Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

'E de agora em diante vou deixar de falar para agir'


'E de agora em diante vou deixar de falar para agir' - Gente de Opinião
 

Frase do dia

“E de agora em diante vou deixar de falar para agir." – Do governador de Rondônia Confúcio Moura em seu blog, tocando música para nossos ouvidos.

'E de agora em diante vou deixar de falar para agir' - Gente de Opinião


01-Nova ALE – Habemus presidente

Por 15 votos a 8, o deputado Walter Araújo confirmou seu favoritismo e levou a presidência da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia. Deu a lógica. É chegada a hora do Executivo ensarilhar as armas e tratar da governabilidade. Como será o relacionamento ALE/Executivo, só o tempo dirá mas, o desgaste que envolveu a eleição da Mesa aponta para um céu com nuvens carregadas. Cada proposta do governo será como um vôo diferente, operando em padrão e com checagem total, o que pode trazer uma série de atrasos para a viagem.  


 

'E de agora em diante vou deixar de falar para agir' - Gente de Opinião


02-Nova ALE – The party...  

Casa cheia. Para os que como eu acham que a classe política anda em baixa, o povo foi lá desmentir. Parentes, correligionários eram maioria mas, havia povo na festa. Gente simples que lotou a Talismã 21, preparada para a festa da democracia. Um discreto mas eficiente esquema de segurança e um cerimonial sem retoques. Vaias e aplausos previsíveis dentro da civilidade e só um senão: a imprensa teve que fazer “se virar nos 30” para cobrir a solenidade, em função da característica e adaptação feitas, mas que não diminuiu o brilho da festa.  

'E de agora em diante vou deixar de falar para agir' - Gente de Opinião03-Nova ALE – Previsível 

O jogo estava jogado desde o início de janeiro e apesar das pontes lançadas pelo grupo do deputado Walter Araújo, o governo optou por não atravessá-las. A composição poderia ser diferente? Difícil dizer. Quando o governo se dispôs a fazer a travessia, as pontes do Walter Araújo já não estavam disponíveis. De forma meio que atabalhoada e desconexa, o governo montou uma chapa para encarar o Araújo mas, a derrota era mais previsível que berro em jogo de truco.   

Gente de Opinião04-Nova ALE – Independência

A palavrinha parece mágica e nova. Independência é um princípio que precisa existir entre os poderes. O outro princípio é a harmonia. A pratica dos dois traz o necessário equilíbrio e para se conseguir isso só através do diálogo entre os que chefiam cada um dos poderes constituídos. Numa análise bem simplista, ganha o estado de Rondônia se tiver sua ALE atuando como órgão fiscalizador do Executivo, que por sua vez não poderá empurrar projetos goela abaixo sem o necessário debate pelos legítimos representantes do povo – os deputados.    

 

Gente de Opinião05-Nova ALE - Composição

O que levou o PT a cerrar fileiras na chapa do deputado Walter Araújo? Talvez nunca venhamos saber mas, existem três pontos importantes: o convite feito à deputada Epifânia Barbosa e não cumprido pelo governo, o racha dentro do próprio partido que começou antes da eleição para governo mas, com certeza é determinante, a futura eleição para a prefeitura de Porto Velho que está nas ruas. Enquanto Roberto Sobrinho articula com outros partidos, o PT faz maioria na Mesa Diretora e que tem também mais três deputados da base do governo.   

 

Gente de Opinião06-Nova ALE – Consórcio rebelado

Ora, a Mesa Diretora é composta por sete parlamentares e desses, apenas dois podem ser considerados realmente de oposição por não terem participado do consórcio de partidos que ajudou a eleger o governador Confúcio Moura: o presidente Walter Araújo do PTB e o deputado Maurão de Carvalho do PP. Aí é difícil entender como o governo tomou essa bola nas costas. Na votação foram oito votos para a chapa do governo, encabeçada pelo deputado Jesualdo Pires e só os votos dos cinco deputados da base aliada do governo já dariam a vitória. Competência de um, amadorismo do outro ou as duas? Só o tempo dirá...  

Gente de Opinião07-Nova ALE – The Day after

Passada a refrega cívica e curada a carraspana etílica de boa parte dos atores, – o jantar foi o bicho – a vida volta ao normal, com contas chegando, pressões se multiplicando e a torneira generosa começando a dar sinais de diminuição da vazão. Do discurso contundente à conversa educada àquela “pé de orelha” é um tiro. Em política ninguém fica tão longe que não possa se aproximar e nem tão próximo que não possa se afastar. É questão de tempo e oportunidade e, que se não existem, são criados. Todos sabem. Até eu que sou bem mais bobo. 

Gente de Opinião08-Nova ALE – Os ungidos

Novos, com tradição familiar como Marcelino, Davi, Jean e Jacques Testoni, vindos de movimentos sociais, sindicais e religiosos como Zequinha, Saulo, Hermínio, Walter Araújo, Maurão, Flávio Lemos, Ana da 8 e Epifânia Barbosa, políticos tradicionais e empresários como Lebrão, Jesualdo, Luizinho, Edson Martins, Ribamar, Tucura, Glaucione, Luiz Claudio, Maciel, Follador, Neodi e Lourival Amorim. Novos representantes do povo de Rondônia saídos da sopa de letrinhas de 15 partidos, onde reinam PT e PR com três deputados cada um.   

09-E em Brasília...

Raupp o nome mais visível de Rondônia tomou posse com Acir Gurcasz agora líder do PDT e Ivo Cassol que busca seu espaço no Senado. Na Câmara dos Deputados a deputada Marinha Raupp volta para cumprir mais um mandato consecutivo ao lado de Moreira Mendes, Donadon, Nazif, Garçon e Capixaba formando a bancada de Rondônia com os novatos Carlos Magno e Padre Ton e já com duas tarefas importantes: a transposição dos servidores e a dívida do Beron que sumiram da mídia depois das eleições. E além disso há a reforma do Código Florestal, vital para o desenvolvimento do nosso estado. Cá prá nós, se esta bancada repetir o trabalho da anterior, estaremos bem representados.


 

'E de agora em diante vou deixar de falar para agir' - Gente de Opinião


10-Pé d’água das arábias

Não adianta procurar culpados. Já sabemos quem são. Mas desta vez vou colocar São Pedro na lista. O toró que se abateu sobre Porto Velho mostrou mais uma vez as nossas mazelas, deficiências mas, e principalmente, que se queremos resolver nossos problemas, temos que ousar muito mais. Os novos pontos de alagamento são fruto da chuva acima do limite e do solo encharcado mas, os velhos e conhecidos pontos carecem de uma intervenção urgente e profunda da Prefeitura, mesmo desagradando a gregos e troianos. Não dá para esperar mais ou torcer para que não chova. A natureza já mandou o recado.   

 Gente de Opinião

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com  
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)