Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

A fogueira está acesa fervendo a massa azeda, podre, homogênea e fétida...


 

FRASE DE HOJE:

“O que você precisa para ficar com a gente?” Lula no quarto 4050 do Hotel Tulip em Brasília, abrindo rodadas de negociações políticas meio assim, tipo, como dizer... sim: republicanas.



 

01-Escárnio

A fogueira está acesa fervendo a massa azeda, podre, homogênea e fétida... - Gente de Opinião

A fogueira está acesa fervendo a massa azeda, podre, homogênea e fétida, impossível de ser separada apenas com a algaravia dos 513 deputados e 81 senadores, quase todos envolvidos na própria lama de onde tentam escapar. Impeachment ou engodo? Gritando, enlameados, ricos e bem vestidos nem notam a lama que aumenta na troca de acusações. Sujos, boçais, impunes e infelizmente vivos. Pena. Não há solução cristã ou legal para por fim ao escárnio.   

A fogueira está acesa fervendo a massa azeda, podre, homogênea e fétida... - Gente de Opinião

02-Fim do primeiro tempo

A fogueira está acesa fervendo a massa azeda, podre, homogênea e fétida... - Gente de Opinião

Depois de uma perda de tempo enorme, de muita baboseira, muito teatro, bate-boca e tudo o que é preciso para “consolidar a democracia e respeitar o estado democrático de direito” seja lá o que os bobalhões de sempre queiram dizer com isso, chegamos ao resultado da votação de admissibilidade. 38 a 27 e com isso teremos mais compras de votos de parte a parte. Sim senhores, não é só o governo que compra. É lá e cá. Por ora a “tchurma pro impeachment”, ganhou o jogo que vai continuar e mais chata de assistir que partida de truco entre bebuns.

A fogueira está acesa fervendo a massa azeda, podre, homogênea e fétida... - Gente de Opinião

03-Temer e o autogrampo

Gente de Opinião

Primeiro foi a carta inexplicável, cheia de queixas e amuos saída de um destemperado vice-presidente para sua presidente. Vá lá, até um homem com a formação intelectual de Temer comete pecadilhos literários ou uma burrice pública para ficar “ad eternum” e mais três dias no baú. A carta andava esquecida, mas ”cochilou o cachimbo cai” disse Zé de Nana e Temer cochilou. Num discurso de 15 minutos, deu-se lhe uma rasteira que só encontra similar à época em que FHC perdeu a eleição para prefeito de São Paulo e sentou-se na cadeira que viria a ser de Jânio. O irascível não perdoou: passou desinfetante na cadeira e FHC dançou.

04- Temer e a casca de banana

Gente de Opinião

A parabólica derrubou Ricúpero, o caseiro derrubou Paloci, o motorista derrubou Collor, as fitas do Cassol arrasaram a ALE, o pixuleco derrubou Vacari, uma bravata derrubou Lula e paro, pois a grampolândia não para.  Aqui surge o inovador Temer. Depois de ter feito papel de bobo com a “carta” da Dilma e como ainda não havia sido grampeado gravou uma mensagem pre-presidencial que vazou. “Desmantelo e bunda tem que ser é grande!”, aplaudiu o Zé de Nana. Mas o cuidadoso Temer escorregaria numa casca de banana que ele mesmo jogou? Será?

05-Temer e a estratégia

Gente de Opinião

Dizem que Temer pensa muito até para falar consigo mesmo e até por isso vale a reflexão que nos leva ao período que antecedeu a primeira eleição de Lula. Para acalmar o mercado e a classe média, Lula lançou uma carta em que sinalizava o seu respeito às regras estabelecidas no país. De igual forma a gravação feita por Temer pode ter buscado por vias transversas – um vazamento seletivo ou se preferem, o sem querer querendo – levar ao mercado, ao judiciário, ao eleitor e ao empresariado um recado para reduzir a pressão nesse conturbado período de pré votação do impeachment da Dilma. Estratégia bem bolada ou um tiro no pé?

06-Temer, o magoado

Gente de Opinião

“Sei que a senhora não tem confiança em mim e no PMDB, hoje, e não terá amanhã” revelava Temer na carta de triste memória. “O fundamental agora é o diálogo, em segundo lugar a compreensão, e em terceiro lugar, para não enganar ninguém, ideia de que vamos ter muitos sacrifícios pela frente”. A fala nada tem de improviso. Concisa, estruturada, não derrapa, não agride, não ataca e passa ao largo de controvérsias. Estratégia ou tentativa de concertação?

07- Temer, o pacificador

Gente de Opinião

Para não dizer que não falei das pedras, imaginem a pedreira que o vice-presidente Michel Temer terá pela frente caso consiga seu intento de governar o país. Um congresso belicoso e fisiológico, um PT com a marca da oposição ferrenha, uma economia em frangalhos, uma brutal queda de arrecadação, uma demanda desconhecida nas diversas aéreas e urgência para juntar os cacos do país. Junte-se a isso suas mazelas pessoais – seu nome está na caderneta do Moro – e o racha do seu partido. Se é difícil pacificar sua casa, o PMDB, como será o resto?

08-Rescaldo

Ainda que o fogo não tenha sido extinto e que qualquer uma mudança, inclusive renúncia dos mandatários de plantão, não aponte para correção de rumos, temos pequenas compensações. Ouvindo a baboseira que chamam de discurso, percebo que os capachos estão esquecendo o pernóstico “presidenta”, bem como o endeusamento bolivariano, seja lá o que isso seja, venha a ser ou tenha sido. Mas será difícil esquecerem a partitura para bumbo entoada com cruel maestria pela “ala ex-tudantiu” formada por Gleisi, Vanessa, Feghali, Fontana, Lindbergh, etc.


 

09-Moro na área

A fogueira está acesa fervendo a massa azeda, podre, homogênea e fétida... - Gente de Opinião

O Juiz Sérgio Moro não dorme de touca. Estava nos EUA, mas chegou com ganas de trabalhar e nem precisou esperar mais uma sexta feira para distribuir algemas em figuras impolutas e de caráter sem jaça. O ex-senador Gim Argelo que tem muito a falar de peripécias e escaramuças para livrar a cara de figurões e empresas na CPI das empreiteiras a preço módico, vai ter uma conversa de pé de orelha com o presidente da República de Curitiba. O juiz Moro está na cola.   

    

10-Zé de Nana e “o placar”.

Após a vitória da oposição sobre o governo, Jacques Wagner - ministro ou chefe de gabinete? - minimizava a derrota discorrendo de maneira desapaixonada sobre qualidade e a quantidade dos votos obtidos quando o sempre politicamente incorreto Zé de Nana cortou o barato: “Isso é igual casar com mulher feia. Ou separa ou esconde, mas se ficar não pode abrir a boca”.

leoladeia@hotmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nuvens negras para a FAB

Nuvens negras para a FAB

A Força Aérea Brasileira que mantem um serviço executivo para os rincões brazukas está com vento de través não no sentido literal, por falta de gran

Trio parada dura de Rondônia

Trio parada dura de Rondônia

Para chegar a Porto Velho faltam voos, os barcos são precários e sobram então as estradas. A BR319 é da Marina e a 364 é do pedágio fake: você paga,

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Dez anos de petrolão e... Arquive-se

Em 27 de abril de 2015 era aberta a CPI do Petrolão e de novo as esperanças apontavam para um ponto fora da curva que nos colocaria noutro patamar d

A fauna exótica prospera em Brasília

A fauna exótica prospera em Brasília

Minha paranoia sempre volta quando ouço uma “otoridade” afiando as garras sobre meus direitos, o que ultimamente é a praxe. Quem viveu a ditadura sa

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)