Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

POLÍTICA & MURUPI 02/04/10


 

Frase do dia:

POLÍTICA & MURUPI 02/04/10 - Gente de Opinião"Vou ler porque estou sendo multado todo dia e, se continuar, vou ter que trabalhar o resto da vida para pagar as multas". – Lula ironizando o TSE durante a Conferência Nacional de Educação

01-Troca o disco

POLÍTICA & MURUPI 02/04/10 - Gente de OpiniãoEm sua primeira entrevista (Clique Aqui e ouça áudio) como governador, Cahula enveredou por um caminho de chão batido muito usado antes. Limpar ruas? Além de não resolver nada, acirra a briga boba dos dois chefes de plantão, com  as velhas consequências. Mias que limpeza de rua, queremos asfalto, sinalização, planejamento e agilidade nas obras de saneamento do governo. Retirar o pouco cascalho que existe talvez sirva aos cafundós. Precisamos de parcerias em obras relevantes. Nossas carências são outras e maiores. Limpar é pouco governador. O governo pode fazer muito mais. Limpar a rua é com a prefeitura.



02-Planejamento I

POLÍTICA & MURUPI 02/04/10 - Gente de OpiniãoCahula falou da falta de planejamento municipal. Acertou na mosca e no próprio pé. Porto Velho atropelada pelo crescimento continua sendo capital mas, os investimentos estaduais nunca apoitaram aqui. Problemas de saúde, segurança puxam a fila grande. As soluções metropolitanas dependem não só das pobres prefeituras mas, da partilha dos recursos arrecadados por estados e União. Há oito anos só se fala em estradas que levam às cidades mas, e as cidades? O que foi planejado para elas? Limpeza?



03-Planejamento II

POLÍTICA & MURUPI 02/04/10 - Gente de OpiniãoÉ fácil apontar erro, causa ou falar de falta de planejamento. A Prefeitura Municipal tem culpa e grande. Mas se é justo o governador do Estado a falar sobre o tema e, logo em Porto Velho, causa estranheza. Que obras o estado fez e concluiu em Porto Velho? Penamos por quanto tempo com a reforma do João Paulo? Quando teremos a escada telescópica para os Bombeiros? Quando ficará pronto o Ginásio Fidoca? Quando ficará pronto o IML? Quando teremos teatro? E aí? Faltou planejamento ou de compromisso?

04-Velocidade de execução

POLÍTICA & MURUPI 02/04/10 - Gente de OpiniãoPorto Velho nunca viu tanta grana – da União, das usinas e da economia local – quanto agora. Dinheiro não falta mas, as obras e soluções ou arranjos, se arrastam a passo de cágado. A lista é grande: lixão, rodoviária, ligação do Nacional, estação hidroviária e a piada sem graça da Vieira Cahula. E intervenões mais simples como ordenar o trânsito e sinalizar as ruas? E o Hamilton Gondim entregue com problemas depois de tanto tempo? “É a chuva” dirão. Ora, quem é daqui sabe: a chuva atrasa mas não impede.

05-Desentrosados

Porto Velho sofre a “síndrome do novo rico”. Tem o dinheiro mas, se atrapalha com ele. Faltou planejar para investir ou os impactos foram subestimados. Juntando as obras da BR e de saneamento tocadas pela Caerd o que se vê é uma cidade sem infraestrutura, transformada num canteiro a céu aberto e com dois adversários disputando “quem tem mais garrafa para vender”. Hora propícia para se entenderem não fosse o ano eleitoral. Até outubro, Cahula dum lado e Roberto do outro com Valverde, irão à cata de votos e nós, “os destemidos pioneiros”, alugaremos os ouvidos para um “construtivo debate”.

05-Quem é o governo?

É salutar que o governante imprima sua marca quando está no poder. Mas, a maioria quer mais. Quer se perpetuar. Se não ele por proibição legal, os que orbitam, o que me leva rejeitar a reeleição. No poder, o dinheiro é “seu”, a obra é “sua”, e até o servidor é “seu”. Esquece que o que recebe de forma lícita ou não vem do povo. Ninguém lhes deve favor algum. São pagos para trabalhar em nome do povo e para o povo, como reza nossa santa e laica constituição. De seus, apenas os ideais partidários mas, partidos e grupos não são “governo”. Homens, e não grupos ou partidos, são os eleitos.    

07-Soltando o verbo

POLÍTICA & MURUPI 02/04/10 - Gente de OpiniãoConfúcio deixa Ariquemes com 70% de aprovação tentando a vaga de governador.  Experiente, Confúcio sabe que terá de contrapor seu discurso ao da situação. Sabe que a caneta do Cahula pode muito e mais, por ser ungido do ex-chefe. Em entrevista a Marcelo Benesby da Record, Confúcio mirou e disparou: “Rondônia não tem governo. Rondônia tem governador”. Às vésperas do início da campanha, uma boa jogada: pular à frente e polarizar a disputa. A questão é que como Confucio, todos querem o mesmo.

08-Tucanos que mordem e sopram

Ao deixar o governo de São Paulo Serra cutucou Lula. Ontem, foi gentil com Mantega e agradeceu a forma correta do tratamento a si e ao seu estado. Aí o Aécio entrou em cena, chutando o pau da barraca: “É preciso implantar a meritocracia na administração federal, e o PT simplesmente não quer, não sabe e não pode fazê-lo. Às promessas falsas, ao messianismo, aos insultos pessoais, aos ataques de palanque, vamos contrapor nossos resultados nos estados e a receita de como obtê-los também no nível federal”. E olha que FHC está num silêncio que até dá para ouvir. É apenas o começo. 

09-Bingo!

Não jogo mas sou a favor. Está pronto para ser votado o projeto de lei para legalizar os bingos e caça-níqueis no Brasil. O Leão, a CEF e a Fazenda são contra e alegam não poder fiscalizar. Não entendi. E como fiscalizam o resto da jogatina oficial? A base rachou e...bingo!: “Isso é hipocrisia. Tem pouca gente ganhando com isso. Quando legalizar, muitos irão ganhar”. 300 mil empregos e R$ 9 bilhões por ano em impostos é um bom argumento. Mas, se o medo é com a corrupção, que tal fechar o Congresso e proclamar um rei? De qualquer naipe. Rei é sempre rei. Senhores, façam suas apostas!

10-Santo Antonio e o milagre dos peixes

POLÍTICA & MURUPI 02/04/10 - Gente de OpiniãoPara quem acreditava que ia faltar peixe, a natureza desmentiu e na semana santa a mesa do portovelhense estava enfeitada com pintados, dourados, jatuaranas, etc. Para quem acreditava que os bagres não iriam mais procriar, os técnicos da Santo Antonio Energia conseguiram fazer o milagre da multiplicação  (Clique aqui e assista vídeo), versão século XXI, e a “escada de peixes”, experimento científico, mostrou como é possível intervir na natureza e não comprometer com impacto para as gerações futuras. O tempo passa, o tempo voa e as aves de mau agouro arribaram para Belo Monte. E já se ouvem os grasnados do terror.

Fonte: Léo Ladeia
leoladeia@hotmail.com

  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)