Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Sexo, eleições e rock’n’roll

O poder é inebriante; e a disputa por ele é afrodisíaca.


Sexo, eleições e rock’n’roll - Gente de Opinião

Aproxima-se a disputa eleitoral e os narizes que ainda preservem alguma sensibilidade são capazes de detectar no ar o cheiro da desfaçatez, do cinismo, da traição, da ganância e, muitas vezes, dos sabonetes, e shampoos de motel. Essa é a realidade. E o profissional que for ofertar seus serviços técnicos, suas consultorias de marketing, seus planejamentos de comunicação, deve ter consciência disso.

Nos locais de reunião política, infestados de proxenetas, sejam escritórios, gabinetes, diretórios ou hotéis, aquilo de que menos de fala – pois o que vale aí são as silenciosas trocas de olhares e as lacônicas negociações de preço – é o que mais influencia as tomadas de decisão nas contratações e formações de equipe. É natural: cada um dá o que tem.

O poder é inebriante; e a disputa por ele é afrodisíaca. Quanto mais se aproximam as eleições, quanto mais acirrada e extenuante é a disputa, ainda maior, portanto, é a importância que os intermediadores de serviços sexuais assumem nas máquinas de campanha. Lá pras tantas, decidem sobre qualquer matéria: são uma espécie de consultores gerais, opinam sobre as peças publicitárias, definem direcionamento de verbas, determinam a agenda do candidato.

Derrotada a chapa, serão os primeiros a serem acomodados nos cargos conquistados com os acertos feitos nas composições de segundo turno, ou nos postos já consolidados como conquista do grupo partidário na eleição de dois anos antes. De tal sorte que, no que a eles se refere, não há que se falar propriamente em derrota. O que explica não terem estado em momentos algum efetivamente preocupados com o sucesso da empreitada eleitoral.

Na banda vencedora, só empatarão em prestígio com os agiotas. Aos quais não tardarão em também os incluir em sua clientela. E aí o que a população terá pela frente é a mera repetição de insucessos, que tendem a se agravar quando o mandatário enfrenta uma maior dificuldade para discernir entre o marketing eleitoral e o marketing governamental, entre o que já acabou e o que já deveria ter começado. Note-se que tal problema se agravou ainda mais depois que se instituiu a reeleição em nosso país.

E a culpa? Ora, a culpa, dirão com a cara deslavada, é de quem estava antes – o que não é de todo mentira! Acontece que a manipulação retórica ocorre justamente desde aí: desde que se induz a população ignara a embarcar na onda de inventariar culpas, quando na verdade o que deve é identificar responsabilidades. Deixem-se as culpas para os inquéritos, denúncias e processos. É na cobrança de responsabilidades que se consubstancia uma cidadania proativa.

Ninguém venha se lamentar do que encontrou em uma máquina administrativa cujo controle disputou acirradamente. Ninguém é assume um mandato eletivo por acaso, senão depois de incansável disputa. Há uma responsabilidade administrativa que não se herda, mas se assume. E invariavelmente se o faz com o discurso de que se é a pessoa mais indicada para assumir e resolver. Ser chefe de um Executivo exige a consciência de que cada um sabe onde enfia seu nariz. Ou deveria saber.

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A linguagem não verbal para além da aula padrão

A linguagem não verbal para além da aula padrão

Qual é o tipo de comunicação que você transmite para os seus alunos? A sala de aula é um dos maiores desafios para os professores que não dá a mínim

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil

É cada vez mais comum vermos crianças, cada vez mais novas, expostas ao uso de telas. Além disso, o tempo de uso também está cada vez maior. Estudos

Salvar vidas de jovens no trânsito é tema de campanha do ONSV: “O futuro não pode mais ser interrompido nas ruas”

Salvar vidas de jovens no trânsito é tema de campanha do ONSV: “O futuro não pode mais ser interrompido nas ruas”

Quando nos deparamos diante de uma notícia de um acidente envolvendo avião, ficamos estarrecidos, pois, de forma geral, muitas vidas são ceifadas. S

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

O Brasil se prepara para mais uma Black Friday com expectativas de faturamento recorde. Segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrôni

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)