Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Em Porto Velho o cenário das eleições ao invés de se definir fica mais nebuloso


Em Porto Velho o cenário das eleições ao invés de se definir fica  mais nebuloso - Gente de Opinião

Uma gangorra

Em Porto Velho o cenário das eleições ao invés de se definir fica   mais nebuloso e a coisa virou uma gangorra. Veja abaixo a situação nos principais partidos, com apenas Mauro Nazif (PSB), Fátima Cleide (PT) e Miguel de Souza (PR) já garantidos No mais, temos uma torre de babel de peemedebistas a cassolistas.

 

Em Porto Velho o cenário das eleições ao invés de se definir fica  mais nebuloso - Gente de OpiniãoNo PMDB

Era para participar da aliança com PT e PDT, indicando o vice. As bases não aceitaram e o partido tem três pré-candidatos para disputar as prévias (ou uma pesquisa) em maio: José Augusto, Walni Cavalheiro e Edson Duarte.

 

Em Porto Velho o cenário das eleições ao invés de se definir fica  mais nebuloso - Gente de OpiniãoCassolismo

Na Frente Popular, onde se concentram as legendas cassolistas – PP, PPS, PSDC, PTB e PTN – a coisa esta bem enrolada. O PP tem três postulantes: Odacir Soares, Amado Rahaal e Ivan Rocha; o PSDC tem Edgar do Boi e o PTB Bosco da Federal.

 
 

Em Porto Velho o cenário das eleições ao invés de se definir fica  mais nebuloso - Gente de OpiniãoE os pedetistas?

Tudo se encaminhava para uma aliança com o PT e o PMDB. As bases clamaram por independência, e o presidente regional Acir Gurgacz considerou justa a reivindicação de candidatura própria. São três nomes disputando prévias: Dalton Di Franco, Mário Jorge, Celso Gomes e Vanderlei Oriani.

 

 

Em Porto Velho o cenário das eleições ao invés de se definir fica  mais nebuloso - Gente de OpiniãoNo Frentão

No Frentão, a aliança formada pelo PSDB, PV e PSD também as coisas flutuam e o clima é de indefinição e de desconfianças. O PV projeta o ex-deputado federal Lindomar Garçon, o PSDB Mariana Carvalho e Ivo Benitez, o PSD Hermínio Coelho e  Moreirinha Erse.

 
 


 

Em Porto Velho o cenário das eleições ao invés de se definir fica  mais nebuloso - Gente de OpiniãoAs desconfianças

Nesta aliança do Frentão, planejada pelo ex-senador Expedito Júnior, para ter caráter estadual, todo mundo desconfia de traigem de todo mundo, principalmente de Lindomar Garçon que mantém um pé no governo Confúcio Moura e outro  no Frentão. Um dos lados pode ser  apunhalado a qualquer momento...

 
 

Em Porto Velho o cenário das eleições ao invés de se definir fica  mais nebuloso - Gente de OpiniãoNas paradas

Com prévias, o PT definiu como pré-candidata à ex-senadora Fatima Cleide (Vídeo AQUI). Embora o prefeito Roberto Sobrinho já tenha anunciado seu apoio à candidata do partido o que se vê nos bastidores é que ele pode ter um plano B: o vereador Mário Sérgio, que pilota uma coalizão de pequenos partidos.

 

Em Porto Velho o cenário das eleições ao invés de se definir fica  mais nebuloso - Gente de OpiniãoOutros definidos

Com controle absoluto dos diretórios municipais e estaduais, Mauro Nazif (PSB) e Miguel de Souza (PR) estão mais do que garantidos nas convenções de suas legendas. Procuram alianças para se reforçar. No caso de Nazif, os reforços mais prováveis são do PC do B e do PSOL. Miguel procura acordo com os Democratas.

 

Em Porto Velho o cenário das eleições ao invés de se definir fica  mais nebuloso - Gente de OpiniãoOs avulsos

Ao meio deste cenário nebuloso, ainda despontam as candidaturas avulsas pipocando no meio de partidos médios e pequenos, podendo evoluir este quadro com os nomes Agnaldo Muniz (PSC), com  Adilson Siqueira (PSOL), etc. Como se vê até clarear tudo, vai longe, torcida brasileira.   

 


 

Do Cotidiano

A Poluição silenciosa

A poluição do ar é a mais traiçoeira das ameaças ao meio ambiente, porque em geral não é o ser vivo que a procura: é ela que se espalha e acaba alcançando a vítima, instalando-se sem aviso.

Um estudo sobre o Rio de Janeiro, cidade que irá sediar os Jogos Olímpicos de 2016 além de ter também um papel importante na Copa do Mundo de 2014, apontou que a Cidade Maravilhosa tem um índice de poluição do ar três vezes superior aos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pior que o da cidade de São Paulo.

Nessa avaliação, feita com 1,1 mil cidades pelo mundo, a OMS alerta que as cidades de países emergentes mais beneficiadas com a acelerada expansão econômica também são as mais poluídas. 

Segundo outro estudo, feita na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e publicado na revista Molecular Psychiatry, a exposição prolongada à poluição do ar das grandes cidades pode levar a problemas de aprendizagem, memória e até mesmo depressão.

Outros estudos já tinham relacionado à exposição aos poluentes encontrados no ar com problemas no coração e pulmões. As descobertas recentes, porém, sugerem que a exposição prolongada ao ar poluído pode ter efeitos visivelmente negativos no cérebro, o que pode levar os vários outros problemas de saúde.

 Háum tipo de poluição mais visível que também é uma forma traiçoeira de dano ambiental. A poluição difusa se forma pela conjugação de vários fatores que, isolados, até parecem inócuos ou incapazes de criar tantos malefícios. É o caso do papel de bala jogado na rua. Ao se juntar a outros materiais esse “inocente” papel vai determinar um grau indeterminado de sujeira no ambiente, podendo levar a doenças e prejuízos econômicos.

A poluição difusa é a menos conhecida e levada a sério entre todos os tipos de poluição. Sua origem pode ser natural ou antrópica, isto é, causada pela ação humana. Ela é composta de impurezas, que têm maior dispersão no corpo hídrico, o que dificulta a quantificação e a caracterização da fonte poluidora.

É formada em área urbana ou rural a partir de diversos geradores de resíduos sólidos e de sedimentos. Nas cidades, a origem da poluição difusa pode ser de veículos, de animais, de casas, do escoamento das águas pluviais entre outras. A poluição difusa é complexa e provém, portanto, de diversas fontes.

 

Via DiretaEm Porto Velho o cenário das eleições ao invés de se definir fica  mais nebuloso - Gente de Opinião
 

*** O sonho acabou: agora são quatro vôos diários suspensos em Porto Velho *** Mário Sérgio (PMN) joga bruto para tirar o PC do B de Mauro Nazif *** O próximo prefeito vai pegar a capital com arrecadação em queda. Pobre cara...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025

As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025

Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)