Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Léo Ladeia entrevista Eduardo Valverde



Precisamos ter bom senso daqueles que dirigem, afinal nós ganhamos um mandato para produzir...'


Nesta sexta-feira o Deputado Federal Eduardo Valverde (PT), concedeu entrevista aos jornalistas Léo Ladeia e Everton Leone no Programa Câmera 11 da TV Candelária. O deputado Valverde afirmou que ”Rondônia perde muito com a guerra fiscal praticada entre vários estados. Apesar da tentativa e do debate correto realizado pelo Congresso Nacional, as decisões sobre a reforma tributária ficaram para março 2009.”

De acordo com Valverde, ontem (04) a Câmara Federal Aprovou a PEC que regulamenta a situação de 76 municípios que foram criados depois da mudança do artigo 18 da Constituição Federal, grande maioria no estado do Rio Grande do Sul. Um município de Rondônia -Tarilândia - ainda será objeto de estudos, vez que a populaçao do municipio de Jarú consultada em plebiscito, optou por manter Tarilândia como distrito.

Sobre a reunião com o BNDES, para que o estado de Rondônia participe das ações de desenvolvimento estruturante criadas e lastreadas pelo banco  - responsável pelo fomento das grandes ações econômicas a longo prazo - o deputado Eduardo Valverde enfatizou que a idéia principal é que, de mãos dadas com a sociedade, os empreendedores e a prefeitura de Porto Velho, possam criar um plano de ação articulado para fomentar a atividade econômica, não só durante a construção das usinas, mas que também permaneçam após o início da operação no entorno do rio Madeira. 

Entende o deputado que o momento agora é de diálogo entre o Governo de Rondônia e o Município de Porto Velho.  Salientou ainda que este é um assunto interesse do povo de Rondônia, independente do governo A ou B, afinal o complexo do Madeira é a principal obra estruturante da região norte, e Porto Velho ganha muito com isso, mas também pode ter muitos problemas no futuro.  Então é preciso fortalecer a economia regional, até em razão da onda de migração que o estado vem recebendo. O deputado entende que as pessoas que vão se fixar em Rondônia precisam ter oportunidades pós-construção das usinas do madeira,  sendo  uma das razões que levou o deputado Federal Valverde, a senadora Fátima Cleide, o deputado estadual Ribamar Araújo a visitarem o BNDES.

Indagado por Léo Ladeia sobre os desdobramentos do conflito entre os Poderes em Rondônia, o deputado Valverde disse: ”é um conflito artificial, que não fortalece as instituições, e a questão é pontual.”   Acha que “é legitimo o Poder Judiciário julgar de acordo com a Lei, e essa postura de independência não pode ser questionada, se o Tribunal errou em função da não avaliação das provas, a Constituição garante as instâncias superiores para reformar a decisão. O que não pode é fazer deste ato legitimo e constitucionalmente amparado, um cavalo de batalha, ou seja, Poder contra Poder.”  No entendimento do deputado“Rondônia vive o momento mais rico da história, é um momento de crescimento econômico acelerado, mesmo com a crise internacional. Precisamos ter estabilidade política e institucional. A briga de Poderes não fortalece essa estabilidade”.  Comentou ainda Valverde que, “o BNDES ao financiar um investimento, fortalecer ou fomentar a economia local precisa ter as regras claras e o enfretamento pode paralisar as decisões de governo, e para isso o Poder Político necessita de estabilidade com as leis sendo respeitadas. Esse conflito só enfraquece a democracia local, e Rondônia acaba perdendo o bonde da história.  Não é só o presente que se analisa, mas o futuro que se espera ganhar e para isso precisamos ter bom senso daqueles que dirigem, afinal nós ganhamos um mandato para produzir algo positivo ao país.”

O Deputado Valverde, que completa mais um período como coordenador da bancada federal, demonstrou que deseja passar o bastão a outro colega e instado por Léo Ladeia, declarou entre risos que "2009 é um ano de caminhada" numa clara alusão de que entra na disputa ao cargo de governador de Rondônia em 2010.

Fonte: Gentedeopinião com informações do Câmerca 11 (TV Candelária)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)