Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Natan tem algo a ver com o caso Cassol ?


Frase do dia:

Imagine se fosse o contrário, se o Brasil estivesse espionando o presidente Barack Obama, qual seria a reação?” – Senador Aloysio Nunes do PSDB num espetacular exercício de contraespionagem.

1-Jabuticaba parlamentar

O ministro Barroso do STF entendeu que a sessão que existiu e na qual o deputado Donadon manteve seu mandato, não deveria ter existido e, portanto não vale. Tudo volta à Papuda como um marmitex frio e azedo. Por ora o imbróglio é tratado em decisão liminar, ou seja, terá que ser referendada pelo colégio do STF. Como a decisão é fruto do voto de deputados da Câmara que é outro poder, autônomo e independente, em tese não poderia ser desfeita, até porque tudo se fez dentro da lei. Moral da história o Congresso que inventou a jabuticaba vai ter que chupar esta manga. Chuuupa!

Natan tem algo a ver com o caso Cassol ?  - Gente de Opinião

2-Natan & Cassol

Vamos lá... o caso Natan tem algo a ver com o caso Cassol com relação ao mandato? No país da jabuticaba e do jogo do bicho, só cercando o burro. Por enquanto o ministro Barroso entende que se alguém está preso em regime fechado não pode picotar cartão de ponto no plenário, nem se relacionar com o resto do mundo ou receber bufunfa pública, salvo a o auxílio-apenado ou algum fruto de labor prisional. Porém, – ah porém... – e se o sortudo tiver sido condenado e sua pena for regime semiaberto? Perde o mandato ou não? Veja só meu nego: legalmente ninguém sabe mas por conta de  outra jabuticaba, tanto faz pois o bicho foi cercado: se Cassol perder o mandato, assume outro Cassol: seu pai. É mole?    

3-Carcará x águia

Essa nossa mania de copiar tudo que o gringo americano gosta, nos levou a eleger o carcará – o gaviãozinho brasileiro – como símbolo da nossa polícia secreta, a Abin, numa alusão clara a outra ave de rapina a águia americana símbolo do Tio Sam. Claro que com brios patrióticos feridos pela espionagem dos gringos, volto ao tema perguntando onde estava o nosso carcará que não deu um pio enquanto a águia fazia a operação de rapinagem na terra brasilis como sempre fez. O que o Brasil deve fazer? Por a boca no trombone, constranger mundialmente Obama e sua laia, rever nossa política de segurança, mandar o embaixador dos EUA para a casa do crica, cortar cabeças e aguentar a retaliação comercial.   

4-Vem aí o brazuca-mail

E o Brasil segue tocando a carroça. Se a mula empaca, pau na mula véia e lá vai a carroça acomodando as abóboras. Um caso revelado de espionagem e antes de o Brasil ofendido chutar o pau da barraca e avaliar o que fazer para melhorar os serviços de contraespionagem, o outro Brasil, o do improviso, já tem uma ideia “felomenal” parida pela “tchurma do xácumigo”: o e-mail brazuca. Gratuito, criptografado, certificado, digital, rápido, fácil de comercializar como já fazem o Google e o Facebook, tecnologia puro sangue e, claro, com um baita organograma para encaixar os companheiros fiéis.

5-Carona amiga

Indignação – mais que justa – à parte, como o Brasil pode encarar a questão da espionagem americana se não dispomos sequer de um satélite próprio de comunicação? Mas não é só isso. Nosso invejado Itamaraty começou a levar “passa moleque” até do Evo Morales. Atrelamos nossa carroça ao que há demais arcaico no mundo como Cuba, Irã, Venezuela e passamos um apuro sem precedentes com a história de comprar aviões caças para a nossa FAB. Os EUA vão continuar xeretando o mundo – Brasil incluso – e nós de carona. “Quem aluga o rabo não escolhe onde senta”, diz Zé de Nana.    

6-O profeta Agaciel Maia

Março de 2009 e no meio da crise dos atos secretos do Senado, o primeiro-secretário, Heráclito Fortes determinou a suspensão da construção de uma cela dentro do Senado. O diretor da Polícia do Senado disse que “sala de custódia” poderia abrigar três pessoas e serviria para manter detido quem cometesse delitos dentro da Casa. À época foi um furor. Além da cadeia, havia a escada secreta, atos secretos, supersalários, safadezas de toda sorte e Sarney prometeu limpar a área. Quatro anos após descubro que Agaciel Maia, o homem que mandou construir a cela era mais que diretor do Senado. Era um profeta, que estudava como custodiar um parlamentar condenado sem prejuízo de suas funções. 

7-Prisioneiros ilustres

Quando e se, o STF mandar os pilantras do mensalão para o xilindró, os apenados – e o mesmo que presidiários – irão para um cantinho especial. As obras de ampliação do Centro de Progressão Penitenciária, que terá 600 vagas no regime semiaberto e custará R$ 3,4 milhões estão adiantadas e a previsão é que a obra de ampliação esteja concluída no início de junho de 2014. Caberá à Casa Legislativa e ao Supremo definir se mesmo condenados a penas no regime semiaberto os parlamentares poderão exercer seus mandatos. É o efeito Natan funcionando. As camas serão individuais. Nada dos beliches. Água quente, TV, internet, comida de primeira, tratamento diferenciado, tudo o que uma excelência merece.    

8-Remendando a cerca

Depois que a cerca foi arrombada e parte da boiada fugiu, a peonada do Congresso resolveu tapar o buraco aberto. A Câmara dos Deputados quer votar a toque de caixa – que deve acontecer hoje – um projeto para acabar com a votação secreta e o Senado vai fechar do outro lado, votando outro projeto – que dormitava nos escaninhos – prevendo a perda de mandato para quem é condenado por improbidade administrativa e crime contra a administração pública. Ainda que atropelados pelos fatos, o Congresso vai entrando nos eixos, como uma luva num cano: na porrada e sem graxa. Uiii!

9-Arapongagem

O Brasil convive, recebe “algum” e sabe da arapongagem americana há muito tempo.  Desde 2004 um áudio disponível no site da Câmara dos Deputados repõe a verdade (aqui). A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (será gente?) ouviu o ex-chefe do FBI no Brasil depois de uma denúncia feita pela Revista. Portanto, indignação justa à parte, vamos deixar de fazer cara de noviça na zona e buscarmos formas de proteção com tecnologia e ações firmes.      

 

10-Pois é...

Ideia do Zé de Nana para enganar espião americano: usar a língua do “P”. É pra matar qualquer gringo de raiva. 

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Império contra-ataca

O Império contra-ataca

Mais rápido que cusparada de Jean Willys do Psol, Sêo Gilmar ordenou à PF que metesse o pé no gabinete do deputado Júnior Mano, que é mais enrolado

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

“Felomenau”. Boulos et caterva pedem apoio do povo por mais impostos. PQP! “Não é mole não taxar os super-ricos pro avanço do povão” berram malucos

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)