Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Carlinhos Maracanã: Cidade do Samba


 

O carnaval de Porto Velho já proporciona uma renda flutuante e real na cidade, hoje o desfile comporta 06 (seis) Escolas de samba com um número próximo de 500 brincantes por escola.

Existe um grupo de pessoas que defende a criação de um espaço único, onde se concentraria tudo em relação à cultura e grandes eventos.

Existe um outro grupo que defende a criação do espaço do samba, para os cursos, rodas de samba, shows de sambistas, podendo cobrar ingressos para ser revestido para as escolas filiadas, entre outros.

A festa junina tem como responsável a Secretaria Estadual de Cultura, no denominado Arraial Flor do Maracujá, festa que defendemos seja passada para a responsabilidade da Federação dos Grupos Folclóricos (FEDEROM).

Os recursos repassados para Festa, geralmente chegam, um o dois dias antes do evento ou 30 dias depois, os grupos vão para a apresentação, apenas com a garantia de que irão receber, garantia que muitas vezes, não acontecem, e aí á viu.

A comercialização das barracas e dos parques, bem como tudo que é comercializado dentro do espaço, até hoje ninguém sabe para onde vai, o direito de comercialização de bebidas, refrigerantes e tudo mais, para onde vai, para onde vai o dinheiro.

Porque esse recurso não vai para a conta de FEDEROM?.E esta repassa para os grupos, que hoje somam quase 35, entre Quadrilhas juninas e Bois Bumbas adultos e mirins, esses recursos, entram em alguma conta, antes da apresentação dos grupos, ou seja, quem faz a festa, recebe depois.

Por essas e outras é que defendemos que o espaço das escolas de samba, seja específico para as ditas, e é lógico com um projeto que abranja também a educação a exemplo do Sambódromo do Rio de Janeiro, idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro onde os camarotes são salas de aula durante todo o ano.

E que tenha em seu espaço de dispersão, palco para eventos de grande porte para todos, e barracões para as 06 (seis) escolas trabalharem sua alegorias, fantasias e ensaios durante o ano, bem como eventos culturais e cursos de aperfeiçoamento de mão de obra.

Samba se faz e se canta o ano todo, em todos os lugares e por todos.

Carlinhos Maracanã
Agitador cultural.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão de Saúde: a melhor solução

Mutirão de Saúde: a melhor solução

De todas as tentativas feitas por este e outros governos locais para resolver o grave problema de desassistência à saúde em Rondônia, os mutirões re

A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia

A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia

É desumana e vergonhosa a situação por que passa o sistema público de saúde em Rondônia. A cada ano, em vez de melhorar, a situação fica pior.  Rece

Salve os 102 anos de Bom Jesus da Lapa: Capital Baiana da Fé e a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, Reconhecida como Manifestação da Cultura Nacional pela Lei nº 15.197/2025

Salve os 102 anos de Bom Jesus da Lapa: Capital Baiana da Fé e a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, Reconhecida como Manifestação da Cultura Nacional pela Lei nº 15.197/2025

É uma honra ocupar este espaço para congratular o nobre Deputado Federal Arthur Maia (União-BA) pela importante iniciativa de apresentar aos seus pare

Aos poucos, a politica com P maiúsculo vai desaparecendo do cenário nacional

Aos poucos, a politica com P maiúsculo vai desaparecendo do cenário nacional

A política com P maiúsculo é feita de compromissos, certo? E não é qualquer um deles, certo? Esses compromissos precisam trazer em si o cerne do int

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)