Sábado, 11 de agosto de 2018 - 21h01
Os cabelos em pé
O provérbio mais óbvio do pensador Sêneca é que “com as más notícias, os cabelos ficam em pé”. A Amazônia tem o atributo excepcional de deixar o cabelo em pé até com as boas notícias: a cada informação sobre a queda no desmatamento os ambientalistas se eriçam e a contrariam com más novas.
As notícias de crimes contra a vida se equiparam aos prejuízos ambientais e estendem uma sombra trágica sobre a floresta, assustando turistas e investimentos. Chocou, por exemplo, a morte, em Manaus, do estudante e colaborador do Centro de Quelônios, Jabson Franco da Costa.
Vítima de latrocínio, essa perda aconteceu horas após o encerramento do seminário “O cuidado da vida transfronteira”.
O evento foi inspirado na necessidade de cuidar da vida em todas as suas formas, nas diferentes expressões, “tendo como ponto de partida o olhar amoroso, cuidadoso e esperançoso na construção da cultura do encontro”, segundo o Vatican News.
O foco central do seminário foi a atenção com as crianças, adolescentes e mulheres vítimas de drogas, violências e o tráfico de pessoas. Sua realização foi uma ótima notícia, mas o impacto das más notícias explosivas logo eclipsaram as boas novas.
SOS P. Velho
Não bastassem centenas de mandados de prisão em aberto, para latrocidas, homicidas, feminicidas, ladrões, estupradores e traficantes, mais tantos presos monitorados com tornozeleiras eletrônicas desbloqueadas, ainda temos mais 160 liberados na capital para o Dia dos Pais neste final de semana. Salvem-se quem puder! Todo cuidado é pouco nesta cidade sem lei.
Comércio atingido
O comércio de Porto Velho foi seriamente atingido pelos três dias da greve nos transportes coletivos. Não foi a toa que as entidades representativas gritaram, pois isto ocorreu justamente na etapa final das compras de presentes para o Dia dos Pais. Tudo aconteceu num período em que o comércio estava em plena recuperação. É lamentável.
A emancipação
A Comissão Pró Emancipação dos Distritos, montada como uma esperança para as localidades que buscam a autonomia não conseguiu avançar nas tratativas e pediu prorrogação do prazo. Na verdade isto é embromâichan dos deputados já que muita coisa depende ainda do Congresso Nacional. Há 30 anos, nem Extrema, tampouco Tarilândia conseguem avançar.
Em revisão
Exigência do Ministério das Cidades os trabalhos referentes à revisão do plano Diretor de Porto Velho seguem minuciosos, monitorados pelos técnicos de planejamento da prefeitura de Porto Velho. Elogiável a disposição da atual administração em ampliar as consultas para distritos e localidades ribeirinhas já que o interior do município espichou muito nos últimos anos.
BR 319 travada
Lamentavelmente teremos pelo menos mais um inverno antes da conclusão da pavimentação (no chamado meião) da rodovia 319, que liga Porto Velho a Manaus. O próprio presidente do Dnitt, Valter Silvano admitiu que só em 2019 será possível destravar os entraves ambientais que barram o sonho de desenvolvimento dos estados da Amazonia.
Via Direta
*** Políticos veteranos entraram na disputa de cargos
eletivos na temporada 2018 *** Odacir Soares a suplente de senador,
Carlinhos Camurça e Assis Canuto para a Assembléia Legislativa *** O ano
é também de recorde de candidaturas femininas à Câmara dos Deputados
*** A campanha ao governo do estado ainda está morna, quase parando ***
Não houve nenhuma caneladinha sequer *** Até os bárbaros do MDB e
wisigodos tucanos baixaram a bola *** Muita calmaria por aqui. Farejo
bombas logo em seguida...

Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?
Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Racha consumado, mala e cuia, caminho aberto e baita renovação
Aviso sérioEm tempos de Fórum Econômico Mundial, reunião anual dos líderes do mundo para discutir o futuro de oito bilhões de seres humanos, o plane
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)