Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Caiu a Máscara - “Bibi” anuncia mais 10 mil casas em novo assentamento

Governo de Israel confirma verdadeiro alvo da guerra ao Hamas: a ocupação do território dos palestinos. Aliados como os EUA protestam, mas Israel não lhes dá a menor pelota.


Caiu a Máscara - “Bibi” anuncia mais  10 mil casas em novo assentamento - Gente de Opinião

A citação do holocausto por Lula foi equivocada. Ele acertou ao declarar que o povo judeu, vítima da aniquilação nazista, não pode aplicar tratamento semelhante ao povo palestino. O erro está na oportunidade que ofereceu ao criminoso de guerra Benjamin "Bibi" Netanyahu de requentar o já desgastado discurso da defesa contra o terrorismo do Hamas.

 

Ademais, a associação da matança na Palestina à desumanização do holocausto não é exclusividade de Lula. O jornalista Gleem Greenwald enumera diversos episódios. Um deles foi protagonizado pela escritora judia russa Masha Gessen, recebeu o Polk Award, segundo prêmio mais importante no jornalismo dos EUA, pelo brilhante ensaio publicado na revista New Yorker com o título "Na Sombra do Holocausto". Gessen aponta como o Holocausto é frequentemente evocado para silenciar as críticas aos crimes de guerra de Israel.

 

Lula disse, em novembro, que Israel pretendia ocupar a Faixa de Gaza e "expulsar" os palestinos do território. Isso parece a cada dia mais evidente, já que o ataque é cada vez mais claramente contra o povo palestino do que contra o Hamas. Mas, também naquela ocasião, as palavras do presidente brasileiro provocaram indignação entre os judeus.

 

Exemplo disso foi a reação de um integrante da cúpula da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para o blog da jornalista Andréia Sadi. Não houve ali qualquer vestígio de pudor ao usar o holocausto como ferramenta retórica: "Desde o começo dessa trágica guerra, provocada pelo mais terrível massacre contra judeus desde o holocausto, Israel vem fazendo esforços visíveis e comprovados para poupar civis palestinos”. É mesmo? Conta isso aos 30 mil palestinos civis – especialmente mulheres e crianças – mortos por Israel nessa vingança insana.

 

Ou seja: quando é para justificar a matança de crianças palestinas, então pode falar em holocausto, para lembrar que abaixo dele vale tudo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

E essa agora? Secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, diz que o Brasil pode ser atingido por novo tarifaço de Trump, agora de 100%. Ex-primeiro minist

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Tenho por hábito não reproduzir textos. Nem citações longas. Nada contra quem publica, como da própria autoria, textos alheios, com mudança do títu

 “Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

“Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

Calma lá! Não é de minha lavra o despautério aí de cima. Quem disse isso foi o imortal Merval Pereira, 75 anos, presidente da ABL e colunista de O

Gente de Opinião Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)