Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

Consumidor, seu dependente químico


Cristiano Borges Rodrigues - Gente de Opinião
Cristiano Borges Rodrigues

Como ser social, nossa dependência por aprovação social nos leva confirmar o pensamento da maioria, mesmo discordando inicialmente. Vai que estou errado.

Este poder de aprovação molda o comportamento das pessoas nas redes sociais, pois a cada curtida, comentário ou publicação uma pequena dose de dopamina é estimulada forçando a querer cada vez mais. Daí que os clientes favoritos das redes sociais são as pessoas compulsivas, fissuradas e que retornam várias vezes em busca de dopamina.

Quem também tem dependência por aprovação é o seu cliente. Ele quer que a empresa entenda seus dilemas, ofereça soluções reais, explique o funcionamento da compra e o preço dos juros, além, é claro, um atendimento nos horários mais adequados. Quanto mais próximo do cliente, mais você consegue alimentá-lo de dopamina; pois você passa a oferecer as recompensas favoráveis ao seu negócio.

Para se aproximar ainda mais, é importante recorrer na comunicação de uma abordagem criativa. Ou seja, você deve escolher um tom de voz, humor, imagens, tipo de letra, cores e ícones que reforcem os outros estímulos no consumidor. Se o interior da loja é moderno e despojado, o tom de voz da marca também deve ser. Pode ser um tom divertido, sério, franco, sombrio, irreverente e aí vai. Até porque, o tom de voz revela o que diz a marca e como diz.

O importante é ter uma conexão entre este tom e os outros elementos, tais como o humor. Mesmo uma empresa muito formal e séria pode se valer de humor. Neste caso, o humor não será aquele de quinta série, partir-se-á para um humor mais sóbrio. Aquele de canto de boca.

Já a imagem podem ser fotos, ilustrações ou até a junção dos dois. Qual escolher? Simples, entendendo quem é o seu cliente. Se o cliente tem um perfil menos infantilizado, mais sóbrio, você recorrerá a fotos. Caso seja um cliente mais humilde ou mais infantilizado, o desenho pode funcionar como para um público adolescente, só que para o adolescente o desenho será diferente.

As cores e o tipo de letra da comunicação seguem a mesma linha de raciocínio. Devem ter relação com o cliente, tom de voz etc. A ideia é fortalecer a concepção que se busca na mente do cliente com todos os elementos visuais, olfativos, sonoros, gustativos e táteis. Todos na mesma direção.

Quanto mais alinhado com o seu cliente, mais dopamina no corpo. Quanto mais dopamina, mais dependente das soluções que sua marca oferece ele fica.

Analista do Sebrea Rondônia, youtuber (@cristianoborgesrodrigues) e autor de livros como o Injeta Marketing (disponível no Hotmart)

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A linguagem não verbal para além da aula padrão

A linguagem não verbal para além da aula padrão

Qual é o tipo de comunicação que você transmite para os seus alunos? A sala de aula é um dos maiores desafios para os professores que não dá a mínim

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil

É cada vez mais comum vermos crianças, cada vez mais novas, expostas ao uso de telas. Além disso, o tempo de uso também está cada vez maior. Estudos

Salvar vidas de jovens no trânsito é tema de campanha do ONSV: “O futuro não pode mais ser interrompido nas ruas”

Salvar vidas de jovens no trânsito é tema de campanha do ONSV: “O futuro não pode mais ser interrompido nas ruas”

Quando nos deparamos diante de uma notícia de um acidente envolvendo avião, ficamos estarrecidos, pois, de forma geral, muitas vidas são ceifadas. S

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

O Brasil se prepara para mais uma Black Friday com expectativas de faturamento recorde. Segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrôni

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)