Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Cochá News 05/11/10


 

 

PLANEJANDO FUTURO

Pois bem. Acabou a disputa. Agora é hora de organização e planejamento para enfrentar os grandes desafios que se impõe na gerência da nova Rondônia. Aliás, planejamento deve ser a palavra-chave da nova gestão, visto que o Estado experimentou nos últimos três anos, um verdadeiro choque de crescimento – econômico, social e cultural - fruto dos investimentos federais.

 

 

APAGANDO NOMES

Do choque político nem se fala. A Lei do Ficha Limpa operou um grande milagre em Rondônia, eliminando o que de pior havia na política local, e de resto, no País. O tempo deverá cumprir seu papel, apagando esses nomes da memória coletiva, em que pese a fama de memória curta do povo brasileiro.

 

 

O NOME DA ASSEMBLEIA

Bom, mas voltando aos grandes desafios do Doutor Confúcio Moura - governador eleito do Estado de Rondônia -, a etapa crucial dessa fase que antecede a sua posse, será a articulação para eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. É sabido que sem um comando responsável e de valor moral no Legislativo fica difícil administrar o Estado.

 

 

GRAVE AVARIA

Muitos nomes já aparecem no cenário desejando a consideração e o destaque da mídia, alguns dos quais sem qualquer chance de preencher os requisitos que o cargo exige, aliás, entre eles, há nomes com grave avaria no aspecto moral, mas mesmo assim estão lá como opção para comandar o Poder Legislativo Estadual.

 

 

Cochá News 05/11/10 - Gente de OpiniãoASSISTINDO A FRITURA

Assentado e apresentando a velha serenidade de sempre – sua característica mais marcante – Confúcio Moura assiste de camarote a guerra dos nomes. Ele sabe de seus compromissos, mas sabe também da importância de se corrigir equívocos e falhas que viciaram a estrutura do Poder Legislativo, que se notabilizou, havia pouco tempo, como a grande Gaiola de Ouro II, que desmoralizou nacionalmente o Estado de Rondônia.

 

 

Cochá News 05/11/10 - Gente de OpiniãoO HOMEM

Felizmente existem nomes que o governador conhece e confia – isso não é bastante -, e que podem resultar na solução para o grande entendimento que se impõe. Entre eles, na ponta, está Adelino Follador (DEM), da base aliada, homem de confiança de Confúcio Moura, que reúne em torno de si todas aquelas características que se busca em alguém que postula um cargo tão nobre – inteligente, de conduta ilibada, respeitado e considerado em todos os órgãos e poderes do Estado, que preserva valores familiares e religiosos, e, no trabalho, é arrojado como um bom gaúcho deve ser.

 

 

QUEM MAIS

O governador tem, também, gente de grande valor em seu partido, como Zequinha Araújo, por exemplo, além dos aliados do PT – Ribamar Araújo. Hermínio Coelho e Epifânia, e, conhecedor que é, não desprezará nomes como Jesualdo Pires (respeitado e de bom trânsito entre os Poderes), e o novato Jaques Testoni, bem conceituado e devotado à causa pública. É esperar.

 

 

ESTREANDO

Enquanto isso, os novatos eleitos para o Congresso Nacional aguardam com muita expectativa esta nova fase de suas vidas. O ex-governador Ivo Cassol se prepara para fazer sua estréia no Senado da República, e o Padre Ton, deve mostrar na Câmara Federal porque foi o único eleito pelo PT no Estado. Carlos Magno e Marcos Rogério também são estreantes na vida legislativa, e já vão iniciar em alta, em Brasília.
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião

 

Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira -  cleuber57@gmail.com
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Cleuber Pereira

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru