Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

ARTIGO: Especialidade médica – como comprovar?


    
 
É extremamente oportuna a realização do II FÓRUM DE ESPECIALIDADES MÉDICAS, em 28 de maio, em vista de sempre ser questionada a necessidade de comprovação da qualificação dentro da medicina.
 
Por longo tempo debate-se esta questão que nos parece crucial para a segurança do atendimento aos pacientes. É certo que as leis, especificamente o Decreto Lei 4.113/42, e o Decreto 20.931/32, que impõem punição aos que, por intermédio de publicidade ou outro meio qualquer, anunciam serem especialistas, sem terem títulos registrados nos ramos da medicina (especialidades?), e proíbem anúncio de especialidade não reconhecida no ensino ou que tenham tido sanção das sociedades médicas, vêm em socorro do que posteriormente vieram dizer as Resoluções oriundas do CFM e das preciosas assertivas do Convênio CFM-AMB-CNRM para o Reconhecimento das Especialidades Médicas no Brasil. Também é sempre conveniente citar o enorme esforço das Comissões de Divulgação de Assuntos Médicos em todos os Conselhos Regionais de Medicina na vigilância das publicidades cada vez mais audaciosas em certas atividades médicas. A Resolução CFM 1.701/03 veio definitivamente balizar as condutas, inclusive servindo de apoio para decisões judiciais.
 
Agora neste início de século XXI, com algumas justas e outras exacerbadas cobranças da sociedade quanto aos serviços médicos, é preciso que, antes de possível regulação externa, nós, em demonstração inequívoca de reconhecimento da realidade, possamos estabelecer limites claros dentro das qualificações, deixando de vez no passado aquela afirmação de que o diploma de médico possibilita o exercício  geral e ilimitado da atividade. É anacrônico e até certo ponto desmoralizante que, frente ao avanço rápido e preciso da ciência médica, continuemos a generalizar este conceito. Certo é também que os médicos generalistas e os que se dedicam a procedimentos que não sejam de obrigatória pré-qualificação são de imensa necessidade e de reconhecida dedicação no atendimento da população de um país imenso e com descuidos sociais como o nosso. Como então acertar esta equação? Como garantir que profissionais mal habilitados - e até mal intencionados - não possam aventurar-se em áreas de alto conhecimento e treinamento?
 
Entendo que esta é mais uma missão de todos os que se propõe a discutir o assunto. Sem paixões ou corporativismos, compreendendo o imenso desafio frente a um sistema de ensino anárquico e as vagas de pós-graduação insuficientes para os egressos. É preciso um começo para tudo e entendo ser esta uma grande e preciosa oportunidade.
 
 
Fonte: Antonio Gonçalves Pinheiro
Conselheiro Federal pelo Estado do Pará

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia

A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia

É desumana e vergonhosa a situação por que passa o sistema público de saúde em Rondônia. A cada ano, em vez de melhorar, a situação fica pior.  Rece

Salve os 102 anos de Bom Jesus da Lapa: Capital Baiana da Fé e a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, Reconhecida como Manifestação da Cultura Nacional pela Lei nº 15.197/2025

Salve os 102 anos de Bom Jesus da Lapa: Capital Baiana da Fé e a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, Reconhecida como Manifestação da Cultura Nacional pela Lei nº 15.197/2025

É uma honra ocupar este espaço para congratular o nobre Deputado Federal Arthur Maia (União-BA) pela importante iniciativa de apresentar aos seus pare

Aos poucos, a politica com P maiúsculo vai desaparecendo do cenário nacional

Aos poucos, a politica com P maiúsculo vai desaparecendo do cenário nacional

A política com P maiúsculo é feita de compromissos, certo? E não é qualquer um deles, certo? Esses compromissos precisam trazer em si o cerne do int

Oceano em nós

Oceano em nós

O panenteísmo cristão e a Trindade como fórmula da realidade A relação entre Deus e o mundo é uma das grandes questões da filosofia e da teologia.

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)