Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Artigo

A saída cada vez mais difícil


A saída cada vez mais difícil - Gente de Opinião

Práticas politicas arraigadas têm contribuído para o agravamento das crises contra as quais se debate a população brasileira. Infelizmente, de onde seria justo esperar mudanças iniciadas pelo próprio comportamento pessoal, no caso a classe politica, o que se observa é exatamente o contrário, com as devidas exceções. À falta desse exemplo, o que se vê é um clima de “salve-se quem puder”, em geral associada à “Lei de Gerson”.

Muitos condenam o nepotismo, o fisiologismo, o clientelismo e tantos outros ismos deploráveis. Acusam membros do Executivo de dilapidarem o patrimônio público, mas não perdem a oportunidade de carrear para seus próprios bolsos parte substancial dos impostos pagos pelos contribuintes, por meio de mordomias, e até de cirurgias para correção estética.

O anúncio de apurações rigorosas e punições exemplares, em geral, não tem passado desse primeiro passo, de sabor nitidamente propagandístico. Enquanto segmentos da sociedade vivem na corda bamba sem serem malabaristas, políticos e autoridades públicas frequentemente são apanhados com a mão na cumbuca do erário, usando e abusando de verbas públicas que em nada se coadunam com o exercício do cargo.

E o condenável em tudo isso é que se não observa o ressarcimento dos recursos gastos indevidamente, como se essas pessoas fossem superiores aos cidadãos que os elegem, quando carreiam para suas contas bancárias parte da contribuição com que a população pensa concorrer para ver seus problemas resolvidos. Em substância, há uma diferença abissal entre o ressarcimento que a sociedade reclama, e raramente acontece, e os privilégios que muitos deles abocanham.

Assim, fica difícil acreditar que um dia a população brasileira encontrará a saída do abismo no qual a esperteza de políticos e autoridades pública a lançou. Muitos acham imoral a conduta de membros do Executivo. Em vez de rechaçar o gesto, procedem de maneira igual ou pior. 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A linguagem não verbal para além da aula padrão

A linguagem não verbal para além da aula padrão

Qual é o tipo de comunicação que você transmite para os seus alunos? A sala de aula é um dos maiores desafios para os professores que não dá a mínim

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil

Uso excessivo de telas impactam o desenvolvimento infantil

É cada vez mais comum vermos crianças, cada vez mais novas, expostas ao uso de telas. Além disso, o tempo de uso também está cada vez maior. Estudos

Salvar vidas de jovens no trânsito é tema de campanha do ONSV: “O futuro não pode mais ser interrompido nas ruas”

Salvar vidas de jovens no trânsito é tema de campanha do ONSV: “O futuro não pode mais ser interrompido nas ruas”

Quando nos deparamos diante de uma notícia de um acidente envolvendo avião, ficamos estarrecidos, pois, de forma geral, muitas vidas são ceifadas. S

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 13 bilhões só no Brasil, diz ABCom

O Brasil se prepara para mais uma Black Friday com expectativas de faturamento recorde. Segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrôni

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)