Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O alinhamento de Marcos Rocha e ALE - Hildo articulado com a bancada federal - Pobres mãezinhas das autoridades


O alinhamento de Marcos Rocha e ALE - Hildo articulado com a bancada federal - Pobres mãezinhas das autoridades - Gente de Opinião

Festival Pan-Amazônico

O desmantelamento do incentivo cultural da Petrobras coloca produtores e artistas na obrigação de procurar outras fontes de financiamento. Artista que trabalhe apenas dependendo de mecenato estatal está fora do diapasão. De resto, o governo já deu a entender que pode voltar atrás depois de decisões já tomadas.

Sem o risco de parecer receio infundado, há o temor de que o presidente Bolsonaro queira desativar o setor com base na teoria conspiratória do “marxismo cultural”, ilusão que contamina alguns setores governamentais. No entanto, a manifestação do presidente de que pretende tirar a estatal o incentivo a produções culturais talvez signifique deslocar essa ação para uma área mais compatível. A carruagem ainda não partiu.

Para se contrapor ao clima de velório entre os produtores culturais volta à cena o Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema, depois de uma interrupção de sete anos, previsto para meados de abril, em Belém.

Promover documentários via intercâmbio entre Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Guianas e Suriname é uma iniciativa importante. Máxima do Templo de Delfos dizia que o ser humano precisa conhecer a si mesmo. As regiões também. Filmes documentários facilitam esse propósito.

............................................

O alinhamento

Depois de um inicio relutante e com sua articulação no campo político – leia-se a relação com a Assembleia Legislativa e a bancada federal – deixando a desejar, finalmente o governador Marcos Rocha (PSL) procurou alinhamento com os deputados estaduais visando conquistar uma base confiável no Legislativo. O primeiro encontro já rendeu bons resultados.

Terra arrasada

A economia de Rondônia esta seriamente prejudicada com o rigoroso inverno amazônico. Dezenas de pontes foram levadas água abaixo ou estão danificadas. A malha de estradas vicinais arrebentada, boa parte da produção sem escoamento no interior e na capital o Rio Madeira ameaçando a população ribeirinha, seja nos distritos ou na própria cidade de Porto Velho.

Bem articulado

Como nos anos anteriores, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) se mostra bem articulado com a bancada federal na captação de recursos das emendas parlamentares. Neste sentido ele trabalha muito bem, o que tem que melhorar a agilidade dos projetos técnicos para que o dinheiro apareça posteriormente. Desde os idos de Nazif a capital tem perdido recursos pela falta de engenheiros.

Pobres mãezinhas

Na estação das chuvas na região Amazônica é rotineiro o povão xingar as mãezinhas dos prefeitos e governadores por causa das alagações nos bairros e interrupções nas estradas. Por causa do brutal aumento de energia, as mãezinhas dos diretores da Ceron e da Aneel foram incluídas neste hábito. Quem recebeu as contas com um brutal reajuste neste mês está reagindo desta forma.

Terras caídas

E nesta época de inundações, aumenta o fenômeno das terras caídas, que são os desbarrancamentos dos rios na zona ribeirinha. Em Porto Velho, as regiões que mais preocupam são as do Triângulo, Nacional e do Ramal Maravilha. Em Rondônia já tivemos desastres de grandes proporções em anos passados e nas cheias a tendência é que cresçam os incidentes inclusive nos distritos de Calama e São Carlos.

Via Direta

*** Com a BR 319, que liga Porto Velho a Manaus já paralisada no chamado “meião” pelos atoleiros e a BR 364 sofrendo seguidas interrupções, a região Amazônica vivencia maus bocados *** Mas  situação pior ocorre na Bolívia com quase 15 mil desabrigados, 20 mortos e 12 desaparecidos com tanta chuva *** Trocando de saco para mala: com orçamento enxuto, a Assembleia Legislativa de Rondônia esta parcimoniosa nas nomeações de cargos comissionados *** Por falar na ALE, já estão definidas as principais comissões técnicas para a temporada.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)