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Cleuber Pereira

E AGORA SERÁ QUE VÃO DEXAR CONCLUIR A PONTE?


E AGORA SERÁ QUE VÃO DEXAR CONCLUIR A PONTE? - Gente de Opinião
Por Cleuber Rodrigues Pereira


Os governos de Rondônia e Amazonas, os empresários, as comunidades e pequenos núcleos urbanos e as centenas ou milhares de famílias que vivem e trabalham na margem da BR-319 e adjacências sonharam e rezaram muito para ver realizado o sonho da ponte sobre o Rio Madeira, unindo os pontos da rodovia federal que liga os estados de Rondônia e Amazonas.

O histórico deste projeto é terrível. A obra foi licitada pelo menos duas vezes, e duas vezes o certame foi “melado” (anulado), não porque o projeto contivesse alguma irregularidade, mas porque contrariava os interesses dos balseiros – um grupo que domina os rios da Amazônia, liderado e assessorado por gente da pior espécie -, que tudo fazem para manter o arcaico, desorganizado e arbitrário serviço de balsa para travessia do Rio Madeira em Porto Velho.

Mas, enfim, a obra foi licitada e iniciada, o que só foi possível com a força do povo, a exemplo da indignação dos agricultores da Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM), que chegaram a fechar a rodovia federal exigindo energia elétrica e a construção da ponte. Foram dias difíceis, com ameaças para os agricultores, e com políticos mal intencionados tentando tirar proveito da situação.

E AGORA SERÁ QUE VÃO DEXAR CONCLUIR A PONTE? - Gente de OpiniãoDurante as discussões sobre este projeto, quando finalmente foi decidida sua licitação, Rondônia viu de tudo, principalmente do que não presta. Enquanto empresários sérios e a sociedade em geral defendiam a obra por entender que ela seria de importância fundamental para o desenvolvimento econômico e social deste lado do Brasil, os balseiros escalavam um time de gente sem brilho humano, usando de todos os artifícios, na ânsia de mais uma vez “melar” o projeto.

Iniciada a obra ainda fizeram, e continuam fazendo, de tudo para atrasar sua execução, contando é, claro, com toda a inércia do DNIT, órgão federal que durante todo esse tempo só confirmou tudo que se pensa e fala dele, um cabide de emprego para acomodar interesses meramente políticos, e detrimento dos interesses do País e da sociedade, chegando a ser envolvido em corrupção e em denúncias de que estaria, sim, a serviço dos balseiros.

A desocupação da cabeceira da ponte no lado direito do rio é o grande imbróglio. Dizem que o motivo do atraso da obra decorreu da não desocupação desta área. A ponte está pronta, mas o tráfego sobre ela só será possível quando os balseiros assim o decidir, pois ali os moradores rezam sua cartilha. O conjunto habitacional construído, com muito atraso, para abrigar esses moradores está praticamente pronto para recebê-los, mas a informação que corre, é que poucos vão deixar suas casas. Por quê? 

E AGORA SERÁ QUE VÃO DEXAR CONCLUIR A PONTE? - Gente de Opinião

Agora o DNIT tem um novo superintendente, o engenheiro Fabiano Cunha, servidor de carreira da autarquia, o que é um alento para a sociedade rondoniense – é certo que vai sofrer muita pressão, mas há de continuar sendo servidor público e não de deputado, senador ou de balseiros. O Brasil precisa e conta com sua inteligência, lisura e decisão, engenheiro Fabiano Cunha, para por um ponto final neste imbróglio, e liberar a ponte da BR-319, que é um dos projetos mais importantes do Brasil, na Amazônia Ocidental, mas que não interessa aos balseiros e seus assessores.

Contato: [email protected]

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