Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Surpreende a decisão do conselheiro Wilber Coimbra




Frase do Dia:

““Sempre que precisou escolher entre os interesses do Brasil e a conveniência do partido, o PT escolheu o PT” – Senador Aécio Neves em discurso da tribuna do Senado

Surpreende a decisão do conselheiro Wilber Coimbra - Gente de Opinião


01-Roosevelt: 7 anos de silêncio

Faz hoje sete anos que índios Cinta Largas atacaram e mataram 29 garimpeiros na reserva Roosevelt aqui em Rondônia e tão grandiloquente quanto o silêncio dos mortos é o da justiça. Que barulheira não faria a “tchurma de sempre” se o fato fosse o inverso. Nenhum ato dos “direitos humanos”, nenhuma declaração de ONGs, nenhuma nota da CNBB, Pastoral da Terra ou da OAB foram anunciadas. Ao silêncio dos mortos e ao silêncio complacente dos vivos que deveriam buscar a verdade e fazer justiça, se junta o emblemático número sete, o da mentira.Surpreende a decisão do conselheiro Wilber Coimbra - Gente de Opinião


02-TCE “a priori”

Conheço do assunto apenas por “ouvi dizer” mas nada me surpreende quando o objetivo é “ganhar algum” em atividades que envolvam o serviço público. O que surpreende é a decisão monocrática do conselheiro do TCE-RO, Wilber Coimbra, ao determinar que seja suspensa a execução dos serviços de controle, processamento e averbação de consignações em folha de pagamento dos servidores públicos estaduais. prestados pela empresa Multimargem à Sead. Não me recordo de algo parecido e esta é uma ação que merece ser seguida, vez que o TCE se antecipa ao fato para fazer cumprir os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência nos atos que regem a administração pública. Parabéns.


 


Surpreende a decisão do conselheiro Wilber Coimbra - Gente de Opinião03-TCE “a posteriori”

Quando o TCE se antecipa aos fatos e exerce na plenitude suas funções de controle, ganham todos, independente do que possa advir da ação fiscalizadora. O Executivo e o contratante têm respaldo legal para fazer, O TCE terá menos problemas para analisar as contas e o servidor tem a garantia de estar acobertado pelo manto da legalidade. Porém, quando a coisa acontece sem fiscalização, sem que o TCE se envolva, resulta em imbróglios do tipo BERON. Aí quando o TCE é chamado, a represa rompeu e não tem  Valdivino Crispim (vice-presidente da Corte de Contas) que dê jeito, apesar da competência. É muita água e muito rebojo para um pequeno caiaque. No caso BERON falta vontade política.


04-E a vaca foi pro brejo

Parlamentares da base do governo federal estão na fila do confessionário tentando expiar as suas culpas. Apostaram no salário mínimo de R$ 545,00 de olho nos cargos do segundo escalão que estão sendo distribuídos em doses homeopáticas e encaraam a ira dos eleitores que estão pagando a conta da inflação. Subiu a comida, o aluguel, a gasolina, o remédio, o juro do cartão, a escola e a esperança de dias melhores. Com peso na consciência e percepção de que foram iludidos pelo canto da serei Dilma, a fila cresce em busca da absolvição. E vem mais eleição aí...


Surpreende a decisão do conselheiro Wilber Coimbra - Gente de Opinião05-Falando em eleição...

Aécio Neves meteu o pé na porta e abriu a temporada de caça ao voto para presidente, com 4 anos de antecedência. Preciso como um relógio suiço, Aécio revelou antes pontos do discurso que marcou sua estréia na tribuna do Senado, aproveitando o momento que Brasília recebia prefeitos, deputados e caravanas do Brasil para a votação da reforma do Código Florestal. Foi a apoteose. Se lhe falta o dom da oratória, sobra a lógica na análise. Sua fala elegante hipnotizou plenário, galerias e o público alvo – os prefeitos – brindados com o que gostariam de ouvir. Na presidência da mesa, Sarney tentou de início impedir a catarse mas foi vencido pelo plenário e Aécio reinou absoluto por mais de 4 horas na tribuna. Um grande momento dele e do Senado.

 

 


Surpreende a decisão do conselheiro Wilber Coimbra - Gente de Opinião06-O PT encerra o luto

O PT depois de duas significativas perdas – Odair e Valverde – abandona o luto e volta à luta com força redobrada e, já de saída, ultrapassa com relativa facilidade o primeiro obstáculo que foi a eleição para o comando regional do partido. Dizer que as fraturas já foram consolidadas é prematuro mas, sabiamente o PT se juntou em torno de um nome – a deputada Epifânia – e a partir daí fica mais fácil curar as feridas. O PT busca explicação para um fenômeno interno: não consegue traduzir em representatividade seus quadros, apesar da enorme votação obtida nas últimas eleições. A hora é de voltar às bases e fazer o que sempre fizeram: debater. Mas que ninguém se engane. O PT com alma de fênix, renasce das cinzas por maior que seja o incêndio.

Surpreende a decisão do conselheiro Wilber Coimbra - Gente de Opinião
Surpreende a decisão do conselheiro Wilber Coimbra - Gente de Opinião

07-O desafio do Moreira Mendes

Moreira entrou tardiamente na política partidária mas, entrou com o pé direito. Suplente de José Bianco entrou no Senado e fez um trabalho irrepreensível. Tomou gosto pela eleições e emplacou o primeiro e segundo mandatos como deputado federal dos mais atuantes. Nesta legislatura Moreira já é tido como figura importante do alto clero, está a frente da bancada do agronegócio e é interlocutor privilegiado de governo e oposição. Nesta condição, o deputado é menina dos olhos dos dois lados. Depois de “chupar picolè de sal” com Lula e Cassol, Moreira pode cruzar pontes. A PR-TôKá informa que ele pode estar à frente de uma nova sigla por aqui.

 

Surpreende a decisão do conselheiro Wilber Coimbra - Gente de Opinião


08-Mudança, pero no mucho...

De fonte confiável recebi o bizu que as mudanças no secretariado do governador Confúcio são duas, ambas de pessoas ligadas a ele há muito tempo. Como não me pediram segredo e como não sou cofre, lá vai do jeito que veio: Vicente Cambuquira, ainda sem substituto e Alexandre Muller que deve ser substituído pelo atual secretário municipal de saúde Williames Pimentel. Quanto aos outros secretários que figuram na lista que roda as redações, ganham outra vida, mas o Pac-Man pode voltar a qualquer hora, caso não se revelem à altura dos desafios que o governador quer. Para tocar o dia a dia carimbando e despachando pode ser qualquer um.


09-Enquanto isso, em frente à Catedral...

Os nomes vão sendo colocados aos montes como possíveis candidatos à Prefeitura de Porto Velho e vou pelo caminho inverso: Moreira Mendes e Miguel de Souza não encaram o desafio. Os dois porém buscam nomes dentros seus partidos para serem lançados na briga de foice no escuro. Moreira aposta no nome de um atacadista famoso de Porto Velho quase sem rejeição. O PR deve caminhar com o PSDB de Expedito. O PT não está morto e tem pelo menos quatro nomes a serem trabalhados internamente. No PP, o balão começa a receber gás quente para ver se dessa vez decola. No PcdoB é prego batido e ponta virada: o nome é Davi Chiquilito.


10-Sociedade doente...

Vendo o quadro de terror pintado numa escola municipal de Realengo por um desajustado, fico a pensar nos caminhos que são trilhados por nossa sociedade. Há algo que escapa à minha compreensão. O país está melhor mas, os atos de barbárie dizem que não. Um balanço trágico dos três primeiros meses do ano mostraria um filme de guerra aberta em vários pontos do país até nos rincões longíquos como nossa Porto Velho. A teoria do homem cordial foi substituída nalgum ponto de nossa recente história e não nos avisaram. Sergio Buarque de Holanda que morreu em 1982, estaria na quadra atual de nossa história dando tratos à bola para explicar o que houve. De cordiais não temos quase mais nada e a violência como que nos anestesiou.

Gente de Opinião

Fonte: Léo Ladeia - [email protected]
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Política & Murupi - Dançando na chuva

Política & Murupi - Dançando na chuva

Depois de dançar na chuva e ser zoado por abandonar o Rio Grande do Sul à própria sorte, o competente PT de uma só tacada virou o jogo e domina o fa

Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda

Política & Murupi - Pra baixo todo santo ajuda

Para quem gosta de bater bumbo e ver vantagem até se a inflação aumenta e os preços disparam como fez Dona Leitoa da GNews, eis o suco econômico bra

Política & Murupi - Adivinhando o passado

Política & Murupi - Adivinhando o passado

As rendeiras e pitonisas de ocasião estão mexendo seus bilros e metendo a faca no tronco da bananeira para descobrir o nome que vai “tomar de conta”

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Política & Murupi - Lacração poligênero contra a Natália

Segue firme a lacração de seres masculinos e femininos contra a médica que sofreu agressões do filho do Sêo Lule, que nada tem com o comportamento d

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)