Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Murupi da Páscoa 06/04/15



Um dia, ali pela páscoa, um coelhinho solitário entrou num galinheiro fugindo do frio pascoal - acho que em algum lugar durante a páscoa faz frio e foi justo nesse lugar que o fato ocorreu - e se acomodou debaixo de uma galinha quentinha. Assustada mas solidária - afinal era a páscoa - a galinácea aceitou o intruso e passou a transferir calor ao engelhado coelhinho.

Mal sabia aquele jovem macho da família dos leporídeos que o sisudo e mau humorado velho galo, que a ninguém perdoa, a tudo observava e principalmente à patuscada armada pelo coelho no seu harém até por conta de um detalhe conhecido no reino animal. É que o coelho é tido e havido como um emérito atleta sexual e o galo sentiu que seu império poderia sofrer um baque. Espora vá lá mas chifre nem pensar.
Com um olho na galinha e outro no coelho e com aquele jeito cafajeste que todo "galo véio" tem, preparou o ataque. Foi-se aproximando pé ante e pé e antes que o coelho se desse conta do que acontecia, acertou violenta bicada na cabeça da galinha que no reflexo e sem nada entender, só faltou enterrar o bico no chão, fechando a única possibilidade de saída do coelho intruso.

A partir desse ponto deixo de contar a história em razão dos detalhes sórdidos que fariam corar a estátua de bronze de algum santo e segue sem mais delongas para a parte final, poupando crianças,  senhoras pudicas e os idosos para não a avivar a memória, se me fiz entender. 

Não vou me perder em minudências agro-silvo-pastoris ou biológicas, mas o certo é que o coelho pôs um baita ovo - não sem muito sofrimento, é preciso que se diga - e que os galináceos já não formam nas mesas cristãs na páscoa a mais concorrida opção de almoço.

Outra e definitiva observação: a  partir desse evento os leporídeos - lebres e coelhos de todos os tipos e cores - passaram a agir de forma estranha: vivem em tocas, se assustam facilmente e disparam a correr como loucos por qualquer motivo, mesmo nas situações em que tecnicamente teriam enormes vantagens sobre eventuais adversários (vide "O Coelho e a Tartaruga" de Esopo).

Feliz Páscoa
Leo

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flop 30: a missão

Flop 30: a missão

Um dia antes do casório a mãe do noivo brigou com a mãe da noiva, as famílias se agrediram e foi o fim do enlace. Festa pronta, corre-corre para can

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)