Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Mais de 170 pessoas, entre jurídicas e naturais, estão impedidas de contratar e licitar com o governo de Rondônia



Amparada por um conjunto de normas e recursos tecnológicos e operacionais, a Controladoria Geral do Estado (CGE) desenvolve um trabalho de fiscalização e monitoramento de alcance capaz de reduzir os riscos que envolvem a administração pública; e como consequência desse trabalho, a Controladoria mantém aproximadamente 180 pessoas (entre jurídicas e naturais) inabilitadas, impedidas de contratar e licitar com o Governo.

Segundo o auditor Rodrigo César Silva, diretor-executivo da CGE, o órgão mantém atualizado o Cadastro de Impedidos de Licitar (Cagefimp), que pode ser acessado online por qualquer pessoa no Portal da Transparência Rondônia. Para ele, este recurso facilitou e dinamizou ainda mais o trabalho das câmaras de fiscalização, principalmente das comissões de licitação, que na falta da certidão de nada consta da empresa licitante pode, por meio de um clique, consultar a situação dela e saber ali mesmo se e está apta a participar do certame.

Gente de Opinião

Rodrigo César Silva , diretor-executivo da CGE

O auditor fez questão de explicar que o impedimento é temporário, e sendo sanável, depende apenas da empresa interessada em justificar ou corrigir a impropriedade que deu causa ao impedimento. Ele citou como exemplo de irregularidades mais corriqueiras a situação de quebra de acordos legais, a entrega irregular de medicamentos e material penso, alimentos para as escolas, entre outros, que podem inabilitar uma empresa, já que exige ação continuada, sob pena de grave prejuízo na prestação do serviço público.

Rodrigo César fez ver que no universo do sistema governamental, além das compras de medicamentos e alimentos, outros contratos revelam-se mais complexos, como os das obras civis e rodoviárias, que exigem do fiscal muita atenção com detalhes de serviços que podem definir valores de medições, e até ser determinante para amparar a emissão de termo de conclusão, o que é um trabalho mais minucioso, na sua avaliação.

O diretor-executivo da CGE foi enfático ao afirmar que todo esse trabalho de auditoria de resultado certamente não seria possível sem o apoio do Governo de Rondônia, que tem feito e continua fazendo importantes investimentos no setor. Segundo ele, a atenção do governador Confúcio Moura foi fundamental para a reestruturação da CGE e contratação e/ou capacitação de seus técnicos, principalmente para modernizar o Portal da Transparência local, que atualmente tem uma média de 100 mil acessos mensais.


Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)