Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Edital para limpeza pesada



Nesta segunda feira, 03 de novembro, a Câmara de Vereadores encara um osso duro. Com o voto de 4 dos 5 vereadores da comissão especial, prossegue de forma parcial a apuração das denúncias contra o prefeito Nazif, feitas por um cidadão no exercício de seus direitos. Cá pra nós, o fato já estaria em adiantado estado de putrefação não fosse a pressão de outros cidadãos – também nos seus direitos – para que as denúncias fossem jogadas no lixo.  

Acabei cometendo um deslize ao usar o termo “estado de putrefação” e já peço escusas pelo ato falho, talvez fruto da improvável relação entre a denúncia sobre a contratação da empresa para coletar o lixo e o lixo que foi a tentativa canhestra para tal contratação, se é que me fiz entender. Mas meu deslize é relativo visto que em se tratando de edital, projeto, publicidade, licitação e coisa e lousa, a situação na Prefeitura está mais para urubu que para cuitelinho.

Voltando à vaca fria, nossos guapos edis quando deram o brado retumbante acatando as denúncias, talvez não se aperceberam do cipoal em que se meteram, denso e sem retorno. Avançar é o que ninguém quer. É guerra aberta ao prefeito e seus secretários, ou seja, àqueles que possibilitam que as ações dos seus mandatos cheguem ao povo com seu nome, pedido, foto e rilisi para a imprensa mostrando que o vereador tem prestígio com o prefeito.

Se ocorrer o inverso é pior. É a treva. É recuar, capitular e passar recibo da pizza mal cheirosa.

Corro para o lado da Prefeitura para dizer que o prefeito meteu-se numa camisa de onze varas e deve passar por agudos vexames numa espécie de quaresma fora de época, caso a Câmara de Vereadores resolva encenar o auto da paixão, ou por outro lado, levar a pecha de ter "ajeitado", se os nobres e republicanos edis optarem pelo perdão, misericórdia ou outros sentimentos que levam à política franciscana do dar e receber, de novo, se me fiz entender.

A possibilidade de uma lambança emprenhando uma solução que “premie” os dois lados é real e previsível. Sobraria neste caso para o denunciante a caldeira e para os emprenhadores as cadeiras, com o perdão prévio pelo trocadilho infame. É que na falta do que fazer voltei  à vida de garatujar e devo ter perdido o jeito de escrever, se é que em algum dia o tive.

E já que falei da previsibilidade, ulá-lá-lá! O nosso alcaide que no instante inicial da refrega nos brindou com genuína surpresa ao ser abruptamente retirado do sono dos justos – “Acordaram um leão, eu tava adormecido” – resolveu por ordem na casa e, rápido como convém a um desassossegado felino, distribuiu bordoadas a torto e a direito, defenestrando secretários, substituindo uns tais e agindo como rei da selva que tenha sido subtraído da sua real siesta.

Achei que a ação fosse o começo e que mais pescoços fossem imolados para salvar a honra da prefeitura, mas a previsibilidade falou mais alto e só os quatro gatos pingados denunciados foram afastados, o que me leva a crer que falta material de limpeza no Almoxarifado e...

Danou-se! Para uma faxina em regra nalgumas secretarias da Prefeitura, será preciso fazer um edital e licitar a compra de material de limpeza pesada como ácido muriático, aguarrás, sabão e claro, óleo de peroba. Ocorre maninho que pelo andar da mula veia, é aí que mora o perigo.

 Leo Ladeia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Império contra-ataca

O Império contra-ataca

Mais rápido que cusparada de Jean Willys do Psol, Sêo Gilmar ordenou à PF que metesse o pé no gabinete do deputado Júnior Mano, que é mais enrolado

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

Apoio do povo para mais impostos? (Essa é nova!)

“Felomenau”. Boulos et caterva pedem apoio do povo por mais impostos. PQP! “Não é mole não taxar os super-ricos pro avanço do povão” berram malucos

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Mais imposto sobre cerveja e cachaça

Pintou algo “felomenau”. Mais taxas sobre cerveja e pinga e apurado vai para escolas de samba que já vivem numa relação íntima com álcool, milícia,

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)