Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Por que as empresas mais bem-sucedidas nunca param de ensinar?


Luiz Alexandre Castanha - Gente de Opinião
Luiz Alexandre Castanha

No mundo corporativo atual, as empresas mais bem-sucedidas sabem que o aprendizado contínuo é a chave para se manterem competitivas e a capacitação digital não pode ser algo pontual, mas sim um processo constante, incorporado à cultura organizacional. Quem investe em qualificação constante cria um ambiente mais dinâmico, onde os funcionários se sentem parte do crescimento e da evolução do negócio.

A diferença entre países que investem mais ou menos em treinamento é evidente. Nos Estados Unidos – segundo o estudo The State of the Industry: Talent Management – o investimento corporativo em Treinamento e Desenvolvimento (T&D) chegam a US$1,2 trilhão, representando cerca de 6,5% do PIB. As empresas americanas investem, em média, 4,62% da folha de pagamento anual em T&D, enquanto no Brasil esse percentual é de apenas 2,11%. 

Além disso, os funcionários nos EUA recebem cerca de 33 horas de treinamento por ano, enquanto no Brasil essa média é de 23 horas. O impacto desse investimento se reflete na competitividade do mercado e na inovação constante. Esse diferencial coloca as empresas americanas à frente em adaptação às mudanças tecnológicas, novas demandas de mercado e aprimoramento de processos.
  
Empresas que entendem a importância da capacitação contínua já estão colhendo os frutos. Algumas iniciativas de sucesso no Brasil incluem: 

· Consultoria e Petróleo: um programa digital foi criado para ajudar profissionais da indústria petrolífera a compreender melhor as operações em plataformas e a lidar com questões de segurança. Esse treinamento, altamente interativo, aborda desde conceitos técnicos até simulações virtuais de situações de risco, permitindo que os trabalhadores aprendam sem precisar estar fisicamente nas instalações. 

· Varejo: uma grande rede varejista brasileira desenvolveu treinamentos em vídeo para melhorar as técnicas de vendas. O conteúdo, altamente dinâmico, apresenta os diferenciais dos produtos em relação à concorrência, oferecendo um material prático para que os vendedores possam aplicar no dia a dia. A abordagem não só aumenta o conhecimento dos colaboradores, como também fortalece o posicionamento da marca no mercado. 

· Logística: uma empresa de origem alemã investe em um programa de aprendizado imersivo para treinar funcionários sobre estratégias de envio internacional e operação segura de equipamentos de armazém. O programa inclui módulos interativos, realidade aumentada e cursos práticos, garantindo que os trabalhadores tivessem uma formação sólida para lidar com os desafios do setor logístico, minimizando erros e aumentando a produtividade. 

· Agricultura: uma fabricante global de equipamentos agrícolas aposta em treinamentos online para ensinar o uso de drones e sistemas de agricultura de precisão. A empresa desenvolveu um sistema de aprendizado remoto que permite que os trabalhadores entendam o funcionamento dessas tecnologias antes de aplicá-las no campo. 

A aposta no aprendizado contínuo não é apenas uma estratégia de desenvolvimento de talentos, mas um investimento no futuro do próprio negócio. Funcionários bem treinados adquirem competências técnicas e comportamentais que aumentam a produtividade e a qualidade do trabalho. 

Já as empresas que investem no desenvolvimento profissional tendem a reter talentos, reduzindo a rotatividade e os custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores. 

O mercado está em transformação acelerada, e a única forma de acompanhar essa evolução é garantir que o conhecimento se renove na mesma velocidade!
 

*Luiz Alexandre Castanha, administrador de empresas com especialização em gestão de conhecimento e storytelling aplicado à educação, coautor do livro “Olhares para os Sistemas” e é CEO da NextGen Learning. Mais informações no site.

 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A linguagem não verbal para além da aula padrão

A linguagem não verbal para além da aula padrão

Qual é o tipo de comunicação que você transmite para os seus alunos? A sala de aula é um dos maiores desafios para os professores que não dá a mínim

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil

É cada vez mais comum vermos crianças, cada vez mais novas, expostas ao uso de telas. Além disso, o tempo de uso também está cada vez maior. Estudos

Salvar vidas de jovens no trânsito é tema de campanha do ONSV: “O futuro não pode mais ser interrompido nas ruas”

Salvar vidas de jovens no trânsito é tema de campanha do ONSV: “O futuro não pode mais ser interrompido nas ruas”

Quando nos deparamos diante de uma notícia de um acidente envolvendo avião, ficamos estarrecidos, pois, de forma geral, muitas vidas são ceifadas. S

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

O Brasil se prepara para mais uma Black Friday com expectativas de faturamento recorde. Segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrôni

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)