Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

A BELA E A FERA



Frase do Dia:

“Matar passarinho é crime inafiançável, quem dirá matar criança”- Elba Ramalho, cantora em campanha contra o aborto

 


 

A BELA E A FERA - Gente de Opinião

01-A bela e a fera

Ele não para nunca e dorme cada vez menos. A fera da televisão e rádio de Rondônia, Everton Leoni, se recria a cada dia, cria novos programas na TV e rádio – Papo de Redação na Parecis – é sucesso de público e anunciantes e sem alardes criou sua escola de apresentadores. Sou uma de suas crias no Câmera 11, no ar há cinco anos. A fórmula é imbatível: generosidade, espaço e crença. Ver, intuir e jogar no vídeo. Foi assim comigo e continua sendo agora. Todo dia, a partir de 7 da manhã, a bela e competente Renata Beccária está com a fera em um novo programa de TV com a marca do “Midas da mídia”. Novo Dia (Vídeo AQUI) é um programa bem acabado e que já nasce com enorme audiência. E quem é desse ramo sabe: se é criação do Éverton, batata! É sucesso!      

02-Me dá um dinheiraê

A “tchurma do Ecad” não dorme de touca. Já estou pensando até em abolir o rádio do carro e esquecer minhas musiquinhas nas caminhadas e parar de comemorar aniversário pois é tocar alguma coisa e a cobrança chega. A última dos tarados por larjant foi cobrar de um blogueiro a merreca de R$ 352,59 mensais pelos vídeos do YouTube e Vimeo que eram veiculados no blog Caligraffiti. Absurdo! "Eles disseram que o YouTube paga, pois é um transmissor, mas os blogs são retransmissores e também têm de pagar", diz um responsável pelo blog. Realize comigo: noivos felizes descem as escadas da igreja quando o ecadiano apresenta a conta. Sacanagem!

03-República Sindical do Brasil

Chama o Veckel para botar ordem na bagunça que se instalou em São Paulo. Talvez um chute no traseiro resolva. Vejam a que ponto o Brasil foi levado pelo poder paralelo dos sindicatos. A maior cidade do país parou porque os caminhoneiros discordam de uma decisão da prefeitura em limitar o tráfego de caminhos pelas duas mais congestionadas vias da Cida, as marginas do Rio Tietê. Por trás disso, acreditem há o componente político eleitoral, podem ter certeza. Os caminhoneiros pararam, faltou combustível nos postos e a cidade parou. Como vivemos num estado de direito, a questão absurda será decidida na justiça. Enquanto São Paulo fica refém da República dos Sindicatos, a “esquerda burra” faz festa e o litro de gasolina pula para R$5.  

 04-Chute no traseiro

A expressão é chula, o francês Veckel é mais grosso que papel de enrolar pregos, os brasileiros e até o aspone Marco “top top” Garcia pularam, o ministro chiou, pegou mal, o Veckel se desculpou e só faltou dizer que seu tradutor merecia um chute no trazeiro mas, convenhamos: a reclamação procedia. As obras estão atrasadas, a Fifa é claro está preocupada com a Copa e não com o Brasil e tanto é verdade que a Câmara de Deputados já votou a Lei Geral da Copa e enviou ao Senado para ser aprovada a toque de caixa. Não admito que alguém de fora fale mal do Brasil. É o meu pais e deve ser respeitado apesar do “gouvernement de merde”.  

A BELA E A FERA - Gente de Opinião05-Política pública de segurança

A permissividade da lei no Brasil está levando o país ao absurdo. Quem mata uma pessoa com seu carro, dificilmente vai preso. Se matar uma onça com o mesmo veículo é preso por crime hediondo. O criminoso que tenha foro privilegiado pode ficar tranqüilo pelo tempo que durar o seu mandato, pois dificilmente será julgado, ainda que seja preto, pobre ou prostituta. Para lembrar, com o sistema de progressão da pena ninguém fica mais que 30 anos preso. Domingo um rapaz foi seqüestrado em Porto Velho. A família pagou o resgate e como em casos iguais nada espera e nem deve esperar da justiça. Sem acreditar no poder do estado e/ou da justiça, seguimos pela via não desejável, mas possível da barbárie. Uma hora a casa cai. Sempre cai.   

A BELA E A FERA - Gente de Opinião06-171 - Baita ironia

Dei duro a tarde toda para deixar meu computador nos trincs. Conflito de IP e o desligamento sem aviso prévio. Troca isso e aquilo, passa antivírus, bruto ligado. Navegava nos sites locais quando dei de cara com a chamada do Tudorondônia: “171 políticos rondonienses não podem ser candidatos em 2012. Confira o listão”. Não me dei ao trabalho de olhar o tal listão e rachei o bico de rir lembrando o bordão do colunista Zé Simão. Se realmente o Brasil é o país da piada pronta, Rondonia é sua expressão mais autêntica e bem acabada. Tremendo 171 esse listão.   

07-Puro non sense

Quando criado nos idos de 2007, o Instituto Chico Mendes rachou ao meio o Ibama. A idéia era desatar os nós do desenvolvimento do Brasilsão que tinha pressa. Lula que fazia e desfazia não foi contestado mas, o tempo passa o tempo voa e a ação proposta pelos servidores do Ibama foi julgada e... Bingo! Cinco anos depois de criado o Instituto Chico Mendes mostra a sua cara e ela é mais falsa que uma nota de “trêrreaus”. E o que fazer, se o STF é que diz isso? Melhor perguntar a quem sabe, no caso o STF. E é o STF que diz: deixa como está para ver como é que fica e em dois anos o Congresso dá um jeito de ajeitar tudo. Mas com jeito para não desajeitar.  

08-Da discussão nasce a luz

Essa historinha de terror burocrático do item anterior, acabou abrindo espaço para que o STF mandasse alguns recados ao Congresso Nacional. Como o Instituto Chico Mendes foi criado via Medida Provisória, o Congresso passou atestado de incompetência por desconhecer ou burlar a Constituição. O ministro Fux deu o tom, “O Supremo não vai validar leis que não cumpram o rito constitucional” e Gilmar Mendes fechou: “Talvez com isso se esteja aviando um remédio contra esses abusos notórios que são a negociação a partir de um relator, a possibilidade de pendurar essas causas todas". Talvez agora o Congresso resolva pegar o pião na unha. Talvez...

A BELA E A FERA - Gente de Opinião09-Uma excelente idéia para ser copiada

Quem não tem competência para criar deve ter humildade para copiar e de preferência citando o autor. A Câmara Municipal de São Paulo aprovou o projeto que estende à administração municipal as regras da Lei da Ficha Limpa. A lei torna inelegível por oito anos os condenados em segunda instância, cassados ou que renunciaram para evitar a cassação, entre outros. Pelo projeto serão atingidos os nomeados pelo prefeito ou pelos vereadores, em todos os escalões municipais que terão 90 dias para provarem que não são "fichas-sujas". Se a moda pega aqui...

 

A BELA E A FERA - Gente de Opinião10-Três perguntas cretinas 

Nesse oito de março não é hora de refletirmos sobre as razões da baixa participação feminina na política? Com tantos homens secretário que entraram e sairan da secretaria da Saúde, por que o governador Confúcio não colocou uma mulher como uma das suas poderosíssimas irmãs?   Já que chegamos aqui, lembro que o lugar em que as mulheres tiveram mais espaço – ALE – foi onde elas mais se enrolaram. Culpa das mulheres ou da estrutura viciada?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)