Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Para fazer história + Filas bancárias + Boa proposta + Maria da Penha


Para fazer história + Filas bancárias + Boa proposta + Maria da Penha - Gente de Opinião

Para fazer história

Há meio século, a imagem do Brasil no exterior também era ruim. A diferença é que a repressão aos opositores, a censura à imprensa e a entrega do país às empreiteiras que depois subornariam Lula e o MDB era maquiada com altos índices de crescimento econômico, o “milagre” que ruiu na crise de 1980.

Hoje, o Brasil tem uma democracia constitucional sólida, a oposição não tem embaraços e a imprensa é livre, mas a imagem do Brasil voltou a ser a pior possível. A má imagem existente há meio século foi vencida justamente pela supremacia da Constituição sobre as pretensões autoritárias.

Com a imagem em cacos, como será possível vencer o horror e o medo que o mundo sente do Brasil? Certamente lançando mão da mesma Constituição que salvou o país anteriormente. A má imagem de hoje vem dos maus tratos com a Amazônia, omissão, prevaricação e vitórias do crime sobre a lei e a ordem, com impunidade e até sanções educativas ignoradas.

Para fazer valer a Constituição, as Forças Armadas são chamadas pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, para um esforço de proteção à floresta. Será salutar e de lavar a alma fazer o mundo assistir à maior operação militar da América Latina se desencadear, não para atacar outra nação, como em 1864, mas para proteger o mundo. A operação fará história se recolocar o Brasil no topo das melhores soluções globais.

.............................................................

O adiamento

Como foi ventilado, os deputados estaduais de Rondônia anunciaram posição contrária ao perdão da dívida da Energisa pelo governo do estado. O assunto foi tratado na Comissão de Constituição e Justiça onde se decidiu a coisa, mas o assunto foi adiado para uma decisão definitiva por 60 dias. Tem muita gente acreditando que neste período os mesmos deputados que anunciaram a posição contrária vão voltar atrás”. Será? Os parlamentares falaram  muito sério, né?   

Filas bancárias

O município de Vilhena tem se destacado no combate ao coronavirus – foi o último polo regional a ser atingido no estado – e também deu uma demonstração durante a semana de eficiência e respeito a sua população ao montar tendas para livrar os beneficiários da Caixa Econômica Federal das intempéries do tempo com chuva e sol em filas intermináveis. Meus parabéns ao prefeito Eduardo Japonês e meu protesto contra a Caixa, já que ela que deveria ser ela a adotar esta medida de proteção aos seu clientes.

Boa proposta

Aliás, se fosse vereador ou deputado estadual trataria já de um projeto de lei para proteger a população destas longas filas  de pagamento obrigando as instituições bancárias a montar as tendas de proteção. É lastimável constatar tantos idosos, mulher grávidas, deficientes físicos sofrendo madrugadas adentro em filas insuportáveis para receber os pagamentos nos bancos. Um abuso que sensibilizou o prefeito Eduardo Japonês e em seguida o prefeito Thiago Flores em Ariquemes.

Maria da Penha

O isolamento social exigido pela pandemia do coronavirus tem sido uma tortura para muitas mulheres alvo de agressões de seus maridos. A violência aumentou muito nos últimos meses tornando necessária a volta da patrulha Maria da Penha para atender as ocorrências que se multiplicaram geometricamente na capital rondoniense. Antes da pandemia a violência era praticada nos finais de semana, agora a semana inteira. É lamentável.

Nominata pronta

O PDT de Porto Velho tem sua nominata a vereança praticamente pronta, com 32 nomes, como permite a legislação eleitoral para disputar as 21 cadeiras do Legislativo da capital. A lista é liderada pela combativa vereadora Ada Dantas, segue com nomes expressivos como o apresentador Rosinaldo Guedes  e cumprindo as exigências do percentual de candidaturas femininas. Neste quesito o partido é o que conta com mais  representantes.

Via Direta

*** Os países que desdenharam do coronavírus hoje lideram no mundo o número de casos desta pandemia como os Estados Unidos Inglaterra e o Brasil *** O atraso nas providências – sendo que nossos vizinhos Paraguai, Argentina e Uruguai começaram um mês antes que o Brasil com o isolamento social – levaram nosso País a esta aflitiva situação *** Trocando de saco para mala: Os gerentes continuam sumidos das instituições bancárias prejudicando os  casos de financiamentos da casa própria cujos processos vão se amontoando *** Em tempos bicudos, o comércio voltou a ganhar corpo com o Dia das Mães na capital, mesmo com alguns segmentos do comércio ainda fechados *** Os economistas acreditam que 2020 já foi para o saco em termos de desempenho da economia. A recuperação ainda vai longe. Pobres brasileiros.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)