Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Amazônia francesa + Um bico doce! + Jogo astuto de estratégia + As emendas


Amazônia francesa + Um bico doce! + Jogo astuto de estratégia + As emendas - Gente de Opinião

Amazônia francesa

Como acontece com a sedutora Amazônia, Bariloche é um paraíso situado na Patagônia que depois de visitado fica sempre na lembrança dos turistas. O que pensar de um projeto para recriar a paisagem e as condições de Bariloche em plena Amazônia? Ousado, arrojado ou louco seriam adjetivos cabíveis para diferentes observadores. Na mesma toada, o que pensar de recriar o ambiente amazônico na Europa?

Não há malucos interessados em nevar na Amazônia, mas na França o veterinário Cédric Guérin quer construir o parque Tropicália a 232 km de Paris, uma estufa com 20 mil m² para reproduzir a atmosfera da floresta. Guérin alega que é seu sonho de infância, mas os ecologistas repudiam um ambiente com 32 metros de altura recoberto de plástico e aquecido para temperaturas de 26°C a 28°C o ano todo em uma região cuja temperatura média é de 11°C. A primeira reação investimentos é positiva: todos traçam na ponta do lápis quanto vão ganhar com a atração. Só depois pensam nas consequências.

A população local de Rang-du-Fliers, no Norte da França, também tem essa expectativa positiva, mas o movimento Não à Tropicália diz que “um zoológico tropical no norte da França é tão aberrante quanto abrir uma pista de esqui no deserto da Arábia Saudita”. Já que Guérin gosta tanto da Amazônia, por que não convidá-lo a investir na própria?

..........................................................................

Rondônia estado

Nesta segunda-feira, dia 4, o estado de Rondônia comemora seus 39 anos de instalação, numa data apagada pelo coronavirus e a capital cinzenta sem as cores e luzes do Natal e Ano Novo. Somos quase 2 milhões de habitantes esperançosos de dias melhores com a vacina para combater a pandemia e de dias melhores. 2021 chega repleto de incertezas e a principal interrogação em Rondônia é quanto aos cofres governamentais para manter a estrutura do estado, pagamento do funcionalismo e fornecedores em dia.

Um bico doce!

O prefeito Hildon Chaves (PSDB) foi reconduzido ao segundo mandato e se mostra cada vez mais habilidoso no trato da política. Depois de Chiquito (Porto Velho) e Bianco (Ji-Paraná) não vi um alcaide tão articulado perante a bancada federal para carrear recursos de emendas parlamentares para asfaltamento e obras de infraestrutura. Foram mais de R$ 60 milhões arrecadados neste contexto. O tucano tem bico doce.

As emendas

No levantamento ocorrido ao final de ano sobre os recursos alocados pela bancada federal de Rondônia ao município de Porto Velho o prefeito tucano agradeceu a todos os deputados e senadores, inclusive a possível candidata ao Senado Jaqueline Cassol (PP) e o pré- candidato ao governo do MDB Lucio Mosquini que não destinaram um níquel a Porto Velho nos últimos anos. Um erro de avaliação lamentável para quem busca voos maiores na política rondoniense já que a capital conta com um terço do eleitorado do estado.

Com certeza

Mas num jogo astuto de estratégia, Hilton Chaves agradeceu Jaqueline e Lúcio Mosquini. Esta gestão pragmática vai render muito, tenho certeza absoluta que tanto Jaqueline como Mosquini serão menos avarentos com a capital rondoniense, com seus 350 mil eleitores nos próximos quatro anos. O senador Acir Gurgacz (PDT) foi um dos parlamentares que mais destinou recursos a capital e isto já vem desde a gestão do ex-prefeito Mauro Nazif.

Novo secretariado

Sobre o novo secretariado do prefeito Hildon Chaves o que se vê é um governo de coalizão, suprapartidário, contemplando importantes aliados do segundo turno na peleja contra Cristiane Lopes (PP). Ao mesmo tempo entendo – e o tempo vai mostrar claramente isto - que Vinicius Miguel entrou numa fria com a secretaria dos distritos (ele tem uma estatura política bem maior do que isto). Manteve os expoentes e competentes, como Luiz Guilherme Erse (Planejamento) e Luis Claudio (Agricultura)

Via Direta

***Na composição do secretariado do prefeito reeleito Hildon Chaves (PSDB) é possível perceber as costuras do tucano para a disputa do governo estadual em 2022 *** Ele atraiu vários partidos, importantes lideranças no seu projeto e o próprio ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade) pode apoiá-lo na próxima empreitada *** Vamos ver como reagem taticamente os adversários de Hildon para o CPA, que são o governador Marcos Rocha (Avante), Marcos Rogério (DEM) e Lucio Mosquini MDB) *** Nas articulações – e com eficiência – o prefeito tucano largando bem, unificando as lideranças na capital e ampliando sua densidade eleitoral.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)