Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

A linguagem não verbal para além da aula padrão


Uemerson Florencio - Gente de Opinião
Uemerson Florencio

Qual é o tipo de comunicação que você transmite para os seus alunos? A sala de aula é um dos maiores desafios para os professores que não dá a mínima atenção a linguagem corporal. Afinal, a sala de aula é o palco onde o nível de exposição do professor é total. Durante as aulas os professores expõem aceitação, rejeição ou indiferença através das suas micro expressões faciais, gestos involuntários ou pelos inúmeros códigos corporais.

Quantas vezes você identificou professores que não precisam gritar os alunos para conduzir as suas aulas? Quais são os códigos que eles adotam sem praticamente usar palavras? Gestos aliados a uma postura firme, sem agressividade nos olhos.

Da mesma forma, podem controlar ou conter a turma nos momentos mais difíceis. Há três aspectos na análise da linguagem corporal que devem ser observados – a comunicação transmitida, percebida e desejada. Durante as suas abordagens, será que você transmite o que deseja? Você planeja as mensagens que deseja transmitir aos seus alunos?

A sala de aula, não é só um espaço onde se marca presença para o cumprimento das atividades de ensino, mas onde você é o protagonista com a mais completo nível de exposição profissional e por não, pessoal. Durante as aulas os professores podem transmitir com muita facilidade: intolerância, frustração, respeito, alta performance na condução do conteúdo, criatividade na entrega destes conteúdos, ser inspiração ou referência na vida de cada estudante.

Você lembra dos seus professores inspiradores? O que eles faziam de tão especial para terem ficado impressos positivamente em sua memória? Quais eram as palavras chaves que eles mais utilizavam durante as aulas? Como você descreve aqueles momentos? Agora eu lhe pergunto: Era só um fator conteudista ou estava impressa naqueles profissionais força de vontade para formar seres humanos melhores?

É muito importante trazer esta reflexão, pois a cada dia, tem mudado os perfis de alunos em função da própria dinâmica da vida humana por si só, temos as altas interações com as redes sociais, inúmeros aplicativos, o liberalismo dos pais com oferta de mais autonomia para estes filhos, entre outros. Enfim, elevam-se os desafios todos os dias na sala de aula.

A partir daí, como acompanhar essa dinâmica? Como desenvolver métodos que contribuam para a melhoria das práticas pedagógicas? Por outro lado, temos muitos professores que não estão disponíveis ou comprometidos para alcançarem este nível de entendimento quanto a compreensão das variáveis nas linguagens corporais perante os seus alunos. Em outras palavras, muitos dizem que sabem o que estão fazendo e não precisam de capacitação nem estudos sobre o assunto. Quantos professores pela linguagem corporal transmitem arrogância e soberba?

Enquanto isso, muitos estão transmitindo rejeição, indiferença, discriminação, preferência para determinados alunos em comparação a outros, tudo isso, cria ou ativa memórias traumáticas em sala. Quantas vezes alguns professores pegaram o seu trabalho e passou a aula elogiando o trabalho do seu colega? É agradável passar por esta situação? 

Aqui não é um conteúdo para ensinar os professores a realizarem os seus trabalhos, mas destacar aspectos involuntários, silenciosos e praticamente imperceptíveis – as mensagens transmitidas por meio da linguagem corporal. Por meio da linguagem não verbal os professores podem demonstrar a sua capacidade ou incapacidade de concentrar ou dispersar a atenção dos seus alunos.

* Uemerson Florêncio – Escritor. Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises. 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil

É cada vez mais comum vermos crianças, cada vez mais novas, expostas ao uso de telas. Além disso, o tempo de uso também está cada vez maior. Estudos

Salvar vidas de jovens no trânsito é tema de campanha do ONSV: “O futuro não pode mais ser interrompido nas ruas”

Salvar vidas de jovens no trânsito é tema de campanha do ONSV: “O futuro não pode mais ser interrompido nas ruas”

Quando nos deparamos diante de uma notícia de um acidente envolvendo avião, ficamos estarrecidos, pois, de forma geral, muitas vidas são ceifadas. S

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

O Brasil se prepara para mais uma Black Friday com expectativas de faturamento recorde. Segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrôni

Quais são as doenças identificadas por colonoscopia mais comuns?

Quais são as doenças identificadas por colonoscopia mais comuns?

Cuidar da saúde intestinal é cuidar de uma parte essencial do bem-estar e da qualidade de vida. Apesar do receio que muitos sentem ao ouvir falar em c

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)