Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

A saúde e os extremos


 A saúde e os extremos - Gente de Opinião

Frase do Dia:

“$aúde
é o
que
intere$$a.” 



Yo mismo. O dia mundial da saúde é o tema da coluna de hoje!

 01-Puxadinho hospitalar

Mantenho minha opinião: o melhor a fazer com o Hospital de Base é construir um novo e por o velho “na chon”. Em razão disso não entendo porque fazer o puxadinho na entrada do hospital com nome de nova recepção e principalmente se a antiga tem apenas dois anos de reformada. Acredito que o governador, o secretário de saúde e o diretor do Deosp pensam diferente, mas como hoje, 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde fico inclinado a pensar mais em saúde que em obras. A verba do puxadinho poderia servir para comprar material para laboratório, remédios para pacientes ou alguma outra coisa que tenha a ver com saúde. O puxadinho é dispensável.

02-UPAs

Para quem trabalha na área a opinião é quase unânime: as UPA’s da prefeitura e do governo devem diminuir a superlotação do João Paulo II e até do HB, mas não resolvem as questões da saúde e por um motivo: hospitais são mantidos para atender a quem precisa de intervenção médica fora do domicílio, ou seja: existem para tratar doentes. Saúde é outro departamento. É política pública de governo, feita sem bisturi ou esparadrapo e sim com educação, programas, campanhas, assistência, que precisam de investimentos específicos além dos estruturais como esgotamento sanitário, fornecimento de água tratada e a coleta e destinação correta do lixo.  

A saúde e os extremos - Gente de Opinião03-Apagar ou acender velas?

Tenho minhas dúvidas. Estamos vivendo mais com avanços da ciência como laser, transplante, nanotecnologia, diagnóstico por imagens e talvez estejamos só no início do grande salto. Cem anos ou mais de vida será comum para a próxima geração. Só não sei como ou onde. A colônia humana está enorme para o frágil planeta. E haja escala industrial de alimentos e remédios para vivermos mais, ainda que doentes. Se a comida adoece, o remédio cura. Meio ambiente, finitude de recursos e qualidade de vida: O velho discurso da saúde terá que incorporar novos conceitos. Viver ligado a uma máquina só faz sentido se for uma solução temporária até a cura.     

A saúde e os extremos - Gente de Opinião04-A saúde e os extremos

Rondônia alcançou um feito quando há alguns anos fez o primeiro e único transplante de rins e registrou novo feito há poucos dias com a cirurgia que resolveu um problema grave de pele de um garoto. A possibilidade dos fatos voltarem a ocorrer é remota apesar de possível. No início da semana visitei o João Paulo e encontrei 110 pacientes acomodados precariamente no chão e dias antes o promotor Hildon Chaves anunciou que se o caos na saúde persistir pedirá a saída do secretário de saúde. A possibilidade dos fatos voltarem a ocorrer é quase certa apesar de não desejável. Em Rondônia a saúde funciona como um limpador de para brisa: bate lá e cá.

Gente de Opinião05-Bicudos x bocudos

A neo-guerra de cutubas e peles-curtas de dois representantes do povo – o ex-governador Ivo Cassol e o prefeito Roberto Sobrinho – foram definitivas para aprofundar os problemas na área de saúde em Rondônia e em Porto Velho. Reformar o João Paulo foi insanidade e não fazer o hospital municipal, idem. E vai ambulância entre a troca de acusações dos dois por não investir em hospitais regionais blindando a capital, não reformar postos em lugar de criar novos e não adotar a política agressiva de agentes comunitários. Aí fomos atropelados literalmente pelos carros e motos comprados pela classe pelos ex-pobres encantados com a riqueza das usinas.

A saúde e os extremos - Gente de Opinião06-Roubalheira é uma doença

Não me venham com o papo que a saúde ficou ruim agora. É mentira. Que o digam Capixaba Serra, Miguel, Milton e dentre tantos. Quem é ou foi da área lembra das máfias dos vampiros, das ambulâncias, mutirões da saúde, compras de medicamentos superfaturados, material de segunda a preço de primeira, do pagamento de hospitais da rede particular, dos acordos para ortopedia e anestesia, aluguel de aparelhos de imagens e oncologia, alimentação e limpeza, obras superfaturadas e coleta de lixo hospitalar. Saldo da conta: tem mais ladrão que paciente, médico e enfermeiro. O roubo sistemático é parte – e creia não é pequena! – da saúde pública.     

  

Gente de Opinião07-Saúde – uma questão aritmética

A verba para a saúde do povo vem do povo. Balela igual só a do poder que, em tese, emana do povo e tão falsa quanto. É ilusão a escolha de representantes e saúde em três níveis. Mentiras. Sem gestão, o dinheiro some e 1/3 é na saúde, na nossa cara. O doente no chão come, recebe remédio e fica ali gerando gastos. Gerar custos é o caminho. 100 mil pessoas por ano morrem de infecção hospitalar em 80% dos hospitais com superlotação. O caos é a chave para o roubo. Equação perversa: divide-se a grana, multiplicam-se os problemas, diminui-se a resolutividade e somam-se desvios. Resistir como? É dinheiro vivo, limpo e fácil que vai para o secretário, diretor, ministro, governador, prefeito, deputado, motorista, empresário, assessor, parente...

Gente de Opinião08-Mais dinheiro ou mais gestão: pau de dois bicos

È uma caso para pensar nesse dia mundial da saúde. Tivemos uma experiência do tipo que foi um fiasco. Para pegar o ladrão e acabar o roubo quase fecharam os hospitais. Profissionalizar a gestão com admissão de administradores e combater o desvio de verbas são os primeiros e simultâneos passos. E aqui meto o bedelho a favor das OS’s ressalvando que seu controle deve estar num conselho aberto. O lúcido Fernando Gabeira foi cirúrgico: “Enquanto a percepção de de desvios for alta e justificada, não há chance de aumentar investimentos na saúde, exceto pelo caminho da austeridade. Um impasse de efeito devastador na vida dos que dependem do SUS.” Não é fácil. “Mas quem disse que a vida é fácil?“ como resmunga o capitão Nascimento...   

Gente de Opinião09-Um alerta da OMS

Em 2050 haverá cerca de 400 milhões de idosos com mais de 80 anos no mundo. 386 milhões a mais do que havia na metade do século XX. Embora cada um esteja em uma fase diferente da transição, o envelhecimento geral da população está acontecendo em todos os países, e "em questão de anos" haverá mais idosos de 60 anos, que crianças com menos de 5, segundo um relatório da OMS divulgado esta semana. O alerta da OMS Organização Mundial da Saúde adverte para o desafio de um fenômeno ao qual é dedicada neste ano a comemoração do Dia Mundial da Saúde (7 de abril), com o lema "Uma boa saúde acrescenta vida aos anos".

Gente de Opinião10-Três perguntas cretinas 

Será que estão empurrando e deixando que o trânsito, a violência, a raiva que a gente sente, a falta de saneamento, lixo, sujeira dizimem o povo sem precisar gastar com a saúde? Ontem o governo queria a jogatina para gerar verba para a saúde, depois foi a CPMF, depois era brecar a emenda 29. Não querem acertar o alvo ou são ruins de pontaria? Faltam 15 dias. O que será?

 leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)