Sábado, 29 de janeiro de 2011 - 07h35
.jpg)
Jogos de cena
Ao meio de tanta fofoca, desinformações desencontradas, jogos de cena e balões de ensaio, nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, finalmente teremos a eleição da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa. Ao final, então, será possível saber, se o grupo dos independentes conseguirá emplacar a eleição de Valter Araújo (PTB-Porto Velho) a presidência da Casa, ou o candidato da base aliada do governo Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) conseguira virar a peleja.
Estratégias definidas
Nos últimos dias os articuladores das duas chapas trabalharam com estratégias distintas. Os araujistas buscando manter a boa vantagem inicial, os jesualsistas trabalhando para virar o jogo, numa peleja cada vez mais difícil. Como a trairagem é grande para todos os lados, só na hora da votação é que se poderemos ter certeza de alguma coisa mais concreta.
![]() |
Desencontros
Já alertava aqui nesta coluna desde a posse do novo governo: Ao nomear secretários de um partido e adjuntos de outro, o governador Confúcio estava criando sarna para se coçar. Não deu outra: no seu próprio blog ele tem passado sermão naqueles assessores que não estão falando a mesma língua. Ora, a confusão nem começou: a coisa vai desandar mesmo é com a oposição fazendo a mesa diretora da ALE.
Fogueiras de vaidades
Agora, além de ter de se preocupar com áreas de saúde, segurança etc, Confúcio se vê obrigado a perder tempo com as fogueiras de vaidade provocadas pela criação de pastas mistas. Mais adiante as turbulências tendem a aumentar, com as eleições municipais do ano que vem e os interesses díspares entre PMDB, PT e outros aliados. Haja turbulências.
Novo coordenador
Com a recusa do deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) em assumir o cargo de coordenador da bancada rondoniense no Congresso Nacional – ele optou em presidir a Frente Parlamentar da Agropecuária – os deputados e senadores do estado buscam um nome de consenso para assumir a função para o biênio. A reabertura dos trabalhos em Brasília será dia 1º, terça-feira e o nome ainda não estava definido.
Formação partidária
Os partidos geralmente só pensam em política em temporada de eleição. É raro ver os grandes partidos do estado trabalhando na formação de quadros e lideranças. Mas o PC do B de Rondônia cresce justamente por agir de forma diferente. Pouco mais de 60 dias das eleições, os verminhos já apostam na formação dos seus convencionais com seminários, como o que ocorreu na última quinta-feira em Porto Velho.
Os benefícios
Projeto de lei de autoria do deputado federal licenciado Luis Carlos Hauly (PSDB-PR) que assegura ao aposentado que vai continuar a exercer a atividade remunerada ao beneficio previdenciário e contar o tempo de serviço complementar para recalcular sua aposentadoria, deverá ser analisado na Câmara dos Deputados ainda no transcorrer de 2011.

Do Cotidiano
As aposentadorias
Em campanha nacional contra as pensões vitalícias criadas para os ex-governadores, a OAB acaba de entrar com duas ações questionando o pagamento do benefícios nos estados de Sergipe e do Paraná. De acordo com a entidade a aposentadoria viola os princípios da impessoalidade e da moralidade previstas na Constituição.
Em ocasião anterior, o Supremo Tribunal Federal – STF já considerou o beneficio inconstitucional no estado do Mato Grosso do Sul. Com a força desta decisão, a entidade procura estender a moralização da coisa nos demais estados do país.
No caso específico de Rondônia, já se sabe que o ex-governador Valdir Raupp, atual presidente nacional do PMDB, optou pela renuncia da aposentadoria. É o único caso, mas ele conta com o apoio do atual governador Confúcio Moura, que também se posicionou contra o pagamento destas aposentadorias especiais, mas com ressalvas.
O governador vai despachar a coisa para ser resolvida na Assembléia Legislativa do estado. Entende Confúcio Moura que os casos do governador Teixeirão, já falecido, cuja aposentadoria é paga a parentes e do governador Jerônimo Garcia de Santana deveriam ser mais bem avaliados porque estas famílias dependem exclusivamente destes recursos para sobrevivência, lembrando que Bengala encontra-se inválido, numa cadeira de rodas em Brasília, desde que sofreu um derrame na década passada.
O assunto é bastante polêmico e no caso de Rondônia houve verdadeiros abusos, como os criados pelo ex-governador Ivo Cassol, que mandou aprovar um verdadeiro contingente de PMs para a segurança pessoal de sua família pouco antes de deixar o Palácio Presidente Vargas.
Os ex-governadores Oswaldo Piana Filho, Ângelo Angelim, José Bianco e João Cahulla ainda não se posicionaram a respeito da matéria. Certamente são favoráveis ao benefício, mas na onda nacional de moralização dos costumes na política, mais adiante se verão obrigados a se posicionar como já fez Valdir Raupp dando exemplo ao renunciar sua pensão vitalícia.
Enfim, a OAB-RO, sempre atenta aos desmandos, também entrou na dança e já mobiliza a opinião pública, através do presidente Hélio Vieira. E quando a OAB entra na parada a coisa esquenta...
Via Direta
*** Com a adesão da bancada do PV na Câmara de Vereadores, o prefeito da capital Roberto Sobrinho, vai governar em mares calmos nos próximos dois anos *** O PMDB rondoniense também quer mais espaço no governo Confúcio Moura *** Mas entendendo a situação, os peemedebistas vão esperar o novo governo botar a casa em ordem para então chorar as mágoas.
.jpg)
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Constata-se uma guerra entre alguns vereadores de Porto Velho com os secretários municipais
Ressuscitar ou protegerUma espécie de primo dos pombos que desaprendeu a capacidade de voar, o pássaro dodô foi considerado extinto há séculos e só

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital
Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)