Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Geni da política e o contágio 1,2,3 . . .


 

FRASE DE HOJE:

“Não venham cobrar do PMDB a crise econômica, porque o Michel não era copiloto, estava fora da cabine. Era comissário de bordo. Segurava as pessoas e dava um saquinho para vomitar. - Romero Jucádo PMDB, justificando etentando ordenar a zorra partidária, ao som de um tango na zona.


 

01-Contágio I

Geni da política e o contágio 1,2,3 . . .  - Gente de Opinião

Fora FHC, Dilma, Cunha, Temer, Moro e agora, fora Marco Aurélio. Só pode ser contágio. Vindo de mais um “movimento social”, esse mais à direita, porém contagiado pelos primos MST, MAB, dentre outros 507 movimentos, o “fora Marco Aurélio” é um pedido do MBL para impeachment do ministro Marco Aurélio Mello do STF e de novo, por contágio. É que entre tantos pedidos de impeachment, o ministro estaria inovando – segundo Gilmar Mendes – e obrigando Cunha, um dos “bosteados Genis da política”, a aceitar um impeachment contra Temer, outro “Geni”.  Vai faltar ventilador.

02-Contágio II

Para uns um tiro no pé dado pelo ministro Marco Aurélio. Para outros um movimento equivocado de Cunha. Para outros mais um indevido avanço do Judiciário sobre o Legislativo. Para outros tantos, a oportunidade do Legislativo se firmar como poder, ousando encarar o Judiciário e criando uma saia justíssima. Para Cunha, porém há algo para avaliar Réu no STF, abrir outra batalha seria impensável. Cunha, paciente terminal, resolveu seguir o que manda o bom senso. Se não pode com o inimigo, una-se a ele. Deve recorrer, mas vai instaurar o impeachment contra Temer. Seja o que Deus quiser.

03-Contágio III

Geni da política e o contágio 1,2,3 . . .  - Gente de Opinião

Não estranhe. Passe a vista novamente no item 01-Contágio I, ponha reparo no “Fora Marco Aurélio” e atualize-se rapidamente. É que rapidamente o MBL – Movimento Brasil Livre protocolou o pedido de impeachment do Marco Aurélio. Por ser ministro do Supremo, o pedido segue ao Senado. Rápido como um rato, ou melhor, um gato, Renan Calheiros mandou o pedido para a casa do crica: “Rejeito a denúncia por inexistência de justa causa”. Aí fritei o juízo. Vá ao item 02-Contágio II e atualize-se. Será que o ministro Marco Aurélio, como fez com o Cunha, vai obrigar Renan, outro “bosteado Geni da política” a aceitar um impeachment contra ele, Marco Aurélio, que está longe de ser um Geni?

04-O esculacho do Maluf

Maluf que não pode por o pé fora do Brasil, ressurgiu pagando esculacho, cheio de moral: "...Já sofri muito na vida pública(...) e a única maneira de mostrar que eu não recebi, não recebo e não receberei cargos é votando pelo impeachment. Eu era contra o impeachment. Agora, estou absolutamente contra também essa negociação de cargos que o PP está fazendo. A gente tem que votar por convicção e não porque recebeu um emprego. Estou revoltado com isso”, denunciando o toma-lá-dá-cá do governo e avisa: "Estou investigando e vou investigar membros do meu partido". Sei lá... vaca parida pode desconhecer bezerro, mas até as vacas conhecem Maluf. Negociar sem ele nem pensar, dispensar “boquitas”, idem. Maluf é uma barata kafkiana que morde e assopra.

05-Panama Papers

Delfim Neto, Edson Lobão, Eduardo Cunha, João Lyra... A lista é extensa (leia aqui)e ainda não foi totalmente fechada e/ou divulgada, mas ouso insistir num aviso aos navegantes: acompanhem a Panama Papers, um dos maiores trabalhos jornalísticos dos últimos tempos. Ainda vão surgir nomes de famosos, capitães de indústrias, empresas, benfeitores familiares (das suas famílias, claro), até o final. É quando teremos enfim a noção dos caminhos secretos por onde se esgueira a totalidade do dinheiro da corrupção, sonegação, tráficos de drogas, armas, órgãos e pessoas e todos os tipos de crimes e descaminhos vitimando o mundo pela fome, guerra, tortura, genocídio e crimes ambientais.

06-Um pato pagando o pato

Geni da política e o contágio 1,2,3 . . .  - Gente de Opinião

No meio dos dois grupos políticos rivais, “os nós e os eles”, ergue-se um impávido colosso amarelo com 22 metros de altura. Sem opinião, apartidário e vazio, consegue irritar mais que as palavras de ordem e passeatas e só rivaliza com o “pixuleco”. O “pato da Fiesp” tira dilmistas e petistas do sério. Já foi esfaqueado duas vezes, agredido na semana passada por um padre e até o seriíssimo Iphan partiu para caçar o pato, ordenando a sua saída da frente do Congresso posto que o abusado "estaria obstruindo a visibilidade do bem tombado – Esplanada dos Ministérios e do Congresso Nacional –, além de comprometer a integridade arquitetônica e urbanística da cidade". Um pato... quem diria...

07-A justiça tarda... é fato. Mas...

Ao fechar 10 anos e quando ninguém mais esperava a obrigatoriedade de cumprimento de alguma sentença, com tudo razoavelmente assentado, eis que 7 pedras de dominó saem das sombras para lembrar que não há nada que se faça sob o sol que fique oculto para sempre. A “Operação Dominó” foi deflagrada pela PF em 4 de agosto de 2006 para investigar desvio de recursos públicos da ordem de R$70 milhões na assembleia legislativa, TCE, MPE, TCE, judiciário e executivo de Rondônia, com 30 pessoas suspeitas de envolvimento e 23 presas.  Não tem jeito: um dia a casa cai. Ora se cai.

08-Sexta feira atípica na República de Curitiba

Não é feriado e como a Lava Jato não tira folga, suponho que os ninjas estejam debruçados sobre os depoimentos, provas e sigilos juntando o quebra-cabeça da corrupção. Certo é que o fim de semana vai ser tranquilo para quem vive pernoitando em hotéis populares para não encarar os ninjas da PF na madrugada. A propósito, o ex-presidente Lula conseguiu emplacar duas expressões de forte teor midiático: “a jararaca má matada” e a república de Curitiba que caiu no agrado dos paranaenses. 

    

09-DNA

O juiz Jonh Silas afastou por 180 dias o prefeito da pequena cidade de Barra de Santo Antônio em Alagoas, Rogério Farias, que vem a ser irmão do amigo do ex-presidente Fernando Collor, PC Farias, dono do “morcego negro”, um jatinho que deu o que falar em Brasília. Rogério ficará de molho 180 dias por suspeita de improbidade administrativa, devido à suposta apropriação de todas as receitas do Fundeb do município para uso na sua pousada. Exemplos como esse me levam a matutar sobre a picaretagem, mau-caratismo, roubalheira. Deve estar no DNA. DNA do capeta. Vade retro!

10-Zé de Nana e “o cartaz”.

Desculpem-me, mas para continuar a tê-lo como colaborador da coluna, devo me submeter aos seus caprichos. Zé de Nana é esquisitão. Um tipo incomum. Um peão com “tutano” e, ainda que não concorde com os termos que utiliza, e esse é um deles, defendo e apoio o direito de divulga-los. Deus que me perdoe, Zé Carlos meu irmão me permita, mas confesso: rachei o bico de rir.

Geni da política e o contágio 1,2,3 . . .  - Gente de Opinião

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)