Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Expedito Jr aproveitou a notícia do jornal Diário da Amazônia para posicionar-se como candidato


Frase do dia:

“Quem colabora com o poder público não é um delator, nem a busca da leniência é prêmio.” – Jornalista Élio Gaspari sobre a delação premiada.


 

Expedito Jr aproveitou a notícia do jornal Diário da Amazônia para posicionar-se como candidato - Gente de Opinião

1-Expedito Jr

Se a ideia era promover a confusão na cabeça do eleitor o tiro saiu pela culatra. Sem mandato e logo, sem tribuna, o ex-senador Expedito Jr aproveitou a notícia do jornal Diário da Amazônia como se fosse um reclame político para posicionar-se como candidato ao primeiro cargo que lhe der na telha. Na companhia do seu advogado o competente Diego Vasconcelos, Expedito surfou na mídia, apesar de se fazer de gato morto quando indagado sobre se vai disputar o governo ou o senado. 

2-Falando nisso

O programa do PSDB saiu com uma cara diferente. A nova tucanagem parece ter-se desvencilhado do estilo Serra/Alckmin e agora a ordem descer do muro e chutar a canela da presidente Dilma. Cá para nós, deve ter doído quando Aécio Neves mostrou a obra da transposição do São Francisco. A cena que dá a entender que a obra foi abandonada deve ter irritado a gerentona e mãe do PAC que com certeza absoluta vai dar o troco. Se cuida tucanada que vem chumbo pela proa!

Expedito Jr aproveitou a notícia do jornal Diário da Amazônia para posicionar-se como candidato - Gente de Opinião

3-Toró

A manhã de terça feira trouxe a notícia de que o inverno amazônico está batendo à porta. De novo a cidade quase que se liquefaz com o toró que a castiga desde as primeiras horas da madrugada. De novo os bueiros entupidos e os igarapés fazendo a limpeza forçada e retirando todo tipo de entulho nós moradores distribuímos a esmo. Hoje é o dia de rufar o cacete no prefeito, no secretário, na Marquise e ligar para as emissoras para mostrarem o estrago. É mais fácil dividir ou atribuir a culpa.

4-Meio-grávida

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados para a reforma política aprovou o texto da PEC com mudanças no sistema eleitoral e representação partidária. Cláusula de barreira, voto facultativo e regras para limitar os partidos de araque estão na lista. Fundo partidário e propaganda gratuita no rádio e TV só para quem obteve 5% de votos na Casa e fica nisso. Financiamento de campanha ficou de fora. Uma reforma muito meia boca, tipo mais ou menos grávida ou mais ou menos virgem.

5-Alianças marotas

Do que foi publicado e do que não foi publicado dá para tirar uma conclusão: as alianças políticas que estão sendo gestadas para a próxima eleição parecem um bicho estranho fruto do cruzamento de um porco espinho com uma sucuri. Alianças normalmente são construídas a partir de afinidades políticas ou interesses particulares. O que se vê até agora são misturas impublicáveis do anseio pelo poder político e a busca pelo enriquecimento particular. Mistura em que o povo só tem a perder.

6-Spy vs Spy

Quando saiu a notícia de que a nossa Abin–Agência Brasileira de (des)Inteligência havia grampeado meia dúzia de embaixadas me veio à mente os quadrinhos do Prohias, um cubano radicado nos EUA que nos anos 60 sacaneava os arapongas mundiais da guerra fria na revista MAD. Agora o Brasil que se insurgiu contra Obama e o mundo por ter sido espionado e que pretende criar um e-mail brazuca deve desculpas. Por falar nisso o marco regulatório da internet passeia no Congresso. Vixi!

7-Caminhos tortuosos

Estão pintando duas travessuras oficiais: a primeira é o marco regulatório da internet – necessário –que pode trazer junto o “marco da comunicação” ou censura disfarçada com outro nome. O debate é grande e em paralelo o outro sobre o orçamento impositivo – também necessário – mas que lá no Congresso segue o caminho do aprimoramento da conhecida picaretagem que é o velho balcão de negócios das emendas parlamentares. No Congresso quando se discute a fundo alguma questão, é batata: tem coisa errada. “Quando rola muito verbo é por que vai rolar muita verba”. Fique esperto!



 

Expedito Jr aproveitou a notícia do jornal Diário da Amazônia para posicionar-se como candidato - Gente de Opinião
 

8-Cultura que dá certo

Ao largo da “tchurma do querumêu” Jurandir Costa construiu seu caminho e concretizou o sonho do Festcine Amazônia. Com um estilo de buscar sempre a área de conforto evitando confrontos e os “disse-que-disse”, chega à nova mostra de cinema levando o nome de Rondônia para onde nem se imagina e trazendo a Porto Velho gente que dificilmente veríamos aqui. O  Festcine Amazônia traz na gênese algo que é a essência de Glauber Rocha: “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”.

Expedito Jr aproveitou a notícia do jornal Diário da Amazônia para posicionar-se como candidato - Gente de Opinião

9-Titica

A fauna de Porto Velho tem muito para irritar muitos. Do zumbi craquento ao motoqueiro maluco, passando pelo ladrão-ladrão, ladrão de gravata, bêbado ao volante, carapanã, rato, pombo, pardal, morcego e na época certa, as aves migratórias. Tirante a fauna, sujeira, obras paralisadas, alagação, falta de iluminação pública, falta de banheiros públicos, transporte coletivo sofrível, saúde pública meia boca, igarapé em processo de mutação para esgoto e vou eu encanar com cocô de andorinha? 

  

10-Pois é...

A chuva presta um favor à prefeitura de Porto Velho ao limpar o cocô de andorinha. Danou-se véio.

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Império contra-ataca

O Império contra-ataca

Mais rápido que cusparada de Jean Willys do Psol, Sêo Gilmar ordenou à PF que metesse o pé no gabinete do deputado Júnior Mano, que é mais enrolado

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

“Felomenau”. Boulos et caterva pedem apoio do povo por mais impostos. PQP! “Não é mole não taxar os super-ricos pro avanço do povão” berram malucos

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)