Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Guajará e sua sina


Leo Ladeia

FRASE DE HOJE:

Guajará e sua sina - Gente de Opinião

“Há avanço em se cometer imoralidades a pretexto de combater imoralidades?  - Ministro Luiz Felipe Salomão do STJ, a propósito da reportagem da Veja sobre o ministro Dias Toffoli do STF.  

01-A palavra de Deus

Guajará e sua sina - Gente de Opinião

Numa daquelas suas críticas jurídicas no estilo trator Caterpillar D8, o respeitabilíssimo ministro Gilmar Mendes descarregou toda a bílis. Falava sobre a Lei da Ficha Limpa, espécie de estorvo que ele só descobriu agora. Primeiro disse: “Sem querer ofender ninguém, mas já ofendendo parece que foi feita por bêbados.” Como gosto da lei e da cerveja, tomei mais uma e continuei. Aí a OAB falou que sua linguagem "não se coaduna com a postura de um magistrado" e ele foi na jugular: "Bancou-se um pouco de Deus nesse tipo de matéria.” Pronto. Sabe tudo! Imaginem Deus no STF: “Gilmar estou com uma dúvida e preciso de seu parecer. Você pode me ajudar? “

Guajará e sua sina - Gente de Opinião


 

02-SOS OEA

Não gosto de siglas. Sempre imagino o significado da sopa de letrinhas que na maioria das vezes não faz sentido. Dois exemplos: Sitetuperon e Sojern. Minha birra, porém são as siglas com três letras como CPU, CPI, TCE, TCU, ONU, AGU, ANP, SUS, SPC, OMC, etc, e no particular de uma pela irrelevância e contradição. A OEA é fórum e como tal não tem ingerência sobre qualquer país e (ops) “O” não é “A”. Isso é para dizer que o grupo ligado à presidente Dilma pediu à OEA medidas cautelares contra o impeachment tido como “gópi” pelo grupo. A OEA remeteu à CIDH que inquiriu o Brasil e espera o retorno. A OEA pode fazer como fez em 2010: sugeriu a revisão da Lei da Anistia e o Brasil não considerou a sugestão, tal qual fez com a ONU em 2001. De novo um SOS após o naufrágio e a constatação que um dos pilares de toda nação é sua soberania.    


 

03-Guajará e sua sina

Guajará e sua sina - Gente de OpiniãoPlanejei viver o descanso da minha aposentadoria em Guajará-Mirim. Gosto da ideia de viver na fronteira e ser um quase duplo cidadão. Gosto do bucolismo e do quase ninguém na rua a partir das 18 horas. Gosto do café cedinho no mercado e de dar um passeio em “La Banda”. Gosto de imaginar um futuro para a cidade do passado. Fiz amigos bons e grandes que aguardam minha ida cada dia mais difícil de ocorrer. Na 4ª juventude os hospitais e médicos são indispensáveis e “minha ex-quase-futura-cidade” padece sem eles. Sexta feira e de novo o Hospital Regional foi fechado. Pode-se viver sem muito, mas não para sempre. Sina não é opção. É apenas sina.    


 

04-Delação na borla

É muito pouco provável que no meio da sinistrose porque passamos e que nos deixa abismados, não vá acontecer algo pior. Com os dois poderes – Executivo e Legislativo –enlameados da raiz ao talo, a possibilidade termos algum ministro do STF denunciado por algum empreiteiro é real. Impensável? Não. O ministro Joaquim Barbosa deu sinais durante sua gestão como presidente do STF e CNJ, quando não conseguia segurar a irritação com os trâmites da Casa. Ao falarem fora dos autos os ministros abriram brechas às críticas e suposições. A Veja traz o ministro Tofoli – alvo constante de suposições – com a delação de Leo Pinheiro atada à borla. É de estarrecer...

05-Jogando o sofá no lixo

Não se trata da piada que o marido jogou fora o sofá por ter sido o sujeito passivo no adultério. A traição se assim pode-se chamar, ocorreu quando os tesoureiros – “ôreias secas” do trampo – foram abandonados à própria sorte, aliás, prática bastante utilizada pelo líder maior do PT e por suas lideranças menores. Com seus três ex-tesoureiros – Delúbio Soares, Paulo Ferreira e João Vaccari Neto – no xilindró, o PT optou pela saída sem honra, pouco inteligente e nada criativa: eliminou o cargo. E querem trocar o nome do partido. Talvez pela associação: PT lembra Partido dos Tesoureiros. Quando tudo está ruim é possível encontrar uma forma de piorar. É o caso. 

06-Mentiras...

O carnaval de mentiras vai durar com certeza até o final dos jogos olímpicos patrocinado pela ala de nadadores americanos, salvo um “bafão” que viralize nas redes com maior octanagem. Aí me indago: num país como o nosso onde o desmentido é prova de confirmação de malfeito, em que negativa do tipo “eu não sabia” quer dizer justamente o contrário, em que a mentira é parte da campanha eleitoral, do orçamento público e sistema de licitação, por que o frisson? Outros americanos fizeram pior. Obama por exemplo espionou a Dilma e jamais confirmou o fato.  


 

07-A bela foto do patinho feio I

A revista Exame com a reportagem “Estados: a arte de equilibrar as contas”, faz uma abordagem sobre diversos estados e revela: “Eles interromperam investimentos. Cancelaram reajustes. Revisaram contratos. Mas estão depositando o salário dos funcionários em dia. A constatação é triste, mas ser pontual com a folha de pagamentos — a mais fundamental das obrigações de um empregador — virou artigo de luxo para muitos governos estaduais.” Mais à frente continua a análise e elogios à nossa quase sempre esquecida Rondônia. Vale a pena a leitura e os fogos, pois não é sempre assim. O patinho feio ficou bonito na foto. E sem Photoshop.

Guajará e sua sina - Gente de Opinião

08-A bela foto do patinho feio II

E segue a Exame: Em Rondônia, a folha de pagamentos passou por uma... espécie de auditoria... eliminando pequenas inconsistências que vinham se acumulando... a economia ultrapassou 50 milhões de reais por ano. Os gastos mensais com pessoal...são de 250 milhões de reais mensais. “Com a folha não se brinca. Depois de avançar sobre os limites, não dá mais para voltar atrás”, afirma Wagner Garcia de Freitas, secretário de Finanças. É muito difícil demitir um funcionário público no país, também não se pode reduzir os salários. E mesmo congelando os reajustes...,os gastos crescem... conforme os servidores avançam na progressão da carreira. E tem mais.  

09-A semana promete

Guajará e sua sina - Gente de Opinião

Rondônia na Exame, Tofoli na Veja, Dilma no Senado, Fernando Pimentel na Isto É, a operadora Oi na Época e a seleção brasileira, a campeã olímpica nas ruas, mostrando que a pátria de novo calçou as chuteiras e acertou o jogo. E justo contra a Alemanha.      


 

10-Zé de Nana e a queda do muro do cemitério.

Guajará e sua sina - Gente de Opinião

“Foi alma querendo vela, missa e reza. Como ninguém liga e nem acredita mais pra elas... Alma é gente morta que era viva e virou alma penada. E sente revolta das coisas. Vixi... Dêuzulivre”.  

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)