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A versatilidade do Volkswagen Gol

O modelo completou 40 anos de existência em 2020 e continua no topo.


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Fonte: https://3.bp.blogspot.com

Desenhado no Brasil, o Gol é um carro da Volkswagen vendido em diversos países — como Argentina e México — sob várias designações.

 

Lançado na década de 80, é tido como um dos grandes sucessos de todos os tempos da Volkswagen Brasil e sua versão TSi 4 portas foi lançada entre 1998 e 1999.

 

Pioneiro de entrada da Volkswagen do Brasil no mercado internacional e o modelo brasileiro mais exportado do mundo, vendido em cerca de 50 países num total de mais de 1 milhão de unidades.

 

Além disso, foi o primeiro e — até então — único automóvel nacional a exceder a marca de 5 milhões de unidades fabricadas.

 

Ainda, em fevereiro de 2009, foi o primeiro e único a ultrapassar o Fusca em relação às vendas.

 

No ano de 2010, a frota brasileira do Volkswagen Gol alcançou a marca de 5.152.655 unidades (abrangendo os veículos em circulação de todas as versões).

História

O Gol foi fabricado com o objetivo de se tornar um sucessor do Fusca e também para combater outros carros modernos — como Chevrolet Chevette e Fiat 147 —, após a segunda metade da década de 70.

 

Os automóveis produzidos na Europa não supriam as demandas do mercado do Brasil, tanto pelo hábito dos consumidores quanto pelas condições das estradas brasileiras. Com isso, era preciso uma plataforma mais firme.

 

Na fábrica II da Volkswagen — localizada no bairro Vila Carioca, em São Paulo —, o departamento de engenharia iniciou o desenvolvimento do projeto da plataforma tendo como referência o Polo, fabricado na Alemanha há alguns anos por Phillip Schmidt que, naquele momento, era diretor de desenvolvimento e pesquisa da Volkswagen Brasil. 

 

O projeto BX foi iniciado no mês de maio do ano de 1975, depois que Philip venceu as barreiras impostas pela matriz alemã — causadas pelo fracasso dos automóveis brasileiros TL e SP-2 — e se inspirou no Volkswagen Scirocco, que foi inspirado no Golf.

 

A Volkswagen nomeava seus carros com base em esportes (Derby, Golf, Polo) e, dessa forma, o nome Gol teve como base a paixão dos brasileiros por futebol. 

Gerações

Ao longo de 40 anos, o modelo foi o mais vendido do Brasil durante 27 anos seguidos (1987 a 2014) e, atualmente, ocupa o quinto lugar dessa colocação em nível nacional, porém segue ocupando o primeiro lugar da Volkswagen Brasil, passando até mesmo o Polo.

 

Abaixo, conheça os destaques das gerações do Volkswagen Gol e as suas principais características. 

Primeira geração

A estreia do modelo, fabricado de 1980 a 1986, foi com um motor carburado arrefecido a ar e de corpo simples, deixado pelo Fusca. Um 1300 conhecido como "Gol batedeira" ou "Gol chaleira", por causa do barulho gerado pelo motor, que era movido a álcool ou a gasolina.

 

No entanto, o desempenho do automóvel era bastante fraco, o que fez com que as vendas fossem bem baixas no primeiro ano que lançamento do modelo.

 

Já em 1981, a versão do modelo com motor 1600 — igualmente arrefecido a ar — foi lançada — foi lançada como resposta às críticas ao desempenho do motor 1300.

 

Em 1982, foi criada uma série especial denominada Gol Copa, com acessórios que homenageavam a Copa do Mundo de Futebol do ano.

 

Dois anos depois (1984) a versão nova BX foi criada, com o mesmo motor 1600. E nk ano seguinte (1985), as versões LS e S ganharam motor de 1.6L refrigerado a água (MD 270), com 4 ou 5 marchas.

 

Ainda em 1985, a versão GT 1.8 (com 99 cavalos declarados) foi lançada. Mas em 1986 o motor foi trocado pelo AP-1800 de performance alta.

 

A fabricação do Gol BX durou até o final de 1986 e ele foi apelidado também como "Gol quadrado".

 

Em 1987 foi realizada uma atualização na primeira geração. A frente do Gol se tornou um pouco mais baixa, diferentes para choques, novos faróis, desenho novo do capô, lanternas traseiras e dianteiras com espaço para 6 lâmpadas em cada uma das laterais.

 

O Gol GT foi substituído pelo Gol GTS com modificações no 1.8, que tirou a gasolina das suas opções de combustível, mantendo somente o álcool. Além disso, o modelo passou a vir com aerofólio de fábrica. 

 

As nomenclaturas das versões também foram alteradas: a S se tornou CL e a LS se transformou em GL.

 

Em 1988, o Gol GTi foi lançado —  o primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica. 

 

No ano de 1991, houve a segunda atualização da primeira geração. E em 1993 o Gol 1000 foi criado.

Segunda geração

O grande destaque da segunda geração, sem dúvidas, foi o Gol G2, popularmente conhecido como "Gol Bolinha". Em 1994, Ele trazia uma inovadora carroceria, que apresentava modernas linhas arredondadas.

 

A sua plataforma, entretanto, era a mesma da primeira geração, com soluções semelhantes de motorização, freios e suspensão. 

 

Ele foi lançado nas seguintes versões: 1000i e 1000i Plus (as duas com motor 1.0), CL 1.6, CL 1.8, GL 1.8 e GTI 2.0.

 

O Gol G3 e o Gol G4, embora os nomes indiquem outras gerações e apesar de terem sido comercializados dessa forma, também fazem parte da segunda geração do Volkswagen Gol.

 

O G3, por sua vez, teve uma nova plataforma e as suas vendas foram iniciadas em 1999. Porém, a estrutura geral do automóvel era a mesma.

 

Já o G4, teve mudanças externas e a qualidade do acabamento interno foi reduzida. O modelo foi utilizado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro entre 2006 e 2010.

Terceira geração

A terceira geração do Volkswagen Gol é composta pelo Gol G5, novo Gol (Gol G6) e Gol G7.

 

O Gol G5 foi lançado em junho de 2008 e foi renovado interna e externamente. Por esse motivo, a montadora o chama de Novo Gol.

 

O automóvel é equipado com motor tranversal EA111 e tem duas alternativas de biocombustível (1.0 e 1.6). 

 

No ano seguinte (2009), o Novo Gol teve uma versão nova, automatizada, comercializada sob o nome de I-Motion (sistema fabricado pela Magneti Marelli, chamado Dualogic).

 

Em 2012, o G5 foi reestilizado e, ainda que a marca não tenha adotado esse nome por se tratar de uma versão facelift, os concessionários chamam o modelo de G6 pelo marketing.

 

A versão foi comercializada como um veículo de 2013 e tem motores flex 1.6 EA111 e 1.0 VHT "TEC", com câmbio manual com 5 marchas e injeção eletrônica. 

 

E no ano de 2016 um novo facelift foi realizado. Tanto o painel como o interior foram totalmente renovados com central multimídia e saídas novas de ar condicionado.

 

A última alteração foi em 2018, quando o modelo ganhou câmbio automático de 6 marchas, junto ao motor 1.6 16v EA211 de 110/120cv.

Preço

O Gol costuma ter um preço atraente, tanto os modelos mais novos quanto os mais antigos. Ainda assim, a melhor maneira de garantir que está fazendo um bom negócio é consultando a Tabela Fipe.

O mais importante é aproveitar a versatilidade deste modelo que já está a tanto tempo no mercado e continua conquistando os condutores.

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