Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Campanha da Fraternidade - A Amazônia se estica - A troca de partidos pela Mariana Carvalho e Maurício Carvalho


Campanha da Fraternidade  - A Amazônia se estica - A troca de partidos pela Mariana Carvalho e Maurício Carvalho - Gente de Opinião

A Amazônia se estica

Afinal, qual é o tamanho real da Amazônia? Quem tem direito a pensar e opinar sobre ela, as formas uso, as regras de sua preservação? A primeira questão parece mais fácil de responder, até porque ninguém é perseguido, sabotado ou ofendido por defender uma extensão maior ou menor.

Em meio a um debate saudável, pesquisadores de três universidades publicaram na última edição da revista científica Biodiversity um mapeamento por satélite sugerindo que a Amazônia é maior. Além disso, ela se estende mais ao sul do que indicam os limites oficiais.

A fronteira entre a Amazônia e o Cerrado é incerta. A linha divisória dos mapas não é exata – é apenas parte de uma extensa faixa cuja largura pode chegar a 250 quilômetros. Resolver esse ponto é essencial para adequar os dois maiores biomas brasileiros às leis e políticas públicas da proteção a biodiversidade, afirma o cientista Ben Hur Junior, da Universidade do Mato Grosso (Unemat).

É ainda temerário assegurar quem possa opinar de fato e de direito sobre a Amazônia, até porque é uma região transnacional. Mas é possível que os limites, nesse caso, estejam expandidos até o Vaticano. Lá, em outubro, haverá o polêmico Sínodo que, para o cardeal Cláudio Hummes, terá “um tema específico, que é a Amazônia”.

.............................................

A Fraternidade

Esta definida a programação em Rondônia da Campanha da Fraternidade 2019. Tudo começa com o lançamento, amanhã, quarta-feira de cinzas, no Centro da Pastoral da Curia Arquidiocesana, com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. O lema definido foi “Serás Libertado pelo Direito e pela Justiça”. A campanha é conduzida pela CNBB, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil.

A desmoralização

A Campanha da Fraternidade é uma das marcas de credibilidade da Igreja Católica tão desmoralizada pelo mundo afora com os casos de pedofilia envolvendo centenas de padres, bispos e arcebispos. Mas não é apenas o catolicismo fragilizado, as igrejas evangélicas se afundam no descrédito com pastores vigaristas aplicando golpes nos templos e com tantas encenações de ressuscitação perante fiéis.

As especulações

Não se confirmaram ainda nos meios políticos a troca de partidos pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) e do seu mano o vereador Maurício Carvalho (PSDB-Porto Velho). Nos bastidores se tinha como certo que o clã Carvalho – que tem ainda o ex-vice-governador Aparício - tomaria goela abaixo o PR do ex-deputado federal Luis Claudio, que pelo que se vê esta resistindo bravamente.

Uma tendência

A perda de popularidade de governadores e prefeitos começa rapidamente, logo após a posse. Primeiro porque eles não conseguem atender a todos pedidos de nomeações dos aliados e os que se sentem atingidos já viram oposição. Segundo, em vista da expectativa dos servidores galgarem cargos de chefia, que se desiludem também. Por último, os fornecedores, que vendem de agulha a marmitex, não atendidos se transformam feras feridas.

Perdendo terreno

Tendo o poderoso “centrão”, formado por partidos apinhados de foras da lei, como base de sustentação, mais outras bancadas, como a da bala, não disfarçam contrariedades contra as medidas moralizadoras do ministro da Justiça Sérgio Moro. Esta visível o desgaste do ex-juiz no governo Jair Bolsonaro. O episódio da retirada do Caixa 2 do pacote anticrime indica que não podemos esperar tanta moralização assim.

Via Direta

*** Passado o carnaval vem reformulação aí na equipe do prefeito Hildon Chaves (PSDB) visando seu projeto de reeleição ***Ate´agora não se sabe o tamanho da bancada governista alinhada com o governador Marcos Rocha (PSL) na Assembléia Legislativa*** Mas já se sabe que muitas vacas de presépio no governo Confúcio Moura podem se transformar em feras predadoras na atual gestão *** Grava os pilantras Rocha, grava de rocha, capricha nas gravações. Quero ver tudo no Fantástico!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)