Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

NOVO FRENTÃO - Por Carlos Sperança


Preciosas lições

O “poste” não tem mais vergonha de carregar a luz. A longevidade de Vladimir Putin na Rússia e agora a eleição de Iván Duque, apoiado por Álvaro Uribe, transformaram em vantagem a antes depreciativa crítica a candidatos apoiados paternalmente por ex-governantes.

O sonho de vários candidatos à Presidência do Brasil é ter o apoio de Lula, que os pobres associam a tempos de economia em franca expansão e ao super ciclo das commodities. Outros candidatos, mesmo sem o apoio de Lula, ambicionam seu perfil conciliador, dizendo-se “sociais-liberais” ou “conservadores nos costumes e liberais na economia”, óbvias contradições.

 O Brasil divide com vizinhos destino da Amazônia. Para proteger os povos, garantir a segurança, a sustentabilidade e a manutenção da democracia, tudo o que acontecer em cada nação se refletirá nas demais.
A calma eleição na Colômbia, com a pacificação e a trégua da guerrilha, ensinam boas lições: é melhor assim, sem violência e insultos; outra sem a paz na Colômbia e a inclusão dos ex-guerrilheiros, eles serão empurrados para a fronteira, unindo-se a criminosos sem pátria.

Para o bem geral é hora de refletir sobre a necessidade vital de afirmar a democracia, combater desigualdades e privilegiar a inclusão.
 

Um Frentão
Esta se formando um Frentão para a disputa das cadeiras à Câmara dos Deputados que vai desde os deputados Expedito Neto (PSD) e Mariana Carvalho (PSDB), ao ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PDT), ao ex-prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB), vereadora Silvia Cristina de Ji-Paraná (PDT), entre tantos outros nomes. É uma aliança poderosa.

Em andamento
A montagem desta citada coalizão é para a disputa a Câmara dos Deputados está em andamento, existem idas e vindas na mesa das negociações e a coisa só deve ser fechada mais perto das convenções, no mês de julho. De outro lado, o MDB que já tem os deputados Marinha Raupp e Lucio Mosquini busca alianças para se reforçar e para tanto conversa com outras agremiações aliadas.

As puro sangue
Enquanto os partidos de destaque se socorrem com grandes coalizões para a eleição da Câmara dos Deputados, repletas de medalhões e afastando com isto candidatos de menos potencial de votos, já para a Assembléia Legislativa as legendas melhor aquinhoadas pelo fundo partidário optam pelas composições próprias, sem a necessidade de coligações.

A cirandinha
Nesta altura do campeonato já de percebe que os pré-candidatos ao senado Confúcio Moura (MDB) e Aluizio Vidal (Rede) estão pulando cirandinha. É uma dupla que se completa no primeiro e segundo voto na capital. Se Confúcio retribuir este apoio no Vale do Jamari, Vidal vai se tornar o cara no pleito de outubro, porque em Porto Velho já tem a ponteira.

Cenário indefinido
Mas continuam algumas indefinições para a disputa das duas cadeiras ao senado em Rondônia. A primeira delas é com relação a candidatura de Expedito Junior (PSDB), também cotado para a disputa do governo do estado. A segunda indefinição é quanto ao deputado federal Marcos Rogério (Democratas) que torce para Jesualdo Pires (PSB) disputar o governo e então ele assumir uma candidatura ao Senado.

Via Direta
*** O prefeito interino e os vereadores de Vilhena arrumaram para a cabeça caçando encrenca com a ex-prefeita Rosani Donadon (MDB) *** Só assim a população ficou sabendo de uma reforma milionária naquela Casa de Leis no valor de R$ 3 milhões e de uma nova verba indenizatória para os edis *** E tem o aluguel de um hotel de compadres que ainda que não esta explicado.*** Trocando de saco para mala: O historiador Anízio Gorayeb desistiu de disputar cadeira a deputado pelo PSB.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)