Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Eu só queria poder dar um abraço na minha mãe

Podemos esquecer o que vemos, esquecer o que ouvimos; mas jamais esquecemos o que sentimos


Eu só queria poder dar um abraço na minha mãe - Gente de Opinião

Aproxima-se o Dia das Mães. E eu sei que para o bem da minha mãe, que é idosa, seus filhos e netos devem evitar contato físico com ela nestes tempos de pandemia. É muito doído não podermos expressar num abraço o carinho por quem nos gerou. Até nisso o corona afetou nossas vidas.

Hoje eu me pego pensando se algum dia imaginávamos que seria possível alguma coisa nos impedir de abraçarmos a pessoa que tanto amamos. A pandemia, que hoje nos faz até adquirirmos o costume de usar máscaras, é algo que nem os melhores autores de ficção ousaram supor que um dia nos atingiria dessa forma.

Esses dias de isolamento que estamos vivendo jamais vão sair de nossas cabeças. Não pelos números mostrados na televisão, nem pelas dificuldades econômicas. Podemos esquecer o que vemos, esquecer o que ouvimos, mas jamais esquecemos o que sentimos. É esse sentimento de impotência que não esqueceremos nunca.

Sei que essa dor de um Dia das Mães com distanciamento, sem abraço, sem beijo, não é só minha, mas de centenas de milhões de pessoas no mundo inteiro. Mas isso me faz também refletir sobre aqueles que já não têm mais a quem abraçar, mesmo que pudessem. Como li uma vez num poema da Emily Dickinson, “o mundo fica um lugar meio esquisito depois que nossos pais vão embora”.

Assim, o que me consola é saber que ainda posso expressar de alguma forma a meus pais todo o sentimento, todo o carinho que tenho por eles, ainda que seja em um bate-papo a distância, graças ao celular. Mas espero que tudo isso passe logo. E que muito breve eu possa novamente dar um abraço na minha mãe. E lhe falar ao pé do ouvido das coisas que aprendi também sendo mãe.

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A linguagem não verbal para além da aula padrão

A linguagem não verbal para além da aula padrão

Qual é o tipo de comunicação que você transmite para os seus alunos? A sala de aula é um dos maiores desafios para os professores que não dá a mínim

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil

É cada vez mais comum vermos crianças, cada vez mais novas, expostas ao uso de telas. Além disso, o tempo de uso também está cada vez maior. Estudos

Salvar vidas de jovens no trânsito é tema de campanha do ONSV: “O futuro não pode mais ser interrompido nas ruas”

Salvar vidas de jovens no trânsito é tema de campanha do ONSV: “O futuro não pode mais ser interrompido nas ruas”

Quando nos deparamos diante de uma notícia de um acidente envolvendo avião, ficamos estarrecidos, pois, de forma geral, muitas vidas são ceifadas. S

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

O Brasil se prepara para mais uma Black Friday com expectativas de faturamento recorde. Segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrôni

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)