Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Nasceu o Cidade Alerta Rondônia - Por Léo Ladeia


 

FRASE DE HOJE:

“É mentira! É mentira! Dilma sabia de tudo o tempo todo”
– Nestor Cerveró abrindo o bocão.

01-Do limão, a limonada

Nasceu o Cidade Alerta Rondônia - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

O programa Tempo Real seguia em voo de cruzeiro, bem assistido, bem estruturado, em horário nobre, quando de repente, não mais que de repente, a Rede Record promoveu uma mudança na programação nacional, inserindo outra novela e justo no horário do Tempo Real. Que fazer?  Pode-se chorar, sofrer, maldizer a sorte ou inventar caminhos. E assim nasceu o Cidade Alerta Rondônia no fim da tarde início da noite de 17:50 hs às 18:40 hs com uma proposta: dar vez e voz à comunidade. De novo me reinvento. Volto às minhas origens no Câmera 11 e vou à luta.  


 

02-A “perfect storm”

O termo surgiu nos EUA para traduzir tragédias econômicas terceiro-mundistas. Mas os gringos terão que se curvar à nossa criatividade. Economia quebrada, politicagem, corrupção em todos os poderes e níveis, legislação permissiva, sistema jurídico que convive com o foro privilegiado e recursos infindáveis... Os gringos terão que estudar nossa “bagunça brazilis” e criar um termo que ainda não existe. No meio da zona, um juiz de primeira instância luta contra ataques até de quem deveria apoia-lo. Com coragem, tenacidade e desempenho acima da média, o juiz Moro desafia a tormenta como mostra o jornalista Josias de Souza em sua coluna. Leia aqui na íntegra.   
 

03-Tá difícil pra caramba

Em outubro teremos eleições para prefeitos em todos os municípios do Brasil e, salvo raríssimas exceções, estão todos os 5.570 mais quebrados que canjiquinha de milho. Na atual quadra que vive o país, com TREs e TSE de olho, a PF com algemas luzindo, e com os grandes financiadores de campanha enrolados ou presos, encontrar alguém que queira usar os seus próprios recursos para fazer a própria campanha está difícil. Noutros tempos a jogada era financiar a campanha e depois de eleito, devolver os recursos direcionando obras e serviços e ficando com algum. Com a Lava Jato, bau bau, Juvenal: nem a pau.
 

04-Risco desnecessário

Acidentes ocorrem e com qualquer pessoa. Esta semana na direção de um veículo da Câmara de Vereadores de Porto Velho, o presidente Jurandir Bengala se envolveu num acidente rodoviário que ocasionou a morte de uma pessoa. É claro que foi involuntário, mas Jair poderia estar sem mais esse problema para administrar e sem a necessidade de publicar a nota de esclarecimento tão mal feita (será que ele mesmo fez em vez do assessor?) que parece “nota de ocultamento”. Dirigir carro oficial em lugar do motorista da casa não gera economia. E se a moda pega? Dilma tira o piloto da FAB do avião e “deu pra ti baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau...” Kabum!

Nasceu o Cidade Alerta Rondônia - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

05-Pior do que tá, fica I

As revistas semanais carregaram nas tintas no fim de semana. A estrela do PT escureceu e já está com mais de 50 tons de cinza. A chama do PMDB se apagou e até o tucano colorido, quem diria, mais parece um urubu. Quando a malandragem dedura a bandidagem a “dona justa” nada de braçada. Quem via a classe política como cimo da estratificação social descobre desalentado que há similitudes com a organização que comanda o sistema penitenciário no Brasil. E se forem a fundo podem descobrir mais ligações que simples parecenças. Estamos no aguardo de mais uma fase da Operação Lava Jato. Dá para sentir. Até porque o presídio da PF está quase vazio.
 

06-Pior do que tá, fica II

Na montanha russa by Brazil onde entramos compulsoriamente seguramos o que ainda resta no estômago. Mas entre os figurões da república, até por terem a barriga cheia e temerem o frio de Curitiba, a podridão das entranhas sai aos borbotões. Sem pudor gravam, deduram, delatam e choram – filhos da (*)uta – como se estivessem arrependidos. Nada: irão devolver parte do que pilharam e ficarão presos menos tempo do que deviam. A cada delação mais vômito nojento dos bandidos e suas facções. Há muito tempo e não se fala de PCC, Marcola e Beira Mar. A política ocupou o lugar, ou algo mais grave ainda virá à tona. Nesse rolo só não há santos ou bobos.

 

07-O remédio é esperar

Nasceu o Cidade Alerta Rondônia - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

 

Entre o desfecho do impeachment, a entrada do Judiciário – leia-se Lewandowski – no processo e as patinadas do fraco Temer, há todo um sistema de vazamentos de delações que começam a borbulhar como fossa cheia. Como a Lava Jato está na sua 30ª fase e no melhor dos mundos a operação se encerraria em dezembro, haverá muita ação do juiz Sergio Moro para os próximos dias. Para lembrar: muita coisa está represada no STF e quem sabe uma hora dessas o pêndulo pode dar uma parada ou o cuco ponha a cabeça de fora para cantar. Já passou a hora do STF...    

Nasceu o Cidade Alerta Rondônia - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião
 

08-Estrepolias do Cunha

Nasceu o Cidade Alerta Rondônia - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Nunca se viu homem igual ao deputado Cunha. Afastado do cargo por decisão judicial, mantem sob o seu jugo, o substituto, parte do Conselho de Ética, poder junto ao presidente Temer, uma aliança de gato e rato com o enrolado Renan no Senado, boa parte do plenário da Câmara e um trânsito no Judiciário de dar inveja às grandes bancas de advogados. Mais frio que uma barra de gelo, estica a corda além do permitido e segue há quase um ano desafiando e sendo desafiado. Mas quem sabe, uma hora uma delação o pegue pelo meio e aí a casa cai. Sempre cai. Ora se...

09-Atropelado pelos fatos

Nasceu o Cidade Alerta Rondônia - Por Léo Ladeia - Gente de Opinião

Preparava o e-mail para enviar a coluna ao Gente de Opinião quando a TV me tirou do torpor do pós despertar: Janot pegou Renan, Cunha, Jucá e Sarney (ora quem diria!) pela proa pedindo a prisão (isso mesmo senhores, pois, pois, ora pois) de todos, face a uma conspiração para barrar a Operqação Lava Jato. Detalhe interessante: para Sarney, o imperador do Maranhão ou como o chamou Lula, o incomum, uma tornozeleira eletrônica. Talvez incomum, mas tornozeleira. Mais: o ministro Teori divulgou a lista “top 50”com políticos investigados por roubo e estripulias.
 

10-Zé de Nana e o ministério do Temer

Zé de Nana me mandou um “zap-zap” como ele chama: “caiu algum ministro nesta segunda”?

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Política & Murupi - Adivinhando o passado

Política & Murupi - Adivinhando o passado

As rendeiras e pitonisas de ocasião estão mexendo seus bilros e metendo a faca no tronco da bananeira para descobrir o nome que vai “tomar de conta”

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Segue firme a lacração de seres masculinos e femininos contra a médica que sofreu agressões do filho do Sêo Lule, que nada tem com o comportamento d

Política & Murupi: se a moda pega, a operação dominó-RO terá releitura

Política & Murupi: se a moda pega, a operação dominó-RO terá releitura

1.1-O novo mapa mundi, a arte do Pork-Man e a ex-quadratura da terra Até o IBGE, o insuspeito, entrou para o mundo fake com o “mapa mundi” em que a

Política & Murupi - Somos um país de poucos heróis e muitos ídolos

Política & Murupi - Somos um país de poucos heróis e muitos ídolos

01-No meu leito de convalescente tentava me inteirar da mais recente refrega alexandrina quando fui catapultado para outros momentos da vida brasile

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)