Sábado, 31 de março de 2018 - 22h15
Desafios na Amazônia
Tudo é grande na Amazônia: a floresta, os rios, a diversidade de povos, cultura, flora e fauna. Todos e cada um constituem fatores que animam o espírito empreendedor e a vontade de estabelecer aqui o modelo de nação que o Brasil precisa.
No entanto, os desafios a encarar também são grandes – e correm o risco de induzir ao desânimo, refreando o ímpeto que as grandezas positivas motivam. Será preciso vencer a lógica desumana dos tiroteios que ofendem a Justiça e a humanidade, da degradação ambiental que agride as futuras gerações, do desrespeito ao ser humano em todas as suas dimensões.
A grandeza multidimensional da Amazônia foi sintetizada pelos flagrantes do fotógrafo Rafael Gamba, que protagonizam a exposição Terra Sem Mal, em Belém. São imagens capturadas na década de 1970, período caracterizado por gigantescas transformações, com a emergência de obras de infraestrutura e igualmente amplo fluxo migratório.
De pequeno, por aqui, só o novo mosquito que aparece para assustar o Brasil mais que os “tiroteios localizados”: o Aedes albopictus, identificado pelo Instituto Evandro Chagas. O inseto é pequeno, mas a febre amarela que ele espalha é mais um imenso desafio.
O entusiasmo do PDT
O crescimento do ex-ministro Ciro Gomes nas sondagens eleitorais para a disputa presidencial está motivando a militância em Rondônia. Mesmo porque ele é uma das opções do PT sem Lula, cada vez mais próximo da condição de inelegível. Com uma enorme colônia de nordestinos, Porto Velho deve se inclinar pelo ex-governador do Ceará, assim como os migrantes sulistas estão optando pro Álvaro Dias (Podemos) no interior.
Eleições 2018

O senador Ivo Cassol (PP) voltou a se entusiasmar com a possibilidade de entrar em condições de disputar a eleição ao governo do estado em outubro. Ele já foi condenado a cumprir pena alternativa em Brasília, mas até agora a medida tem sido protelada e com isto voltou as lides políticas. Já está se firmando como um líder da oposição ao governo Confúcio Moura.
Clãs políticos
Esposas e irmãs de políticos devem disputar cargos eletivos nesta temporada em Rondônia. O senador Raupp tem a esposa Marinha na luta pela reeleição, o governador Confúcio Moura a irmã Claudia também a Câmara dos Deputados, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves tem a esposa Yeda a estadual, a prefeita de Vilhena Rosane tem o marido Melki Donadon. Na capital a deputada federal Mariana tem o irmão Mauricio na peleja a ALE.
Duelos regionais
Grandes confrontos políticos regionais vão mostrar quem é quem na política rondoniense com alguns nomes em ascensão e outros buscando a recuperação. Na capital, duelam Leo Moraes (Podemos), com Mariana Carvalho (PSDB) e Mauro Nazif (PSB). O nome mais votado entre eles deverá ser um predador natural do prefeito Hildon Chaves em 2020. É uma disputa com reflexos na sucessão municipal.
Janela da infidelidade
A janela partidária que permite a infidelidade dos deputados estaduais e federais num troca-troca de partidos deve ocasionar muitas migrações de parlamentares até o próximo dia 7. As mudanças devem ocorrer principalmente na Assembléia Legislativa de Rondônia já que na bancada federal nenhum deputado ou senador exteriorizou a vontade de sair de suas respectivas legendas.
Via Direta
*** As desincompatibilizações já começaram em Rondônia, mas a maioria delas está programada para o próximo dia 5 *** No interior, a saída mais esperada é do prefeito Jesualdo Pires em Jipa. Uma grande festa está sendo preparada *** Com o desemprego ainda enorme na capital, aumenta o número de camelôs e vendedores ambulantes *** A nominata do PSB para a Câmara dos Deputados inclui o ex-prefeito Mauro Nazif e o ex-secretario da Agricultura Evandro Padovani.
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)