Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

O secretariado do Dr. Confúcio já deveria ter caído na 'brachiaria'


 

Frase do Dia:
 

“Lobista é uma coisa, ladrão é outra.”- Mendes Ribeiro, novo ministro da Agricultura

O secretariado do Dr. Confúcio já deveria ter caído na 'brachiaria' - Gente de Opinião01 - Zoando I

O multi-secretário – seria de Educarismo ou Turiscação? – Júlio Olivar acaba de se transformar no cidadão mais zoado do pedaço e claro, óbvio, cristalino, sem que haja qualquer razão para tanto. A zoeira é por conta da reunião entre  Sintero e o Secretário que houve, mas não houve. Calma: existem duas explicações disponíveis para o caso do caldo entornar. A primeira, a do Lula, é: “eu não sabia”. Olivar como secretário do turismo não sabia da reunião com o Sintero. A segunda é qualquer uma com base na primeira. Olivar não poderia estar ali, com a “tchurma da escola” pois estava com a “tchurma da viagem”. Elementar, meu caro Watson. Wolfgang Pauli, um cabôco que nada sabe de Sintero ou Olivar, se dedicou a provar que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. E nesse “viajar mutcho loko”, Pauli traga e traduz o Olivar.  

02- Mais um, mais um...

Lembrei do hino do meu Baêa. Degolado mais um ministro do Lula. Dessa feita Wagner Rossi, aquele mesmo que estava prestigiado e acreditado pela presidente Dilma Roussef que agüenta tudo, menos ministro voando em jatinho de empresas. O ministro diz que sua cabeça rolou por causa da família – “minha família é meu limite” – e eu digo que foi por paúra, medo ou cagaço. É que tem tanta coisa a ser revelada que o melhor é o Rossi submergir, ainda que num tanque de aeração em meio a dejetos. Afinal, quem não é visto não é lembrado. O que se comenta é que o estrume – resíduo sólido orgânico produzido por animais – tão usado na agricultura em geral, abunda no ministério de onde ele afirma que se expeliu. E o do turismo, por onde anda?  

O secretariado do Dr. Confúcio já deveria ter caído na 'brachiaria' - Gente de Opinião03- Valmir Miranda

E lá se foi mais um dos bons na caneta. Não tive o privilégio de conviver amiúde e esticar prosa com Valmir Miranda e sinto muito por tal fato. Tínhamos amigos comuns, interesses idem e o trabalho que nos afastava em função dos nossos horários. A exemplo dos que são muito lidos, o texto do Valmir era reconhecido desde o primeiro parágrafo até sua saudação de despedida. Em sua coluna, “Na Boca do Povo”, Walmir transmitia um agradecimento gentil no final: "ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES !!!" Coisa de gente que respeita e que é respeitado. Hora de dizer adeus e retribuir sua gentileza diária: "OBRIGADO, PREZADO WALMIR MIRANDA !!!"

04- Tenebroso

O que está aparecendo de casos mal assombrados aqui em Rondônia não está no gibi. De vez em quando pipoca alguma coisa com cheiro de enxofre e quando você vai dar uma olhada tem sempre alma penada pedindo vela. “Trabáio de mizifi”, coisa feita e “bagúio mal assombrado” costuma aparecer de cuia cheia. Quem não se lembra das obras de saneamento? Nem bem o encosto subiu, a vela consumiu e dá-lhe renúncia fiscal. Presepada das grandes. Maior que a vela de sete dias que a alma pediu. E como tem gente que não acredita em assombração mas aposta na impunidade, vem aí outra assombração e agora em casa nova. A raça não dá folga...

05- Psicoporradia aplicada

“Não dá para ficar falando demais. E nem puxando orelha de um ou de outro. Para que me respeitem. E também o povo. Sei que não vou controlar por completo os vícios enraizados por um sistema perverso. Que foi consolidado por anos a fio, mas, o que posso fazer é apertar os controles e sem piedade ir degolando pescoços. Temos que juntar no mesmo homem, o doutor e o peão, porque não dá para filosofar vida inteira.” Quem escreveu isso tudo aí não foi qualquer adversário político do governador. Foi ele mesmo, Confúcio. Num espaço livre como o blog, pontos e vírgulas se arrumam como podem, diferente da escrita. É ela que nos “cutuca” e aí me quedo: estará ele contestando sua autocrítica ou apenas descrendo do seu discernir?

06- Chorando as pitangas

A Defensoria Pública, prima pobre do Ministério Público está de chefe novo. José Francisco Cândido terá a difícil tarefa de levar a “menina pobre” à festa. Antes, porém serão necessárias uma série de ações para dar visibilidade, despertar a simpatia, obter a credibilidade e buscar um orçamento digno para sobreviver. Apenas para se ter uma idéia, a Defensoria Pública de Rondônia tem 43 defensores para atender os 52municípios e um orçamento que comparad a qualquer outro órgão chega às raias do ridículo. A melhoria dos serviços para atingir um nível de qualidade sofrível exige a contratação de advogados e pessoal de apoio. Um concurso com previsão de 25 vagas - 10 reservas - ocorre este ano. E Cândido abre o verbo:”Se comparamos o número de defensores com o de promotores e juízes, a diferença é considerável”. Está certo!

07- O pior do bom humor

Vá lá... Fazer piada com a presidente pelo Twitter oficial do Ministério do Planejamento foi um abuso e ser demitido pelo fato também. A piada foi esta: “Dilma será a garota propaganda do Veja Limpeza Pesada. Ela fará o comercial do produto Veja Limpeza Pesada. A presidente chegou ser cotada para anunciar o Bombril, mas não aceitou. Dilma disse a amigos que seu trabalho é muito mais do que ariar panelas. Trata-se de uma limpeza difícil, acumulada por muitos anos, que não poderia acabar com um produto qualquer”. Cá pra nós, o brasileiro já fez piadas melhores e os governantes já aceitaram coisas piores. Melhor isso que o tal stand-up tão em voga, tão chato e tão incensado. Para uns o “Ó-do-Borogodó”. Continuo com o Chaves.  

08- Educação vem de berço

Há poucos dias ouvi pelo ex-ministro Jobim uma daquelas frases do velho Ulisses Guimarães: “em política até raiva é combinada”. A frase revela a dimensão exata de como deve ser – pelo menos em público – o comportamento de figuras políticas, notadamente as que passaram pelo crivo do processo eleitoral e que têm ou tiveram cargos públicos. Depois de oito longos anos de asneiras de parte a parte, vi com satisfação uma cena civilizada entre a presidente Dilma, o ex-presidente Fernando Henrique e governadores de oposição, numa cerimônia pública sobre um programa de governo. Ora, governo é governo e ponto. Oposição ou situação é definição de alinhamento partidário. A propósito, partido é partido e estando alinhado ou fazendo parte do governo, continua sendo apenas partido, agremiação, etc. Governo outra coisa. É governo!

09- Decifra-me ou devoro-te.

Ao que parece a presidente Dilma resolveu a contento dois problemas sérios e, de lambuja fez a pavimentação da estrada do entendimento com o PMDB, sem ficar refém do trio parada dura, Sarney, Jucá e Calheiros. Se conseguiu – só o tempo dirá – terá obtido uma vitória que nem mesmo o seu antecessor com sua experiência logrou conseguir. Dilma jogou com o tempo e frieza de uma enxadrista. Segurou Rossi até o último segundo e num lance rápido repôs outra peça no seu lugar, sem dar tempo às escaramuças peemedebistas. No jogo, afinou com aquele que pode vir a ser de fato e de direito, o seu grande parceiro político: o vice presidente Michel Temer, uma raposa felpuda é certo, mas um articulador político nato e confiável.   

10- Três perguntas cretinas

O presidente da CBF Ricardo Teixeira está segundo ele, "revoltado" com a "cacetada da Globo"  que levou com uma reportagem do Jornal Nacional exibida sábado. Para ele foi "uma porrada pesada demais". Será que Teixeira vai dar o troco ou continua sendo briga de compadres? Com a presidente Dilma é bem mais fácil: vacilou, facão e estamos conversados. Por aqui boa parte do secretariado do Dr. Confúcio já deveria ter caído na “brachiaria” e até agora nada. Será que tem alguém segurando a porteira ou o homem perdeu as rédeas? Depois que puseram aqueles carros batidos e pintados com “tinta sangre”, a polícia sumiu. Será que o “feli$ardo” que bolou o grande achado acredita que isso vai resolver o caos do trânsito? Não precisa responder nada.

 

Gente de Opinião Gente de Opinião
Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)