Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

OAB: COBRANÇA DE TAXA DOS BLOCOS É INCONSTITUCIONAL


Em entrevista ao jornalista Léo Ladeia, no programa Sala Vip desta terça-feira, o presidente da Ordem dos Advogados de Rondônia, Dr. Hélio Vieira, foi explicito: "A Ordem dos Advogados entende que essa lei e esse dispositivo que cobra  taxa com a finalidade de proteger a cidadania aos blocos que requisitarem, é inconstitucional."

De acordo com o Dr. Hélio, esses blocos não têm finalidade lucrativa e a maioria é isento de pagamento de imposto.  Existe uma cultura a nível nacional que tem que existir o carnaval e isso já faz parte do calendário nacional, além disso, o incentivo a cultura deixa de existir, às vezes o bloco não tem condições de efetuar o pagamento e o estado também descumpre o artigo constitucional que determina que é dever do estado fornecer segurança pública para cidadania.

No entendimento do Dr. Hélio,  "a Ordem aconselha a se fazer um requerimento pedindo a isenção desta taxa, porque os blocos não pagam imposto de renda e também porque não possuem finalidade lucrativa, além de fazerem parte do calendário a nível nacional que é a divulgação da cultura e do nosso carnaval. O estado e a autoridade que recusar em fornecer segurança vai responder se houver algum crime ou violência, estas autoridades vão responder pessoalmente". 

Você já imaginou dez ou vinte mil foliões sem segurança? Parece-me que no último ano a Banda do Vai Quem Quer arrastou mais de quarenta mil foliões. Como fica isso sem um aparato de segurança policial?  Então quer dizer que, se você precisar ir a um hospital, o SUS, na Secretaria de Saúde, vai cobrar uma taxinha para o médico atender aquele cidadão que não tem condição financeira. Eu vejo uma contradição imensa e acho que foi um equívoco muito grande aprovar essa medida.  Inclusive colegas advogados já estão procurando a justiça para buscar o direito dos blocos e o dever do estado em oferecer segurança.

Na opinião do Dr. Hélio os blocos não podem ficar de braços cruzados, não podem deixar que os foliões compareçam às praças públicas sem a presença da segurança e da polícia "...aí seria um caos, uma violência ao extremo, a não ser que o estado não goste do seu povo". Veja que com tanto policial na rua, conforme o estado vem divulgando, as pessoas já são assaltadas todos os dias, imagine sem segurança pública.

Fonte: Gentedeopinião com  informações do Sala Vip - Rádio Vitória Régia FM

OAB: COBRANÇA DE TAXA DOS BLOCOS É INCONSTITUCIONAL - Gente de Opinião
PM explica FURESPOM a representantes da Banda e Blocos

LÉO LADEIA COMENTA 'Um fundo pró-Beron'

LÉO LADEIA COMENTA 'Brasil – o país dos impostos'

 Zekatraca - Lenha na Fogueira 18/01/08

 VEJA FOTOS DOS ENSAIOS DOS BLOCOS

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)