Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

O que define o sucesso do empreendedor?


Leonardo Chucrute  - Gente de Opinião
Leonardo Chucrute

Percebo que muitos empreendedores se questionam sobre o que determina o verdadeiro sucesso no setor comercial?  A resposta para muitos seria de que é o preço, o atendimento ou até mesmo a localização. Porém, se olharmos mais profundamente, percebemos que o ponto central está em algo mais essencial: o relacionamento com os steakholders, principalmente os clientes.

 

São eles que, muitas vezes, tomam as decisões mais importantes e confiam no seu serviço para atender às necessidades de suas famílias, suas necessidades ou expectativas. Mais do que vender, trata-se de ouvir, acolher e criar um vínculo baseado na confiança e no respeito. Criar uma experiência positiva.

 

No meu caso, como gestor em educação, lido com os pais e alunos. Quando você entende as expectativas e preocupações dos pais, consegue oferecer mais do que um produto ou serviço. Você entrega soluções que fazem sentido e transformam vidas. Com isso, gera grande impacto na vida dos alunos.

 

Além disso, abrir espaço para o diálogo no seu negócio faz toda a diferença. Ouvir é a base para melhorar. Por exemplo, opiniões valiosas podem surgir quando criamos um ambiente de pertencimento. Quando as pessoas se sentem parte do mesmo grupo, elas ficam mais comprometidas com o trabalho e motivadas a compartilhar boas ideias. Isso pode fazer a diferença. Além disso, importar-se genuinamente com essas opiniões te ajuda a melhorar como empreendedor e como pessoa. Lembre-se do valor da pesquisa de satisfação e da escuta ativa.

 

Uma dica valiosa que define o sucesso de empreender é liderar com sabedoria e se tornar um “servidor”. O verdadeiro empreendedor sabe que a chave do sucesso está em treinar, servir e capacitar sua equipe para alcançar grandes objetivos. Investir no desenvolvimento do seu time é essencial para ver os resultados transformadores começarem a acontecer no seu negócio.

 

Então, lembre-se da importância de ter um relacionamento com o cliente, de ter e sempre abrir espaço para o diálogo com clientes e colaboradores, além de treinar e capacitar sua equipe para conseguir resultados promissores. Siga essas dicas e destaque-se no mundo empresarial.

 

(*) Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gestão de contas a pagar: dicas práticas para evitar atrasos e melhorar o fluxo de caixa

Gestão de contas a pagar: dicas práticas para evitar atrasos e melhorar o fluxo de caixa

Manter as finanças em dia é essencial para a sustentabilidade das empresas, independentemente do porte ou setor. Nesse cenário, uma boa gestão de co

Geração centralizada: modelo de negócio insustentável com “energia limpa”

Geração centralizada: modelo de negócio insustentável com “energia limpa”

Duas fontes de energia elétrica são essenciais, com papéis decisivos na matriz energética mundial descarbonizada: a energia solar e eólica. A grande

A desumanização que quer ser normalizada: o que pensar disso?

A desumanização que quer ser normalizada: o que pensar disso?

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Toronto mostrou que a brincadeira com os bebês reborn vai muito além de um simples resquíci

C-Level entre o “apagar incêndio” e o futuro estratégico: o que você faz?

C-Level entre o “apagar incêndio” e o futuro estratégico: o que você faz?

A agenda de um C-Level é, por natureza, um turbilhão. Entre reuniões urgentes, problemas inesperados que demandam soluções imediatas e a constante p

Gente de Opinião Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)