento da instituição?

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)