Segunda-feira, 15 de julho de 2024 - 18h59
Tomar boas decisões
em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.
Trata-se de uma habilidade essencial para o sucesso pessoal e profissional. Mas
também é um desafio para a maioria das pessoas. O ato de decidir encerra em si
uma carga de medos, inseguranças e pensamentos; mas não podemos nos furtar a
tomar decisões – aliás, isto por si só já é uma decisão.
Uma decisão acertada
é aquela tomada com confiança, com foco em um objetivo claro, baseada em
informações precisas e considerando as possíveis dificuldades a serem
enfrentadas, assim como as consequências. Admite um certo grau de risco, mas
prevê e encontra os meios para minimizar erros e eventuais desvios do plano
traçado.
O primeiro passo para
decidir bem é definir o problema ou a situação a ser resolvida, ou o objetivo a
ser atingido e o resultado desejado. É importante entender o que você quer
alcançar antes de tomar qualquer decisão. Em seguida, reúna informações
relevantes que possam ajudar em uma decisão bem formada. Isso inclui dados,
estatísticas, opiniões de especialistas, feedback de outras pessoas ou
experiências anteriores. Tenha em mente que as informações devem ser tão precisas
quanto possíveis e confiáveis.
É importante
considerar as diversas opções e as consequências que podem vir de cada uma
delas. Avaliar as vantagens e as desvantagens de cada possibilidade e como elas
se relacionam ao objetivo desejado também é essencial. Escolha a opção que mais
se alinhe ao seu objetivo e aos seus valores. Considere os possíveis resultados
em curto e longo prazos e trace estratégias de contingência para o caso de
haver algum desvio do plano original.
Quando você passar
por essas etapas, aí sim, é hora de tomar uma decisão. Nesse momento, seja
confiante e assuma a responsabilidade. Se ela não funcionar como esperado,
aprenda com isso e ajuste a abordagem na próxima vez. Prepare-se para enfrentar
a situação diretamente, avaliando os desafios e buscando soluções a cada passo.
Essa é uma estratégia eficaz para lidar com acontecimentos difíceis e para não
ser pego de surpresa diante das adversidades.
Agora, não adianta
decidir e planejar se você não agir. É o fazer o que tem que ser feito que leva
à solução. Mas aja com foco nela. Em vez de se concentrar no problema,
concentre-se nas soluções e nas ações que você pode fazer.
Gestão de contas a pagar: dicas práticas para evitar atrasos e melhorar o fluxo de caixa
Manter as finanças em dia é essencial para a sustentabilidade das empresas, independentemente do porte ou setor. Nesse cenário, uma boa gestão de co
Geração centralizada: modelo de negócio insustentável com “energia limpa”
Duas fontes de energia elétrica são essenciais, com papéis decisivos na matriz energética mundial descarbonizada: a energia solar e eólica. A grande
A desumanização que quer ser normalizada: o que pensar disso?
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Toronto mostrou que a brincadeira com os bebês reborn vai muito além de um simples resquíci
C-Level entre o “apagar incêndio” e o futuro estratégico: o que você faz?
A agenda de um C-Level é, por natureza, um turbilhão. Entre reuniões urgentes, problemas inesperados que demandam soluções imediatas e a constante p