Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Murupi da Páscoa 06/04/15



Um dia, ali pela páscoa, um coelhinho solitário entrou num galinheiro fugindo do frio pascoal - acho que em algum lugar durante a páscoa faz frio e foi justo nesse lugar que o fato ocorreu - e se acomodou debaixo de uma galinha quentinha. Assustada mas solidária - afinal era a páscoa - a galinácea aceitou o intruso e passou a transferir calor ao engelhado coelhinho.

Mal sabia aquele jovem macho da família dos leporídeos que o sisudo e mau humorado velho galo, que a ninguém perdoa, a tudo observava e principalmente à patuscada armada pelo coelho no seu harém até por conta de um detalhe conhecido no reino animal. É que o coelho é tido e havido como um emérito atleta sexual e o galo sentiu que seu império poderia sofrer um baque. Espora vá lá mas chifre nem pensar.
Com um olho na galinha e outro no coelho e com aquele jeito cafajeste que todo "galo véio" tem, preparou o ataque. Foi-se aproximando pé ante e pé e antes que o coelho se desse conta do que acontecia, acertou violenta bicada na cabeça da galinha que no reflexo e sem nada entender, só faltou enterrar o bico no chão, fechando a única possibilidade de saída do coelho intruso.

A partir desse ponto deixo de contar a história em razão dos detalhes sórdidos que fariam corar a estátua de bronze de algum santo e segue sem mais delongas para a parte final, poupando crianças,  senhoras pudicas e os idosos para não a avivar a memória, se me fiz entender. 

Não vou me perder em minudências agro-silvo-pastoris ou biológicas, mas o certo é que o coelho pôs um baita ovo - não sem muito sofrimento, é preciso que se diga - e que os galináceos já não formam nas mesas cristãs na páscoa a mais concorrida opção de almoço.

Outra e definitiva observação: a  partir desse evento os leporídeos - lebres e coelhos de todos os tipos e cores - passaram a agir de forma estranha: vivem em tocas, se assustam facilmente e disparam a correr como loucos por qualquer motivo, mesmo nas situações em que tecnicamente teriam enormes vantagens sobre eventuais adversários (vide "O Coelho e a Tartaruga" de Esopo).

Feliz Páscoa
Leo

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

INSS, a boca maldita, sob nova direção

INSS, a boca maldita, sob nova direção

O roubo dos aposentados um plano oficial do governo contra o povo pobre e mais vulnerável é tão explícito que “uómi do palácio” pôs a máscara de ira

Esgoto em Porto Velho

Esgoto em Porto Velho

Se tudo correr como previsto, se os semideuses da política ficarem alinhados, se o Governo Estadual de Rondônia, alguns dos tantos ministérios como

A crise voltou de Roma

A crise voltou de Roma

Sem as bênçãos do falecido, a “Trupe Lulex do Triplex” formatada para a ocasião com os 5 da foto acima e mais 13 – que coincidência – voltou à Terra

O bate cabeça polida em Ponta Porã

O bate cabeça polida em Ponta Porã

Gozado pelos juristas “divera” e pelos “juristas da internet”, por decretar a prisão domiciliar para Vasil Vasilev, um traficante búlgaro sem residê

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)