Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Campanha da Fraternidade - A Amazônia se estica - A troca de partidos pela Mariana Carvalho e Maurício Carvalho


Campanha da Fraternidade  - A Amazônia se estica - A troca de partidos pela Mariana Carvalho e Maurício Carvalho - Gente de Opinião

A Amazônia se estica

Afinal, qual é o tamanho real da Amazônia? Quem tem direito a pensar e opinar sobre ela, as formas uso, as regras de sua preservação? A primeira questão parece mais fácil de responder, até porque ninguém é perseguido, sabotado ou ofendido por defender uma extensão maior ou menor.

Em meio a um debate saudável, pesquisadores de três universidades publicaram na última edição da revista científica Biodiversity um mapeamento por satélite sugerindo que a Amazônia é maior. Além disso, ela se estende mais ao sul do que indicam os limites oficiais.

A fronteira entre a Amazônia e o Cerrado é incerta. A linha divisória dos mapas não é exata – é apenas parte de uma extensa faixa cuja largura pode chegar a 250 quilômetros. Resolver esse ponto é essencial para adequar os dois maiores biomas brasileiros às leis e políticas públicas da proteção a biodiversidade, afirma o cientista Ben Hur Junior, da Universidade do Mato Grosso (Unemat).

É ainda temerário assegurar quem possa opinar de fato e de direito sobre a Amazônia, até porque é uma região transnacional. Mas é possível que os limites, nesse caso, estejam expandidos até o Vaticano. Lá, em outubro, haverá o polêmico Sínodo que, para o cardeal Cláudio Hummes, terá “um tema específico, que é a Amazônia”.

.............................................

A Fraternidade

Esta definida a programação em Rondônia da Campanha da Fraternidade 2019. Tudo começa com o lançamento, amanhã, quarta-feira de cinzas, no Centro da Pastoral da Curia Arquidiocesana, com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. O lema definido foi “Serás Libertado pelo Direito e pela Justiça”. A campanha é conduzida pela CNBB, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil.

A desmoralização

A Campanha da Fraternidade é uma das marcas de credibilidade da Igreja Católica tão desmoralizada pelo mundo afora com os casos de pedofilia envolvendo centenas de padres, bispos e arcebispos. Mas não é apenas o catolicismo fragilizado, as igrejas evangélicas se afundam no descrédito com pastores vigaristas aplicando golpes nos templos e com tantas encenações de ressuscitação perante fiéis.

As especulações

Não se confirmaram ainda nos meios políticos a troca de partidos pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) e do seu mano o vereador Maurício Carvalho (PSDB-Porto Velho). Nos bastidores se tinha como certo que o clã Carvalho – que tem ainda o ex-vice-governador Aparício - tomaria goela abaixo o PR do ex-deputado federal Luis Claudio, que pelo que se vê esta resistindo bravamente.

Uma tendência

A perda de popularidade de governadores e prefeitos começa rapidamente, logo após a posse. Primeiro porque eles não conseguem atender a todos pedidos de nomeações dos aliados e os que se sentem atingidos já viram oposição. Segundo, em vista da expectativa dos servidores galgarem cargos de chefia, que se desiludem também. Por último, os fornecedores, que vendem de agulha a marmitex, não atendidos se transformam feras feridas.

Perdendo terreno

Tendo o poderoso “centrão”, formado por partidos apinhados de foras da lei, como base de sustentação, mais outras bancadas, como a da bala, não disfarçam contrariedades contra as medidas moralizadoras do ministro da Justiça Sérgio Moro. Esta visível o desgaste do ex-juiz no governo Jair Bolsonaro. O episódio da retirada do Caixa 2 do pacote anticrime indica que não podemos esperar tanta moralização assim.

Via Direta

*** Passado o carnaval vem reformulação aí na equipe do prefeito Hildon Chaves (PSDB) visando seu projeto de reeleição ***Ate´agora não se sabe o tamanho da bancada governista alinhada com o governador Marcos Rocha (PSL) na Assembléia Legislativa*** Mas já se sabe que muitas vacas de presépio no governo Confúcio Moura podem se transformar em feras predadoras na atual gestão *** Grava os pilantras Rocha, grava de rocha, capricha nas gravações. Quero ver tudo no Fantástico!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Racha consumado, mala e cuia, caminho aberto e baita renovação

Racha consumado, mala e cuia, caminho aberto e baita renovação

Aviso sérioEm tempos de Fórum Econômico Mundial, reunião anual dos líderes do mundo para discutir o futuro de oito bilhões de seres humanos, o plane

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)