Sexta-feira, 13 de dezembro de 2013 - 18h10
Os melhores do ano
Único parlamentar do Congresso Nacional a fiscalizar aplicação de camadas de asfalto nas rodovias, desmascarando empreiteiras relapsas, denunciando e cobrando atitude do Dnitt e do governo federal, Acir Gurgacz (PDT) é o nosso destaque no Senado. Ele fez o que justamente a maioria dos parlamentares do Brasil evitam fazer, em vista de ligações estreitas com quem deveriam cobrar mais eficiência. Acir também foi o senador que mais trouxe audiências públicas para o estado, angariando para cá as discussões sobre agricultura, pecuária, abastecimento e regularização fundiária.
Na Câmara dos Deputados, o Padre Tom (PT), ao meu ver, foi o parlamentar que mais cortou o estradão, de ponta a ponta neste estado. Foi combativo, aliado dos menos favorecidos e hoje, no meio dos pequenos e médios produtores, é o parlamentar de maior prestígio. Sem rolo, sem manchas, pitoco como raros petistas em Rondônia - e no País.
Nas prefeituras de Rondônia, brilhou mais um ano o prefeito Alex Testoni (PSD) de Ouro Preto. Provou que é possível administrar com competência sem inchar o numero de secretários e adjuntos, como fazem os políticos tradicionais nas suas municipalidades.
.jpg)
Para esquecer
Foi um ano para esquecer, onde o governador Confúcio Moura teve um desempenho abaixo da média, só se reabilitando nos últimos meses e o prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) se afundando nas alagações, padecendo pela falta de um plano emergencial para enfrentar a caótica situação da capital. Precisam se planejar melhor para 2014.

A impunidade
Foi um ano em que o MP estadual deu mole aos deputados, que o MP Federal acelerou até o talo nos corruptos, onde Rondônia foi alvo de dezenas de operações policiais, de prisões de deputados, condenações etc. Um final de ano de muita impunidade, com os deputados e vereadores envolvidos na Operação Apocalipse se safando da cassação.
.jpg)
Pé de Guerra
Na última sessão do ano na ALE, o deputado Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) partiu para ataques pessoais contra o secretário de Segurança Marcelo Bessa, prevendo uma nova ofensiva do xerife contra a Assembléia Legislativa. “Mas que venha com provas e não penalizando meu filho, que apurou-se como inocente depois de tudo o que aconteceu”, desafiou.
Pesquisa da CNI
A pesquisa divulgada pela CNI confirma o que já tinha sido noticiado por esta coluna ainda na semana passada, a queda da rejeição do governador Confúcio Moura. Mas a coisa ainda não esta uma maravilha já que em alguns pólos regionais do estado o governo da Cooperação ainda precisa melhorar muito se quiser tocar com sucesso o projeto de reeleição do atual governador.
Garras da justiça
A deputada estadual Ana da Oito bateu no peito, desafiou todo mundo que não seria cassada e ganhou a parada favorecida pelo cipoal de rabos amarrados no Poder Legislativo Se fosse cassada, ela abriria o bico, cantaria como um rouxinol. Ninguém quis arriscar a pele e ela acabou incólume. Escapou na ALE, mas será que vai escapar das garras da justiça?.
Via Direta
.jpg)
*** E o final de ano é de apreensão na classe política com novas operações policiais *** Afinal a sociedade cobra uma posição da Polícia e da Justiça sobre a afronta da impunidade dos deputados estaduais e vereadores de Porto Velho *** Um plano de mobilidade é a esperança do prefeito Mauro Nazif acertar os problemas do trânsito caótico.
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Os políticos rondonienses apoiam os garimpeiros nas suas lutas em permanecerem nos garimpos
Fazer sentidoLogo o petróleo será apenas uma página virada na história. Custará muito caro extraí-lo em relação ao benefício de seu uso, pois formas

Os vereadores de Porto Velho estão extremamente desgastados com o eleitorado
Combater a escuridãoSensação de insegurança, basicamente, é o que acontece com quem está em rua deserta e escura, onde o poder público não chega e

E muito balão de ensaio rolando nos bastidores políticos de Rondônia
Negociar e vigiarO que significou a mobilização de mais de 10 mil militares na Operação Atlas, a maior já feita pelas Forças Armadas brasileiras, e

A tradição dos governadores se elegerem ao Senado em Rondônia
Era um planoPoderia ser um filme de James Gray, que em 2017 entregou ao público “Z – A Cidade Perdida”, sua versão da intrigante expedição do explor
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)