Quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 - 05h31
.jpg)
Nova legislatura
A Assembléia Legislativa do Estado abre os trabalhos da nova legislatura, dia 1º de fevereiro - na semana que vem, portanto - já realizando na sua primeira sessão a eleição da nova mesa diretora. A assessoria de imprensa trabalha no credenciamento dos jornalistas, o cerimonial ultima a organização da solenidade, cuja maior expectativa é a eleição do novo presidente da Casa de Leis.
Jogo de estratégia
Na disputa pelo comando da casa de leis, a oposição se une em torno de Valter Araújo e a base aliada do governador Confúcio Moura, ao nome do deputado Jesualdo Pires. O representante trabalhista tenta manter a vantagem inicial estabelecida, o parlamentar socialista garante que equilibrou a peleja e já fala em virar o jogo. Teremos lances emocionantes na reta final.
Na articulação
Jogam na articulação de Valter Araújo, pulando cirandinha o ex-governador Ivo Cassol, o ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira e o ex-senador Expedito Junior. Adversários até um passado recente, os três tem se reunido a beira do Rio Mequéns, na fazenda do ex-governador para ganhar a parada. São adversários temíveis, articuladores astuciosos – ainda mais reunidos no mesmo bloco.
Reforma política
A OAB intensifica sua cobrança perante o Congresso nacional exigindo uma reforma política. A entidade defende no bojo da mudança o fim do voto de legenda, cujo mecanismo eleitoral permitiu a eleição de parlamentares na com poucos votos nas eleições do ano passado na esteira da votação do palhaço Tiririca.
O leão Municipal
O leão municipal – leia-se a secretaria da Fazenda - do prefeito Roberto Sobrinho veio faminto na temporada de 2011. Os carnês de IPTU já foram distribuídos pela municipalidade com um aumento considerável para os proprietários em algumas regiões da cidade. A coisa pode ser amenizada se os contribuintes usarem o desconto programado até o próximo dia 31.
Municipalismo
A Confederação Nacional dos Municípios – CNM acaba de se posicionar contrária ao reajuste do salário mínimo superior aos R$ 545,00. A entidade justifica a medida alegando que isso decretaria a falência dos municípios com o impacto gerado nas folhas de pagamento e que a maioria deixaria de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Interessante que quando o aumento é para deputados pode, né?
Uma ameaça
O governador Confúcio Moura tocou num assunto que já aflige Rondônia há mais de duas décadas: o geometrico aumento do rebanho de búfalos no Vale do Guaporé já beirando um milhão de cabeças. Se a febre aftosa chegar à região – e não é difícil por causa da divisa com a Bolívia, país onde a doença não conta com os devidos cuidados sanitários – teremos nosso rebanho bovino seriamente ameaçado.
![]() |
Do Cotidiano
Os nossos aqüíferos
O Brasil é um dos países gigantes em extensão territorial. Apenas Rússia, Canadá, China e EUA apresentam territórios maiores. Não é incomum que por aqui haja muita coisa também grande além do território. É um dos maiores mercados internos do planeta, e isso tem sido uma âncora para resistir à crise. Mas também é um dos maiores em desigualdades sociais, entraves burocráticos, carga tributária e mortalidade infanto-juvenil.
Já tivemos o maior estádio do mundo (Maracanã), a maior hidrelétrica do mundo (Itaipu) e muitos ainda acreditam que o nosso é o melhor futebol do mundo. Até recentemente, tínhamos o justificado orgulho de contar com o Aquífero Guarani, o maior ou um dos maiores do mundo, dependendo do critério de avaliação, pois esse negócio de medir volume de água é tarefa complexa e demorada. E sequer tínhamos certeza dessa imensidão quando se anuncia que o Aquífero Amazônia (a reserva Alter do Chão) pode conter cerca de 86 mil quilômetros de água potável, com chances também de vir a ser considerado o maior do mundo.
Se, porém, serão necessários vários meses de estudos até chegar a uma definição mais precisa do volume de água oferecido pelo Aquífero Amazônia, para estímulo e orgulho ao caráter nacional, já está comprovado que o Brasil é, vergonhosamente, o maior do mundo em consumo de agrotóxicos.
Na última safra, o País consumiu ao redor de 700 milhões de litros de veneno, aplicados em 50 milhões de hectares, equivalente a 14 litros por hectares, que, desgraçadamente, vem a ser também a maior média do mundo.
Isto significa que as regiões produtoras de soja são aquelas que mais sofrerão com suas consequências, uma vez que os agrotóxicos são produzidos a partir de petróleo e de químicos não degradáveis. Depois de aplicados, eles permanecem na natureza, matando a biodiversidade.
Além de afetar a fertilidade natural do solo, contaminam o lençol freático e a qualidade das águas da chuva: os venenos secantes evaporam para a atmosfera e depois regressam com a chuva. Afetam também a qualidade dos alimentos, que quando ingeridos sistematicamente podem causar destruição das células e resultar em câncer.
Com justo orgulho podemos afirmar que temos no conjunto dos nossos aquíferos as maiores reservas de água doce do mundo.
Via Direta
*** Confúcio e Raupp já se posicionaram contrários às aposentadorias de ex-governadores. Os antecessores se fazem de gatos mortos sobre a questão ***As lideranças de Extrema volta a luta da instalação do novo município da Ponta do Abunã: já se fala, de novo, na eleição de prefeito *** Continua o leilão de deputados estaduais: a coisa teria começado com caminhonete e já está em apê quitado...
.jpg)
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)