Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Cálculos sociais + Janela partidária + Acomodações para a eleição 2022 + Ivo x Confúcio


Cálculos sociais + Janela partidária + Acomodações para a eleição 2022 + Ivo x Confúcio - Gente de Opinião

Cálculos sociais

Há na sociedade em geral a presunção de que os ambientalistas são radicais humanistas e os economistas são frios e calculistas. O erro dessa crença é não compreender que na atualidade há muitos ambientalistas que escolheram a ESG e a proteção ambiental por puro cálculo, visando maximizar lucros, enquanto há economistas movidos por sentimentos patrióticos.

Os fiscais, por exemplo, poderiam só continuar a fazer seu trabalho, comemorando a arrecadação maior a cada mês por conta da dedicação dos profissionais e da modernização dos sistemas. No entanto, responderam à Covid e ao imbróglio tributário propondo dez medidas de alto sentido social, compreendendo que sem uma economia saudável e regras tributárias justas as consequências sociais serão terríveis.

Foi também com foco na economia saudável e em suas consequências positivas para o meio social que se realizou em Manaus o XII Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam). Reunindo além de profissionais da área da economia também consultores, professores, empresários e estudantes, o tema do conclave foi o desafio de promover o desenvolvimento sustentável da região. Avaliaram saídas para a “deseconomia” da Covid e os impactos da crise, que envolvem os rancores da polarização, os dissabores do desmonte do Estado e os horrores sociais. Boas ideias para continuar discutindo.

.......................................................................................

Janela partidária

Criada para favorecer os deputados estaduais e federais mudar de partidos sem punição, a janela partidária vai permitir a seis meses antes da eleição que os políticos promovam as acomodações para o pleito de 2022. Já estão previstas muitas mudanças nas assembleias legislativas e Câmara dos Deputados. No Congresso Nacional está projetado muito troca-troca de representantes nos 23 partidos com assento naquela casa de leis por conta do ingresso do presidente da República Jair Bolsonaro no PL. Em Rondônia não será diferente o panorama.

Acomodações

Durante a semana conversei com alguns parlamentares planejando mudar de siglas no ano que vem. Falam que existe a necessidade de acomodações para a eleição 2022. Existem siglas mais favoráveis para se pleitear a reeleição, outras em dificuldades de montar nominatas de candidatos a assembleia legislativa e a Câmara dos Deputados. Também existe a identidade política e ideológica – muitas vezes religiosa também – para escolher uma nova legenda. O segmento evangélico influencia muito as candidaturas já que se trata de uma corrente muito forte no estado de Rondônia.

Pau no Moro!

Nas eleições presidenciais o ex-juiz Sérgio Moro segue ganhando terreno para se tornar a terceira via ante a polarização existente entre o ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro. Para os petistas Moro foi um juiz venal, para os bolsonaristas é um reles traidor. O certo é que Moro incomoda muito mais neste momento aos bolsonaristas, porque é neste segmento de direita que ele está estabelecido, do que os lulapetistas. Moro está rachando o eleitorado de Bolsonaro e isto é do interesse dos petistas desde que não cresça tanto e se torne uma ameaça a eleição de Lula.

As definições

Dezembro vai marcar algumas decisões importantes no tabuleiro sucessório rondoniense. A primeira delas é a definição do novo partido do senador Marcos Rogério, que lidera uma chapa poderosa contra o governo que aí está. Ele é o candidato ao governo estadual, Ieda Chaves a vice e Expedito Junior ao Senado. Acredita-se que ele será o donatário do PL, do presidente Jair Bolsonaro, depois de um entendimento com o atual presidente Luís Claudio e com o bolsonarismo rebelde ao governador Marcos Rocha liderado pelo deputado federal Crisóstomo.

Ivo x Confúcio

Rondônia pode viver uma disputa histórica entre os ex-governadores Ivo Cassol (PP) e Confúcio Moura na eleição de 2022. Ambos foram os dois únicos governadores eleitos e reeleitos. Também foram prefeitos e senadores. Ivo foi um baita governador e é considerado um novo Teixeirão. Confúcio já derrotou aliados de Cassol duas vezes e como senador tem sido muito melhor do que foi Ivo no Congresso. Ivo é favorito, mas Confúcio está acostumado a virar o jogo em duras disputas e não tem nenhuma derrota ainda no lombo desde a década de 90 quando foi deputado federal e prefeito.

Via Direta

*** Em Porto Velho, bairros como Areal e Mocambo, no centro antigo, estão batendo recordes de arrombamentos de residências e em escolas nas últimas semanas *** A região é apinhada de ladrões, foragidos e drogados desde os anos 80 *** A prefeitura de Porto Velho deu o pontapé inicial para a urbanização da Avenida dos Periquitos que corta a Cidade Jardim, Ulysses, Marcos Freire e Ronaldo Aragão *** A obra é fruto de emenda da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), a parlamentar federal que mais tem destinado recursos para a capital nos últimos anos *** É a única parlamentar federal também que destinou recursos para a construção da nova rodoviária. *** Muitas cidades rondonienses já estão suspendendo as festividades de Natal e Ano Novo para evitar aglomerações.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)